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Ministério da Educação Di á logo com a SEED/MEC Di á logo com a SEED/MEC 8º SENAED A Reestruturação do Ministério da Educação João Pessoa/PB – 29/abr/2011.

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1 Ministério da Educação Di á logo com a SEED/MEC Di á logo com a SEED/MEC 8º SENAED A Reestruturação do Ministério da Educação João Pessoa/PB – 29/abr/2011 Hélio Chaves Filho Diretor de Regulação e Supervisão EAD

2 IES Polos Polos UAB C.-Oeste Nordeste Norte Sudeste Sul Totais: Credenciamentos para EAD Fontes: SEED/MEC e CAPES Lato Sensu – 49 Pleno – 172

3 Brasil P ú blicasPrivadas Lato Sensu50743 Especial211 Pleno Total Credenciamento EAD Fontes: SEED/MEC Atualizado em 03/2011

4 Fonte:SEED/MEC IES Credenciadas - Graduação Ano IES Credenciadas IES Descredenciadas

5 Evolução Credenciamentos EAD - Graduação

6 Matrículas em EAD - Graduação Fontes: INEP e SEED/MEC

7 Polos de EAD no País

8 Graduações EAD Educação a Distância Matrículas % CursosTotais Pedagogia ,2 2Administração ,3 3Serviço Social ,1 4Letras ,9 5Ciências Contábeis ,6 6Matemática ,8 7Ciências Biológicas ,3 8História ,0 9Comunicação Social ,9 10Ciências Ambientais ,6 Outros ,3 Fonte: DEED/INEP

9 Órgãos Competentes para Avaliação Regulação/Supervisão (2010) CTAA CONAES MEC INEP SETEC SEEDSESu CNE Sistema Federal

10 Órgãos Competentes para Avaliação Regulação/Supervisão CTAA CONAES MEC INEP CNE Sistema Federal SECRETARIA REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DITEC DIESDIEAD

11 Reorganização do MEC em 2011 COORDENAÇÃO GERAL Regulação EAD COORDENAÇÃO GERAL Supervisão EAD Diretoria EAD Equipe de 650 Avaliadores Externos

12 Desafios para a Nova Secretaria Atualização do marco regulatório e dos Referenciais de Qualidade EAD: – –Gestão por indicadores de avaliação – –Avaliação favorável implica aumento de autonomia da IES – –Avaliação sistêmica – –Racionalização dos processos – –Otimização da avaliação – –Redução do tempo de tramitação – –Regras adequadas para cursos estrangeiros

13 Referenciais de Qualidade para EAD: Dimensões importantes (atualização prevista 1°/2011) (i) Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem; (i) Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem; (ii) Sistemas de Comunicação; (ii) Sistemas de Comunicação; (iii) Material didático; (iii) Material didático; (iv) Avaliação; (iv) Avaliação; (v) Equipe multidisciplinar; (v) Equipe multidisciplinar; (vi) Infraestrutura de apoio; (vi) Infraestrutura de apoio; (vii) Gestão Acadêmico-Administrativa; (vii) Gestão Acadêmico-Administrativa; (viii) Parcerias e convênios; (viii) Parcerias e convênios; (ix) Sustentabilidade financeira. (ix) Sustentabilidade financeira.


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