A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Proposta “A palavra “preconceito” tem como significado uma opinião ou um conceito formados por antecipação, geralmente com precipitação, destituídos de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Proposta “A palavra “preconceito” tem como significado uma opinião ou um conceito formados por antecipação, geralmente com precipitação, destituídos de."— Transcrição da apresentação:

1

2 proposta “A palavra “preconceito” tem como significado uma opinião ou um conceito formados por antecipação, geralmente com precipitação, destituídos de análise mais profunda ou conhecimento de determinado assunto, sem levar em consideração suficientes argumentos contrários e favoráveis, sem o devido cotejo entre os múltiplos aspectos que incidem sobre os fatos, por conseguinte, sem a suficiente e necessária reflexão. O preconceito está geralmente relacionado com a ignorância, aqui vista como a ausência de conhecimento acerca de determinado assunto. Invariavelmente se encontra acompanhada da teimosia, que é sua escrava fiel.” proposta

3 Maneiras de se extinguir o preconceito
tema Baseando-se na definição anterior e em suas próprias convicções produza um texto dissertativo, com cerca de trinta linhas abordando a seguinte temática: Maneiras de se extinguir o preconceito tema

4 Conceito de preconceito moderno
Uma pessoa pode ser preconceituosa e, nem por isso, praticar a discriminação. aprendemos a tolerar os outros, mas não a aceitá-los como seres humanos iguais a qualquer um.

5 preconceito moderno Reconhecer-se como indivíduo preconceituoso é o primeiro passo para combater a discriminação. “Só o fato das pessoas sentirem vergonha de seus preconceitos já mostra que está havendo uma tomada de consciência. Amanhã, quando olharmos para trás, veremos que antes havia uma discriminação aberta e violenta, depois uma disfarçada, até que as pessoas gradualmente conseguiram lidar bem com o preconceito.” Celso Antunes

6 Leis e medidas judiciais servem para defender suas vítimas.
Combate ao preconceito (O que é feito ) Legislação Constituição Federal “constituem princípios fundamentais da República Federativa do Brasil o de promover o bem comum, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação”. “... racismo é crime inafiançável e imprescritível”. “ Lei Internacional – “...o Brasil repudiará, em suas relações, qualquer forma de racismo, com a prevalência dos direitos humanos. Leis e medidas judiciais servem para defender suas vítimas. Legislação penal. O racismo deixou de ser contravenção penal para se tornar crime.

7 Combate ao preconceito (O que é feito )
campanhas Síndrome de down Racismo Campanha 1 Campanha 2 Racismo Futebol Alguns vídeos utilizados poderão ser encontrados nos links do material de apoio, os demais possuem direitos autorais e serão preservados.

8 Combate ao preconceito (O que é feito )
Cotas para negros em Universidades “A adoção do sistema de cotas é decisão dos conselhos universitários de cada instituição, existindo diferenciação na forma e percentuais de vagas reservadas entre elas”, Alguns vídeos utilizados poderão ser encontrados nos links do material de apoio, os demais possuem direitos autorais e serão preservados.

9 Experiências inovadoras - Olhos azuis
Combate ao preconceito Experiências inovadoras - Olhos azuis    A professora Jane Elliot ganhou o Emmy pelo documentário de 1968 “The Eye of the Storm” em que aplicou um exercício de discriminação em sua sala da terceira série, baseada na cor dos olhos das crianças. Hoje aposentada, aplica workshops sobre racismo em adultos. Alguns vídeos utilizados poderão ser encontrados nos links do material de apoio, os demais possuem direitos autorais e serão preservados.

10 Combate ao preconceito (O que é falta fazer )
Aceitar o diferente É preciso estar permanentemente preparado para enfrentar o “novo”, aquilo que ainda se desconhece, com o objetivo de melhor se relacionar com o futuro. Para tanto, é fundamental que as pessoas se encontrem desarmadas de idéias preconcebidas, despidas de preconceitos que em nada favorecem esse sempre difícil relacionamento.

11 Combate ao preconceito (O que é falta fazer )
Formar opiniões Cabe a cada cidadão: argüir, duvidar, desconfiar, a todo instante. contestar as fórmulas prontas, os rótulos, as receitas acabadas, não apenas com o objetivo de buscar as próprias respostas para tudo, mas principalmente para minimamente reconhecer as “verdades” e as “mentiras” que povoam o cotidiano individual rever a eventual “obediência ao sistema”, decorrente do pacto social que constitui a democracia, deve ser resultado de uma opção livre, segura, madura e espontânea.

12 Reflexão “O homem nunca soube conviver com as diferenças.
Sua primeira reação é rejeitar aquilo que não reconhece em si mesmo” Alguns vídeos utilizados poderão ser encontrados nos links do material de apoio, os demais possuem direitos autorais e serão preservados.

13 Material de Apoio Preconceito sem preconceito
O que é considerado preconceito no Brasil Olhos azuis

14 "Na verdade, o preconceituoso pune a si mesmo a cada gesto ou palavra de preconceito.
E ele se pune por não conseguir ser livre, por não conseguir ser o Outro."


Carregar ppt "Proposta “A palavra “preconceito” tem como significado uma opinião ou um conceito formados por antecipação, geralmente com precipitação, destituídos de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google