A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

30.09.09 Visita ao PTB Physikalisch Technische Bundesanstalt www.ptb.de Caráter: Nacional Natureza: Pública Fundado em 1887 (PTR)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "30.09.09 Visita ao PTB Physikalisch Technische Bundesanstalt www.ptb.de Caráter: Nacional Natureza: Pública Fundado em 1887 (PTR)"— Transcrição da apresentação:

1 30.09.09 Visita ao PTB Physikalisch Technische Bundesanstalt www.ptb.de Caráter: Nacional Natureza: Pública Fundado em 1887 (PTR)

2 Pessoas Contatadas: - Robert Wynands, chefe de gabinete do Presidente do PTB, robert.wynands@ptb.de; robert.wynands@ptb.de Histórico do PTB - Harry Stoltz, chefe do CB (organismo de certificação); Nova abordagem - Bernhard Smandek, bernhard.smandek@ptb.debernhard.smandek@ptb.de. Transferência de tecnologia

3 Porte da Organização : - 1.750 pessoas - 140 milhões de euros/ano. O PTB é uma instituição ligada ao Ministério da Economia e Tecnologia - É o Instituto Nacional de Metrologia da Alemanha Está presente em Braunschweig e Berlim. Seus fundadores foram Werner Von Siemens, industrial Hermann Von Helmholtz, físico Conta com um Conselho Curador, composto por 25 membros, representantes da comunidade científica e industrial

4 Ramo de Atuação: Metrologia Científica, Industrial e Legal -60% de seu orçamento é aplicado em pesquisa e desenvolvimento, -30% em calibração e serviços -10% em consultoria e cooperação. -É responsável também pela supervisão das autoridades de fiscalização na área da Metrologia Legal.

5 Principais aspectos das Apresentações Histórico da Instituição e das suas principais conquistas Cooperação do PTB com os diversos organismos e países; - Possui 43 projetos, em 81 países, distribuídos em 4 continentes. Dois projetos de relevância estão em desenvolvimento; -desenvolvimento de método para a redefinição do kilograma em base atômica -diminuição do grau de incerteza na medição do tempo de 10 (-15) para 10 (-18) Disseminação da unidade de tempo; - para atualizações de relógios de computadores 1.000 ligações por dia 200 milhões de acessos via internet, -para atualizar outros relógios digitais + 100 milhões de acessos ao seu sistema de ondas largas Supervisionado pelo PTB a Alemanha dispõe de: - 13 Escritórios de Verificação (“IPEM”) - 85 “Regionais” - 400 Centros de Testes (ensaios). O sistema controla 120 milhões de sistemas de medição por ano.

6 Contribui com a indústria nacional, na área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, dentre as quais se destaca: - a pesquisa de semi-condutores (chips) e - nanometrologia. Nova abordagem a nova abordagem, pela perspectiva da diretiva européia de controle metrológico de instrumentos - MID 2004/22EC - no âmbito da MID, o fabricante pode escolher em qual escopo, de A a H1, irá submeter seu instrumento de medição antes de dispô-lo ao mercado; - O ponto mais frágil da metrologia legal, citado pelo expositor, é o acompanhamento do mercado - Outro desafio mencionado diz respeito à coordenação dos organismos notificados Hoje, na Alemanha, só o PTB faz aprovação de modelos de instrumentos de medição. No entanto, existem entidades privadas pleiteando este serviço. Transferência de Tecnologia Existem 4 campos de atuação nesta área: - pesquisa fundamental; - assuntos internacionais; - metrologia para a sociedade; - metrologia para a economia

7 No mundo existem 50 milhões de patentes, destas - 10 milhões aguardam concessão. Na Alemanha existem 60 mil patentes sendo que apenas 20 mil são significativas para a economia. - 70% das empresas alemãs são pequenas e médias empresas O PTB dispõe aos seus pesquisadores, permitindo que utilizem 50% de seu horário de expediente em sua própria empresa de desenvolvimento tecnológico. Permite também um afastamento de 2 anos podendo retornar à atividade original no PTB. OBS Um dos aspectos que chamam a atenção é o fato de que as equipes de pesquisa e desenvolvimento e controle atuam em conjunto e sob a mesma coordenação. O PTB passa por um processo de adaptação as idéias da Nova Abordagem. Esta nova visão ainda não está internalizada pelo seu corpo funcional.

8 SÍMBOLO DO PTB

9 PALESTRA DE APRESENTAÇÃO DO PTB

10 PRIMEIRO PRESIDENTE E PRESIDENTE ATUAL DO PTB

11 PERSONALIDADES MEMBROS DO CONSELHO

12 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PTB

13 INTERCOMPARAÇÃO

14 COFRE QUE CONTÉM A MASSA PADRÃO PRIMÁRIO DO PTB

15 MASSA PADRÃO DE REFERÊNCIA PRIMÁRIA

16 AMBIENTE CONTROLADO PARA INTERCOMPARAÇÃO PRIMÁRIA

17

18 BALANÇA MAIS PRECISA DO MUNDO

19 VISÃO GERAL DA BALANÇA DE 200t

20 BALANÇA DE 200t

21

22

23

24 CONJUNTO DE MASSA

25 TESTE DE INSTRUMENTO PARA APROVAÇÃO DE MODELO

26 DETALHE DA COLOCAÇÃO DAS MASSAS SOB O INSTRUMENTO TESTADO

27 TORQUÍMETRO

28 PADRÃO DE VAZÃO MAIS PRECISO DO MUNDO

29 RELÓGIO ATÔMICO

30 CÂMARA ANECÓICA

31 FORMA DE APRESENTAÇÃO DE NÍVEL DE RUÍDO

32

33 MAFIOSOS DANDO UMA PRENSA NO Sr. APEL

34 OBRIGADO Luiz Carlos Gomes dos Santos Diretor de Metrologia Legal do INMETRO lcgomes@inmetro.gov.br 21-86667427 Jair José Durigon Presidente do IMEQ-MT jair@imeq.mt.gov.br 65-99838068 Miguel Ângelo Seixas Gerente de Metrologia do ITPS-SE geremetro@itps.se.gov.br 79-88215599 Marco Antônio Lima Berberi Diretor Geral do IPEM-PR marco@ipem.pr.gov.br 41-92212796 João Batista Jordan Filho Chefe da Regional de Porto Alegre - SUR-RS jordan@inmetro.rs.gov.br 51-99090042


Carregar ppt "30.09.09 Visita ao PTB Physikalisch Technische Bundesanstalt www.ptb.de Caráter: Nacional Natureza: Pública Fundado em 1887 (PTR)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google