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PublicouBeatriz Borrego Alterado mais de 9 anos atrás
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O Discurso Coletivo da Saúde na Mídia
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Fernando Lefevre Professor Titular do Departamento de Prática de Saúde Pública flefevre@usp.br
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O desenvolvimento, entre nós brasileiros, da comunicação social em saúde vem sendo persistentemente dificultado devido a impasses de natureza estrutural que presidem as relações entre o campo sanitário, o mercado, o estado e a população
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Qual o papel da mídia neste contexto?
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A Mídia, no Brasil, é, muito dominantemente um espaço privado, que viabiliza os interesses do mercado
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No espaço da mídia, de um modo geral e também no campo da saúde, o papel, o lugar e a importância do Estado, da População e do Campo Sanitário é desproporcionalmente menor do que o papel do Mercado
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Isto tem a ver com o fato conhecido de que a mídia é no Brasil, muito dominantemente uma propriedade privada financiada pelo mercado através da propaganda ou publicidade
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O que tem sido feito frente a isso?
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O Estado, proprietário das “ondas”, tentando, em nome do campo sanitário e da população, regular, controlar, minimizar os interesses e a lógica do mercado no espaço da mídia
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Esta situação envolve uma rede muito complexa de relações de poder, de sedução, de dependência, de representatividade entre estes campos e no interior da cada um deles
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O que parece mais urgente neste momento é aumentar a eficácia da intervenção regulatória do Estado na midia
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Outras tarefas paralelas a médio e longo prazo. ganhar espaço para o campo da saúde coletiva dentro do campo sanitário. ganhar espaço para a população dentro do Estado, no setor saúde. ganhar espaço para o consumidor de saúde dentro do campo do mercado
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Hoje em dia, os poderes hegemônicos são muito fortes, e as situações muito complexas. Não há mais espaço para ações heróicas mas apenas para tarefas realistas de curto, médio e longo prazos
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