A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Função do Professor Articulador Coordenadoria do Ensino Fundamental/SUEB/SEDUC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Função do Professor Articulador Coordenadoria do Ensino Fundamental/SUEB/SEDUC."— Transcrição da apresentação:

1 A Função do Professor Articulador Coordenadoria do Ensino Fundamental/SUEB/SEDUC

2 Objeto de trabalho O processo de aprendizagem dos alunos O processo de aprendizagem dos alunos

3 O articulador é um profissional da educação na função de professor que exerce uma ação docente diferenciada junto a alguns educandos dos Ciclos de Formação Humana. O articulador é um profissional da educação na função de professor que exerce uma ação docente diferenciada junto a alguns educandos dos Ciclos de Formação Humana. 1º e 2º ciclo 1º e 2º ciclo Pedagogo com experiência em Alfabetização. Pedagogo com experiência em Alfabetização. 3 º Ciclo 3 º Ciclo Professor com formação acadêmica em Licenciatura Plena na disciplina que apresentar maior relevância e necessidade apontada pela comunidade escolar, com experiência. Professor com formação acadêmica em Licenciatura Plena na disciplina que apresentar maior relevância e necessidade apontada pela comunidade escolar, com experiência.

4 Investiga com o coletivo de professores os processos de aprendizagens dos alunos. Investiga com o coletivo de professores os processos de aprendizagens dos alunos. Elaborar Executar Avaliar Elaborar Executar Avaliar As ações didático-pedagógicas de intervenção no processo de ensinar do professor e da aprendizagem dos educandos. As ações didático-pedagógicas de intervenção no processo de ensinar do professor e da aprendizagem dos educandos.

5 Suas funções: Participar efetivamente do processo de elaboração e avaliação do PPP da escola. Participar efetivamente do processo de elaboração e avaliação do PPP da escola. Garantir, através de suas ações pedagógicas, o desenvolvimento das inovações didático- curriculares definidas no PPP. Garantir, através de suas ações pedagógicas, o desenvolvimento das inovações didático- curriculares definidas no PPP. Articular coletivamente o desenvolvimento do processo de ensinar e aprender no contexto dos Ciclos de formação na unidade escolar. Articular coletivamente o desenvolvimento do processo de ensinar e aprender no contexto dos Ciclos de formação na unidade escolar.

6 Organizar pedagogicamente o tempo e o espaço escolar dos educandos atendidos pela articulação no sentido de assegurar os processos de aprendizagem dos educandos. Organizar pedagogicamente o tempo e o espaço escolar dos educandos atendidos pela articulação no sentido de assegurar os processos de aprendizagem dos educandos. Investigar com o coletivo de professores os problemas/dificuldades nos processos de aprendizagens dos educandos, destacando-os e compreendendo as suas especificidades em cada tempo do desenvolvimento, nas respectivas idades. Investigar com o coletivo de professores os problemas/dificuldades nos processos de aprendizagens dos educandos, destacando-os e compreendendo as suas especificidades em cada tempo do desenvolvimento, nas respectivas idades.

7 Acompanhar o professor regente na elaboração, execução e avaliação do plano de apoio pedagógico, que este desenvolverá na sua hora atividade. Acompanhar o professor regente na elaboração, execução e avaliação do plano de apoio pedagógico, que este desenvolverá na sua hora atividade. O professor regente elabora para o articulador o relatório individual dos educandos, identificando com clareza pedagógica as dificuldades/problemas diagnosticados, considerando o estágio de desenvolvimento dos educandos e o tema curricular que está sendo estudado. O professor regente elabora para o articulador o relatório individual dos educandos, identificando com clareza pedagógica as dificuldades/problemas diagnosticados, considerando o estágio de desenvolvimento dos educandos e o tema curricular que está sendo estudado.

8 Investigar o processo de construção do conhecimento e desenvolvimento do educando, a partir dos dados e aspectos diagnosticados. Investigar o processo de construção do conhecimento e desenvolvimento do educando, a partir dos dados e aspectos diagnosticados. Elaborar plano de intervenção pedagógica para atender dificuldades não superadas pela ação do plano de apoio e intervenção docente no processo de aprendizagem dos educandos. Elaborar plano de intervenção pedagógica para atender dificuldades não superadas pela ação do plano de apoio e intervenção docente no processo de aprendizagem dos educandos.

9 Criar estratégias de desenvolvimento educacional complementar proporcionando vivências formativas cidadãs integradas às atividades desenvolvidas pelo Professor Regente, mas que sejam diferenciadas, não configurando “aulas de reforço”, visando o resgate da auto-estima, a identidade cultural, a integração no ambiente escolar e a construção dos conhecimentos. Criar estratégias de desenvolvimento educacional complementar proporcionando vivências formativas cidadãs integradas às atividades desenvolvidas pelo Professor Regente, mas que sejam diferenciadas, não configurando “aulas de reforço”, visando o resgate da auto-estima, a identidade cultural, a integração no ambiente escolar e a construção dos conhecimentos. Utilizar os mais diferenciados recursos (multimeios, jogos etc.) na sala de aula e em outros espaços. Utilizar os mais diferenciados recursos (multimeios, jogos etc.) na sala de aula e em outros espaços.

10 Elaborar no coletivo de professores dos ciclos o plano de atendimento para os alunos em processo de superação na articulação, acompanhando e orientando o trabalho dos respectivos professores. Elaborar no coletivo de professores dos ciclos o plano de atendimento para os alunos em processo de superação na articulação, acompanhando e orientando o trabalho dos respectivos professores. Avaliar continuamente e efetuar o registro descritivo das situações de aprendizagens dos educandos atendidos, destacando os avanços no processo de desenvolvimento formativo, superando as dificuldades iniciais e/ou avançando no processo. Avaliar continuamente e efetuar o registro descritivo das situações de aprendizagens dos educandos atendidos, destacando os avanços no processo de desenvolvimento formativo, superando as dificuldades iniciais e/ou avançando no processo.

11 Participar da formação inicial e continuada dos professores como estratégia de revisão/recriação das concepções e práticas docentes, nos ciclos Participar da formação inicial e continuada dos professores como estratégia de revisão/recriação das concepções e práticas docentes, nos ciclos Participar de reuniões pedagógicas, planejando com os demais professores as intervenções necessárias para cada grupo de educandos, bem como participar das reuniões com pais e conselhos de ciclos. Participar de reuniões pedagógicas, planejando com os demais professores as intervenções necessárias para cada grupo de educandos, bem como participar das reuniões com pais e conselhos de ciclos.

12 Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. Rubem Alves Rubem Alves


Carregar ppt "A Função do Professor Articulador Coordenadoria do Ensino Fundamental/SUEB/SEDUC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google