A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ULA DE REDAÇÃO – 05/05/12 Nacional ou importada: qual é a cara do brasil?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ULA DE REDAÇÃO – 05/05/12 Nacional ou importada: qual é a cara do brasil?"— Transcrição da apresentação:

1 A ULA DE REDAÇÃO – 05/05/12 Nacional ou importada: qual é a cara do brasil?

2 C RITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. (2,0) 2. Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. (2,0) 3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. (2,0) 4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (coesão e coerência). (2,0) 5. Elaborar uma boa conclusão (proposta de solução) para o tema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. (2,0)

3 O CONHECIMENTO CULTURAL E A EDUCAÇÃO Dentre todas as faixas etárias, a que mais recebe influência estrangeira é a composta pelos jovens. O domínio cultural exercido pelos países desenvolvidos, com destaque aos EUA, junta-se com o típico sentimento de inferioridade do brasileiro, resultando na supervalorização da cultura externa em detrimento da interna. Hoje, para muitos, a visão capitalista de que o que é importado presta tornou-se uma verdade. As desigualdades sociais, o sistema educacional sucateado e a infra-estrutura abandonada refletem no jeito de pensar da população. Essa visão de que o Brasil não dá certo acaba ultrapassando a esfera política e atingindo a cultural. Tornou-se bastante comum a errada ideia de comparar as diversas formas de manifestações culturais existentes no mundo. Quantas são as pessoas que não assistem filmes nacionais no cinema por já acreditarem que não será uma boa experiência ou quantos artistas brasileiros são menosprezados por não fazerem do mesmo jeito o rock dos estadunidenses ?

4 Outro fator que contribui para esse esquecimento cultural é a vasta disponibilidade e divulgação de produções extrageiras. Semana passada a cantora Maria Rita lançou um CD, porém, o assunto mais comentado foi o fracasso de uma apresentação da cantora teen Britney Spears. Hoje, é bastante provável que muitos adolescentes conheçam a obra artística da loira e desconheçam completamente a obra da artista brasileira, que é filha de uma das maiores intérpretes da nossa história. A disponibilidade de cultura mundial não pode ser contida. O que deve ser combatido é o esquecimento de nossas raízes. Muitos são os jovens que desconhecem a música combatente do período ditatorial ou as produções plásticas no início do sec. XX. O meio mais eficaz para combater essa desvalorização nacional é a criação um sistema educacional forte e de qualidade.

5 C OMENTÁRIO GERAL E ASPECTOS PONTUAIS A redação demonstra domínio muito bom da língua portuguesa e dos mecanismos de construção da argumentação. Também faz uso eficiente de fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1) Os trechos assinalados em vermelho mostram os fatos e argumentos escolhidos pelo estudante para expor o seu ponto de vista. Podemos notar que os argumentos formam um raciocínio articulado que vai desembocar na conclusão. Embora a proposta de solução para o problema abordado não tenha sido desenvolvida, ela é coerente com o desenvolvimento do texto. 2) As marcas temporais também assinaladas em vermelho fogem ao padrão do texto dissertativo. Dizer "semana passada" ou "hoje" só é possível dentro de outro contexto linguístico, como numa carta ou numa comunicação oral. Essa semana jamais poderá ser determinada para quem lê e não sabe exatamente quando a redação foi escrito. Um texto dissertativo, portanto, não comporta esse tipo de marcas temporais.

6 Aluno: Caio Henrique Leonardo da Silva Idade: 19 anos Colégio: Colégio Objetivo (São Paulo - SP) CompetênciaNota 1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.2,0 2. Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 2,0 3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,5 4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 2,0 5. Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,5 Total9,0

7 A CARA BRASILEIRA Certamente por qualquer ângulo que se analise a questão da nacionalidade brasileira versus a importância cultural, ética no nosso país onde se torna um caso bem polêmico. A nação brasileira está buscando ultimamente a exportação de gírias, costumes, alimentação, dentre outras. Essa exportação é evidente na vida dos brasileiros causando assim uma possível desvalorização de nossa nacionalidade. Deve-se entender que tais transformações acabam acarretando consequências as gerações futuras de forma que eles a cada vez mais estarão buscando uma cultura diferente, estrangeira.

8 Vale acrescentar que essa miscigenação de cultura está claramente estampada em diversos setores da vida cotidiana nos outdoors, alimentos, internet, roupas sendo acrescentados sem que se percebam afetando diretamente as nossas costumes e principalmente nossas raizes nacionais. Resta saber qual será a saída para tal invasão? Qual será o resultado dessa guerra de costumes? Em suma o mais importante é que valorizemos a cara nacional, a verdadeira "cara brasileira".

9 C OMENTÁRIO GERAL E ASPECTOS PONTUAIS A divisão em parágrafos é clara, no entanto os argumentos não estão bem desenvolvidos. A precariedade sintática e a impropriedade no uso de certos vocábulos comprometem bastante o sentido geral do texto. 1) O primeiro período apresenta precariedade sintática acentuada. O vocábulo "onde" é usado de forma imprópria. Uma formulação mais simples para o raciocínio seria: "Por qualquer ângulo que se analise a questão, ela é bem polêmica". 2) Observe o uso de "exportação" no lugar de "importação". Erros dessa natureza comprometem o texto, pois interferem diretamente naquilo que está sendo dito. 3) O último parágrafo traz duas interrogações que não cabem na conclusão, pois elas são justamente o ponto de partida da discussão. A verdadeira proposta de solução para o problema vem a seguir: valorizar a identidade nacional. Mas como?

10 Aluno: **** Idade: **** Colégio: **** CompetênciaNota 1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0 3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0 4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5 5. Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5 Total3,5


Carregar ppt "A ULA DE REDAÇÃO – 05/05/12 Nacional ou importada: qual é a cara do brasil?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google