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MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa- se ainda os aspectos.

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1 MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa- se ainda os aspectos de distribuição de venda, comercialização e preços de venda.

2 Conceitos básicos Procura e oferta Procura e renda Elasticidade Preço Renda MERCADO

3 Estrutura mercadológica Concorrência perfeita Monopólio Concorrência monopolista Oligopólio Monopsônio Oligopsônio Concorrência monopsonística MERCADO

4 ESTUDO DE MERCADO DEFINIÇÃO : É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de distribuição de venda, comercialização e preços de venda.

5 Didaticamente dividi-se o estudo de mercado em duas partes: Levantamento estatístico e identificação do produto Estudo de mercado (propriamente dito)

6 Fase I (levantamento estatístico e identificação do produto): Produção (mercado interno e externo); Importação, Exportação e Variação de Estoque; Preço do produto, da Matéria-Prima (mercado interno e externo), se importado: preço FOB e CIF; Produto Interno Bruto, renda Per- capta, Renda Regional;

7 População, distribuição por regiões, faixa etária, sexo e nível cultural; Consumo Per-capta; e Capacidade nominal instalada e efetiva atual e futura (empresas já instaladas e aquelas que pretendem se instalar). Fase I (levantamento estatístico e identificação do produto):

8 Fase II (estudo de mercado): Identificar seus concorrentes; Tipo de concorrência; Verificar a demanda aparente e efetiva (esta quando for possível) do produto a ser comercializado; Analisar o produto do ponto de vista local;

9 Fornecimento de matérias-primas, condições de suprimento e preço; e Sempre implantar uma unidade produtiva compatível com a adequação do mercado consumidor. Fase II (estudo de mercado):

10 Evolução do Consumo Consumo Aparente (Ca) Ca = P + M – X Onde : Ca = Consumo Aparente P = Produção M = Importação X = Exportação

11 Consumo Efetivo (Ce) Ce = P + M – X +Ve Onde: Ce = Consumo Efetivo P = Produção M = Importação X = Exportação Ve = Variação de Estoque Evolução do Consumo

12 MÉTODO DE MODELOS MATEMÁTICOS: Média Aritmética (juros simples) VF = VP (1 + i.n) Logo: VF VP i = n

13 Média Geométrica (juros compostos) VF = VP (1 +i) Logo: n VF i = -1 VP MÉTODO DE MODELOS MATEMÁTICOS:

14 TAMANHO OU ESCALA

15 TAMANHO É definido pela capacidade de produção, assim como, em termos das unidades ou do valor produzido.

16 TAMANHO Capacidade de produção Conceito técnico: Identifica a capacidade com o máximo de produção obtenível de determinados equipamentos. Conceito econômico: a capacidade é definida com o nível de produção que reduz ao mínimo os custos unitários, ou seja eleva ao máximo os lucros.

17 TAMANHO O TAMANHO ÓTIMO A mais alta rentabilidade, ou a maior diferença entre os custos e benefíçios privados do ponto de vista do empresário privado.

18 TAMANHO LIMITAÇÕES PRÁTICAS DO ESTUDO  Tamanho e mercado A magnitude do mercado estabelece o limite máximo para o tamanho do projeto.

19 TAMANHO Tamanho mínimo da fábrica seja maior que o mercado (o projeto não pode ser executado) Igual ao mercado (possível executar, mas pouco seguro) Menor que o mercado (o mercado não é fator limitante).

20 TAMANHO  Tamanho e tecnologia  A tecnologia estabelece escalas mínimas de produção, abaixo dos quais os custos seriam excessivamente altos.

21 LOCALIZAÇÃO

22  A localização ótima é aquela que dá maior diferença entre receitas e custos, ou seja, que dá maior lucro possível para a empresa num prazo de tempo compatível com a vida útil do empreendimento no local.

23 LOCALIZAÇÃO  O método dos orçamentos comparados  Fatores locacionais  Quantitativos  Qualitativos

24 LOCALIZAÇÃO  Fatores quantitativos mais relevantes  Tornam a localização dependentes das entradas  Tornam a localização dependentes das saídas  Tornam a localizaçào dependentes do processo  Impostos, fatores legais e incentivos

25 LOCALIZAÇÃO  Fatores qualitativos  Dizem respeitos as preferências pessoais.

26 LOCALIZAÇÃO  Aplicação do método dos orçamentos comparados Seleção dos fatores locacionais mais importantes Escolha das zonas Pesquisas locais nas zonas pré-qualificadas Atribuição de pesos Comparação final.

27 LOCALIZAÇÃO  Localização e expansão  A localização de um processo de produção envolve um horizonte de planejamento relativamente longo (em geral, de 10 a 30 anos), é necessário que a empresa tenha em mente este caráter de permanência.

28 Exercício


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