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Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.

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Apresentação em tema: "Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso."— Transcrição da apresentação:

1 Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso

2 Classificação das estruturas no mercado de bens e serviços -Concorrência perfeita -Monopólio -Oligopólio -Concorrência monopolística (ou imperfeita)

3 -grande número de vendedores e compradores (mercado atomizado) -preço fixado pelo mercado -produtos homogêneos (padronizados) -não existem barreiras ao acesso de novas firmas -transparência de mercado -lucros normais -Ex.: produtos agrícolas

4 -único produtor -demanda da firma=demanda de mercado -Rme=demanda de mercado -produto sem substitutos próximos -lucro máximo-Rmg=Cmg -a empresa determina o preço -existem barreiras ao acesso de novas firmas -lucros extraordinários -Ex.: exploração de recursos minerais; serviços de água; transporte.

5 Para existir monopólio algumas condições devem ser satisfeitas: -patentes (direito de fabricação exclusiva durante um período de tempo) -controle de matérias-primas -proteção oferecida por leis governamentais

6 Monopólio puro ou natural: ocorre quando o mercado, por características próprias exige elevado volume de capital. As empresas já instaladas operam com grandes plantas industriais, com elevadas economias de escala e custos unitários bastante baixos, o que possibilita a cobrança de preços relativamente baixos por seu produto, o que acaba sendo uma grande barreira para a entrada de novos concorrentes. Monopólio institucional ou estatal: são considerados estratégicos ou de segurança nacional (por exemplo: energia, comunicação e petróleo).

7 -existência de pequeno número de empresas dominando o mercado -produtos substitutos próximos (diferenciados: Ex.: automóveis; ou homogêneos: Ex.: alumínio e cimento) -preço fixada entre as empresas -concorrência extra-preço (propaganda, publicidade, promoções) -existência de barreiras à entrada de novas firmas -lucros extraordinários no longo prazo Ex.: indústria automobilística, de bebidas.

8 O objetivo principal do oligopolista é maximiar o mark- up. Mark-up = receita de vendas – custos diretos (ou variáveis) O preço cobrado pela empresa no modelo de mark-up é calculado da seguinte forma: P = (1+m)c P=preço C=custo variável médio (custo direto unitário) m= taxa de mark-up (porcentagem sobre os custos diretos)

9 -grande número de vendedores -produtos diferenciados (qualidade, marca, padrão de acabamento, existência ou não de assistência técnica) -autonomia na determinação do preço -cada firma tem determinado poder sobre a fixação dos preços -não existem barreiras ao acesso de novas firmas -lucros normais Ex.: comércio (televisores, perfumes), restaurantes.

10 Objetivo das associações entre empresas: domínio do mercado Truste: O truste é uma modalidade de concentração em que, o empresário, orientado por interesses monopolísticos e utilizando práticas variadas, procura eliminar os concorrentes de sorte a que somente ele se torne senhor da oferta. Os trustes conferem ao empresário o privilégio de atuar no mercado de monopólio. Os trustes são proibidos em todo o mundo, significando “abuso do poder econômico”, dominação dos mercados, eliminação da concorrência e aumento arbitrário de lucros, o que a legislação reprime nos termos do parágrafo 4º do Art. 171 da Constituição de 1988 e Lei nº 8.884, de 11/06/64, conhecida como Lei Antitruste.

11 Holding O que caracteriza a Holding é o fato de ser uma empresa típica de capitais. A holding não desenvolve atividades de produção; é uma empresa voltada exclusivamente para a detenção de capitais de outras empresas.

12 Cartéis São acordos livres, formais ou informais, entre empresas do mesmo ramo, com o objetivo de dominar o mercado e atenuar a concorrência. O mercado que facilita sua formação é o de Oligopólio. As empresas que se cartelizam não perdem suas individualidades econômica e jurídica. O cartel determina a política de preços para todas as firmas participantes.


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