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Alguns homens vêem as coisas como são, e dizem: Por quê? Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo: Por que não? George Bernard Shaw Case da Universidade.

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1 Alguns homens vêem as coisas como são, e dizem: Por quê? Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo: Por que não? George Bernard Shaw Case da Universidade Corporativa de Segurança Pública Palestrante: Cap.PM ANTÔNIO CLARET DOS SANTOS

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3 População: hab Área: Km 2 Municípios: 141- Distritos: 09

4 Objetivo preliminares Diagnosticar o processo de educação continuada adotado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), bem como apresentar uma proposta estratégica para implantação de uma Universidade Corporativa na área de segurança pública.

5 Objetivos Específicos a) Investigar o processo de educação continuada na PMMG, enfocando suas modalidades de ensino, metodologia empregada, e seus limites didáticos e pedagógicos. b) Formular uma proposta de construção de uma Universidade Corporativa, considerando as novas exigências educacionais em termos de prestação de serviços de segurança pública. c) Desenvolver e testar um protótipo tecnológico de mediação do processo a ser desenvolvido pela Universidade Corporativa de Segurança Pública.

6 Processo de Aprendizagem Capital Intelectual Organizações de Aprendizagem Universidade Corporativa Referencial Teórico Básico

7 UC analisadas - Universidade Corporativa Petrobrás; - Universidade Corporativa Banco do Brasil -Universidade Corporativa Unimed

8 Educação Corporativa na PMMG Ensino obrigatório: Carta Régia de 19 de agosto de 1738 Diretrizes para educação profissional de segurança pública são reguladas pela Resolução nº de 02 de janeiro de A finalidade do ensino de segurança pública é proporcionar o desenvolvimento do policial militar, seu preparo para o exercício da profissão, tendo como matriz as filosofias do policiamento comunitário e de direitos humanos. Universidade Corporativa de Segurança Pública

9 Educação Corporativa na PMMG 2 níveis1 modalidade TécnicoSuperior CTSP CIFC; CIFS; CEFS CFS CASP CHO CFO; EADO; CESP; CEGESP; Outros T. Extensivo T. P. B T. A. Fogo Treinamentos Complementares

10 Questões a serem esclarecidas a) A educação continuada na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) atinge todos policiais militares formados? b) A organização possui recursos suficientes para atender a demanda de capacitação de seus colaboradores? c) A educação continuada na PMMG provoca mudanças de comportamento nos colaboradores? d) A organização é capaz de transformar conhecimento individual em conhecimento coletivo? e) Os programas, cursos e treinamentos complementares da organização são direcionados ao público correto? f) Há relação entre o treinamento complementar e as atividades práticas desenvolvidas pelos colaboradores internos da organização?

11 Limites da prática educacional corporativa na PMMG: –Treinamento reativo e sem periodicidade - último curso instrutores de tiro 1992; - falta de planejamento estratégico, que avalie as deficiências de seu RH. - aproveitador de oportunidades. Teixeira (2001), também entende que o aprendizado não pode apenas reagir às crises. Segundo a autora, o aprendizado deve prever os desafios que virão, e que as organizações devem estar preparadas para combatê-los.

12 -Os cursos são disponíveis, na maior parte das vezes, para os policiais militares da sede da Unidade; - Questões logísticas impedem um alcance maior; - Não representa uma melhora significativa no atendimento de qualidade; -Falta motivação para que um público maior tenha interesse em participar dos treinamentos; Exclusão educacional: Dentro da concepção de Lundvall (2003), falta à organização desenvolver em seus colaboradores a capacidade de adquirir conhecimento organizacionais, fato este que compromete a formação de capital intelectual, e frustra todas tentativas de capacitação.

13 Qualidade da educação continuada: -percebermos o salto de qualidade alcançado; - PM = é um solucionador de conflitos - isso implica na gestão de alguns valores que a complementação não tem dado; - Dissociação: Demanda social X Capacitação PM; -Cultura de desvalorização do RH; - Não emprego do conhecimento em prol da organização.

14 A não transformação do C.F em C.I.: -Cultura de competição ; - Falta controle na disseminação interna do conhecimento, e no retorno dado pelo PM no qual foi investido ; -Faz parte da cultura organizacional da PM reter conhecimento; - Questões políticas e de relação de poder sobrepondo capacidade profissional; - Paradigma do patrimonialismo ; - Paradigma da personalização; Senge (1990) afirma que o papel de transformar uma visão pessoal em compartilhada é do líder, por isso, esta sensibilização deve ocorrer primeiro entre os gestores, ora entrevistados. - Falta centralização operacional dos treinamentos; - Exclusão educacional - Problemas logísticos; - Não exploração potencial de parcerias

15 Estratégias que precederam a UCSP Reunião de colaboradores potenciais; Formação de Grupos de Multiplicadores; Criação de Comissões para apresentação de proposta de cursos de capacitação profissional; Desenvolvimento de um protótipo de gerenciamento de cursos via Web

16 Núcleo de Desenvolvimento de Projetos Tecnológicos

17 Como era a educação continuada antes Cursos 100% presenciais

18 Tecnologia: Web PM um protótipo que deu certo : FIGURA 9: Página Inicial do Curso de Defesa Civil Fonte: Portal Corporativo da 6ª RPM

19 Fórum

20 Chat

21 Material Didático

22 Controle da participação do aluno

23 O que você achou do curso?

24 O que você está fazendo após o Curso?

25 Tecnologia: Web PM um protótipo que deu certo : GRÁFICO 1: Comprometimento do horário de descanso GRÁFICO 2: Solução de dúvidas via de recursos do Web PM GRÁFICO 3: Áreas de conhecimento com utilização do Web PM GRÁFICO 4: Conceito sobre o Curso Operacional De Defesa Civil 2 semanas depois: -70% já estavam mobilizando a comunidade; -40% já haviam cadastrados AVADANs via Portal

26 Cursos existentes - CI Gestão de Negócios em Frações Destacada Aprimoramento em Investigação de Crimes e Transgressões Noções Gerais de Gestão Operacional Introdução à Análise Criminal Fiscalização Ambiental - Setor Florestal Atualização em Direitos Humanos Introdução à Doutrina de Diretos Humanos Introdução à Mobilização Comunitária Redação de Documentos Introdução à Filosofia de Polícia Comunitária Defesa Civil Fiscalização de Produtos Perigosos

27 Defesa Civil Introdução à Mobilização Comunitária Introdução à Filosofia de Polícia Comunitária Cursos existentes - CE

28 FIGURA 7: Catorze Componentes Fundamentais da UCSP Fonte: Adaptado de Meister (1999) Catorze Componentes Fundamentais da UCSP :

29 Parcerias da 6 RPM/UCSP

30 Obrigado pela atenção!...a verdadeira aprendizagem chega ao coração do que significa ser humano. Através da aprendizagem nós nos recriamos. Através da aprendizagem tornamo-nos capazes de fazer algo que nunca fomos capazes de fazer. Através da aprendizagem percebemos novamente o mundo e nossa relação com ele. Através da aprendizagem ampliamos nossa capacidade de criar, de fazer parte do processo gerativo de vida..(Senge, 1990, p.47)


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