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MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de.

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1 MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de distribuição de venda, comercialização e preços de venda.

2 MERCADO Conceitos básicos Procura e oferta Procura e renda
Elasticidade Preço Renda

3 MERCADO Estrutura mercadológica Concorrência perfeita Monopólio
Concorrência monopolista Oligopólio Monopsônio Oligopsônio Concorrência monopsonística

4 ESTUDO DE MERCADO DEFINIÇÃO:
É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de distribuição de venda, comercialização e preços de venda.

5 Didaticamente dividi-se o estudo de mercado em duas partes:
Levantamento estatístico e identificação do produto Estudo de mercado (propriamente dito)

6 Fase I (levantamento estatístico e identificação do produto):
Produção (mercado interno e externo); Importação, Exportação e Variação de Estoque; Preço do produto, da Matéria-Prima (mercado interno e externo), se importado: preço FOB e CIF; Produto Interno Bruto, renda Per-capta, Renda Regional;

7 Fase I (levantamento estatístico e identificação do produto):
População, distribuição por regiões, faixa etária, sexo e nível cultural; Consumo Per-capta; e Capacidade nominal instalada e efetiva atual e futura (empresas já instaladas e aquelas que pretendem se instalar).

8 Fase II (estudo de mercado):
Identificar seus concorrentes; Tipo de concorrência; Verificar a demanda aparente e efetiva (esta quando for possível) do produto a ser comercializado; Analisar o produto do ponto de vista local;

9 Fase II (estudo de mercado):
Fornecimento de matérias-primas, condições de suprimento e preço; e Sempre implantar uma unidade produtiva compatível com a adequação do mercado consumidor.

10 Evolução do Consumo Consumo Aparente (Ca) Ca = P + M – X Onde:
Ca = Consumo Aparente P = Produção M = Importação X = Exportação

11 Evolução do Consumo Consumo Efetivo (Ce) Ce = P + M – X +Ve Onde:
Ce = Consumo Efetivo P = Produção M = Importação X = Exportação Ve = Variação de Estoque

12 MÉTODO DE MODELOS MATEMÁTICOS:
Média Aritmética (juros simples) VF = VP (1 + i.n) Logo: VF -1 VP i = n

13 MÉTODO DE MODELOS MATEMÁTICOS:
Média Geométrica (juros compostos) VF = VP (1 +i) Logo: n VF i = VP

14 TAMANHO OU ESCALA

15 TAMANHO É definido pela capacidade de produção, assim como, em termos das unidades ou do valor produzido.

16 TAMANHO Capacidade de produção
Conceito técnico: Identifica a capacidade com o máximo de produção obtenível de determinados equipamentos. Conceito econômico: a capacidade é definida com o nível de produção que reduz ao mínimo os custos unitários, ou seja eleva ao máximo os lucros.

17 TAMANHO O TAMANHO ÓTIMO
A mais alta rentabilidade, ou a maior diferença entre os custos e benefíçios privados do ponto de vista do empresário privado.

18 TAMANHO Tamanho e mercado LIMITAÇÕES PRÁTICAS DO ESTUDO
A magnitude do mercado estabelece o limite máximo para o tamanho do projeto.

19 TAMANHO Tamanho mínimo da fábrica seja maior que o mercado (o projeto não pode ser executado) Igual ao mercado (possível executar, mas pouco seguro) Menor que o mercado (o mercado não é fator limitante).

20 TAMANHO Tamanho e tecnologia
A tecnologia estabelece escalas mínimas de produção, abaixo dos quais os custos seriam excessivamente altos.

21 LOCALIZAÇÃO

22 LOCALIZAÇÃO A localização ótima é aquela que dá maior diferença entre receitas e custos, ou seja , que dá maior lucro possível para a empresa num prazo de tempo compatível com a vida útil do empreendimento no local.

23 LOCALIZAÇÃO O método dos orçamentos comparados Fatores locacionais
Quantitativos Qualitativos

24 LOCALIZAÇÃO Fatores quantitativos mais relevantes
Tornam a localização dependentes das entradas Tornam a localização dependentes das saídas Tornam a localizaçào dependentes do processo Impostos, fatores legais e incentivos

25 LOCALIZAÇÃO Fatores qualitativos
Dizem respeitos as preferências pessoais.

26 LOCALIZAÇÃO Aplicação do método dos orçamentos comparados
Seleção dos fatores locacionais mais importantes Escolha das zonas Pesquisas locais nas zonas pré-qualificadas Atribuição de pesos Comparação final.

27 LOCALIZAÇÃO Localização e expansão
A localização de um processo de produção envolve um horizonte de planejamento relativamente longo (em geral, de 10 a 30 anos), é necessário que a empresa tenha em mente este caráter de permanência.

28 Exercício


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