A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Engenharia de Produção Resistência dos Materiais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Engenharia de Produção Resistência dos Materiais"— Transcrição da apresentação:

1

2 Curso de Engenharia de Produção Resistência dos Materiais

3 Resistência dos Materiais
Equilíbrio: Cargas externas. Forças de superfície Força concentrada, Carga distribuída linear Força de Superfície Força de Corpo :corpo exerce uma força sobre outro, sem contato físico direto entre eles

4 Resistência dos Materiais
Equilíbrio: Reações de Apoio As forças de superfície que se desenvolvem nos apoios ou pontos de contato entre corpos são denominadas reações. Se o apoio impedir a translação em uma determinada direção, então uma força deve ser desenvolvida no elemento naquela direção. Da mesma forma, se o apoio impedir a rotação, um momento deve ser exercido no elemento.

5 Resistência dos Materiais
Equilíbrio: Equações de equilíbrio A melhor maneira de levar em conta essas forças é desenhar o diagrama de corpo livre do corpo (DCL)

6 Resistência dos Materiais
Equilíbrio:

7 Resistência dos Materiais
Equilíbrio: Cargas resultantes internas Esta seção é denominada seção transversal

8 Resistência dos Materiais
Equilíbrio: Cargas resultantes internas

9 Resistência dos Materiais
Equilíbrio: Há quatro tipos diferentes de cargas resultantes que podem ser definidos: Força Normal: Essa força age perpendicularmente à área e as cargas externas tendem a empurrar ou puxar os dois segmentos do corpo. Força de Cisalhamento: A força de cisalhamento encontra-se no plano da área e as cargas externas tendem a provocar o deslizamento de um dos segmentos do corpo sobre o outro.

10 Resistência dos Materiais
Equilíbrio: Momento de Torção ou Torque: tendem a torcer um segmento do corpo com relação ao outro. Momento Fletor: O momento fletor é causado pelas cargas externas que tendem a fletir o corpo em torno de um eixo que se encontra no plano da área Usa-se Regra da Mão Direita para representação dos vetores de momento

11 Resistência dos Materiais
Equilíbrio: Cargas Coplanares: Se o corpo for submetido a um sistema de forças coplanares então haverá na seção apenas componentes da força normal, força de cisalhamento e momento fletor.

12 Resistência dos Materiais
Equilíbrio: Cargas Coplanares: Se o corpo for submetido a um sistema de forças coplanares então haverá na seção apenas componentes da força normal, força de cisalhamento e momento fletor.

13 Resistência dos Materiais
Equilíbrio: Determine as cargas internas resultantes que agem na seção transversal em C da viga mostrada na Figura

14 Resistência dos Materiais
Equilíbrio:

15 Resistência dos Materiais
Equilíbrio: Determine as cargas resultantes internas que agem na seção transversal em C do eixo de máquina mostrado na Figura. O eixo está apoiado em mancais em A e B, que exercem somente forças verticais no eixo.

16 Resistência dos Materiais
Equilíbrio: DCL


Carregar ppt "Curso de Engenharia de Produção Resistência dos Materiais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google