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8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância PROJETO DE INOVAÇÃO SOCIAL PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS A DEMANDA DA INDÚSTRIA UMA EXPERÍÊNCIA.

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1 8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância PROJETO DE INOVAÇÃO SOCIAL PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS A DEMANDA DA INDÚSTRIA UMA EXPERÍÊNCIA DO SESI DEPARTAMENTO REGIONAL DA PARAÍBA. Marinalda Adjuto Leite – Gerente de Educação Maria de Fátima Cunha de Carvalho - Gestora do Projeto Ingrid Régis Beserra da Costa – Bolsista CNPQ Herbert Costa do Rêgo – Bolsista CNPQ

2 O presente projeto busca implantar à Inovação Social para Inclusão de Pessoas com Deficiência à Demanda da Indústria, visando à implementação de ações concretas que irão contribuir para o desenvolvimento de competências e qualificação profissional das pessoas com deficiência na indústria parceira - Coteminas-CG - e nas ONGs que assistem PcD, em Campina Grande-PB. 8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância

3 O Projeto tem como objetivo contribuir para inclusão social, escolarização e qualificação profissional de pessoas com deficiência, inseridas nas indústrias paraibanas. Outra proposição do projeto é oferecer cursos de qualificação profissional na modalidade à distância. 8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância

4 Para realização das ações projetadas, foram efetivadas as etapas em destaque: Técnicas de sensibilização através de material promocional que buscam refletir as práticas discriminatórias e preconceituosas arraigadas na sociedade; Realização dos cursos de LIBRAS, níveis I, II e III, sob consultoria e ministração da ASCG para colaboradores ouvintes e não ouvintes que fazem parte da empresa; Divulgação através dos meios eletrônicos e impressos sobre a realização das atividades;

5 8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância Realização de visitas técnicas na empresa para identificação dos postos de trabalhos, incluindo a elaboração da descrição funcional e perfil da função além da demanda selecionada nas ONGs que funcionam em Campina Grande, PB; Identificação de competências para elaboração dos cursos de qualificação profissional na modalidade presencial e para conversão dos conteúdos dos cursos na ferramenta à distância.

6 8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância Identificou-se através do resultado do diagnóstico um cenário de diversidade geracional entre os colaboradores PcD da Coteminas. Na sua maioria, colaboradores de idade entre 33 a 42 anos (79,2%) masculino e (20,8%) feminino, de um universo de 74 trabalhadores, que aponta a uma diferença de gênero entre esta demanda.

7 Quanto aos resultados do diagnóstico realizado foram identificadas três tipos de deficiências. A deficiência física se apresentam com 44 pessoas representando a grande maioria com 90,9% (40) do sexo masculino e 9,1% (4) do sexo feminino, dos 26 deficientes auditivos, sendo 61,5% (16) masculino e 38,5% (10) feminino e em terceiro lugar, dos 4 colaboradores com deficiência visual, 75,0% (3) são do sexo masculino e 20,3% (1) do sexo feminino. 8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância

8 Analisando o grau de escolaridade observa-se que os colaboradores com: Ensino fundamental incompleto: deficientes físicos 58,1% (25), deficientes auditivos 39,5% (17), e deficientes visual 2,3% (1); Ensino fundamental completo: 81,8% (9) deficiente físico e 18,2% (2) deficiente auditivo; Ensino médio incompleto: 100% (1) deficiente físico Ensino médio completo: 38,5% (5)com deficiência auditiva, com deficiência física 23,1% (3); Ensino superior incompleto: 100% (1) com deficiência auditiva; Ensino superior completo, 100% (3) com deficiência física e Ensino técnico: com deficiência auditiva 50,0% (1) e com deficiência física 50,0% (1).

9 8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância Cursos de Qualificação Profissional identificados a partir da identificação das competências básicas, específicas e avançadas, dos colaboradores com deficiência da Coteminas e das ONGs: Qualidade no Atendimento; Relações Interpessoais; Informática Básica e Avançada; Introdução a Tecnologia Têxtil; Higienização de Ambientes; Libras (Língua Brasileira de Sinais) I, II e II; Assistente de Escritório; Secretariado e Administração do Tempo.

10 8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância A Nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB) inicia um modelo de ensino que prepara o educando para a vida, desenvolvendo as competências genéricas e flexíveis, no sentido de que as pessoas possam se adaptar facilmente as incertezas do mundo contemporâneo.

11 II Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade Neste sentido, a educação profissional deve ser desenvolvida dentro de uma proposta unificada, onde se desenvolverá relações entre o trabalho intelectual, assim como profissional, não só no espaço escolar, mas na vida social, fazendo com que seja desenvolvida uma forma de se pensar e compreender as determinações da vida social e produtiva, na perspectiva da emancipação humana.

12 O SESI-PB vem oferecendo a Educação Básica e Educação Continuada na modalidade de Educação de Jovens e Adultos aos colaboradores da indústria do Estado da Paraíba. Mesmo com esta oferta, identifica-se um distanciamento do referido público das salas de aula. Desperta a preocupação quanto aos dados tabulados que refletem o baixo nível de escolaridade dos pesquisados sugerindo desta forma, uma proposta de formação inicial e continuada que integre a educação básica e profissional específica para pessoas com deficiência. 8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância

13 REGISTRO FOTOGRÁFICO 8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância

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17 II Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade

18 8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância

19 II Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade

20 8º Seminário Nacional ABED de Eduçação a Distância

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23 Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos... sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza... Declaração Universal dos Direitos do Homem Fonte da imagem: ades/wp-content/uploads/2010/07/inclusao-social

24 EQUIPE OPERACIONAL – SESI/DR/PB E COTEMINAS-CG: Lúcia de Jesus Macedo Medeiros – Superintendente SESI/PB David de Araújo Anchieta – Diretor Operacional SESI/PB Marinalda Adjuto Leite – Gerente de Educação SESI/PB Maria de Fátima Cunha – Gestora do Projeto SESI/PB Maria Grinete Pinheiro de Melo – Gerente do CAT – João Rique Ferreira Carmen Sandra Andrade Barros – Coordenadora do CAT João Rique Ferreira Herbert Costa de Rego – Bolsista do CNPq \Colaborador do Projeto Ingrid Régis Bezerra - Bolsista do CNPq\Colaboradora do Projeto Evane da Silva – Gerente de Recursos Humanos da Coteminas/CG Cristina Tereza – Responsável pelo setor de Recursos Humanos na Coteminas Larissa Cartaxo – Assistente Administrativa na Coteminas/CG Catarina Maria Sphor de Oliveira – Assistente Técnica na Gerência de Qualidade da Coteminas/CG CONTATOS: SESI: (83) / COTEMINAS: (83) 2102 – 4734


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