A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO XVIII SEMANA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO XVIII SEMANA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO XVIII SEMANA DA GEOGRAFIA IX SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO Autora: AGUSTINA VILLANUEBA ORIENTADOR: Prof. Dr. Cornélio Silvano Vilarinho Neto CUIABÁ, 2014

2 A CIDADE COMO REFLEXO DA MERCANTILIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO: CIDADES PARA O CAPITAL/CRISE DA MORADIA.

3 CIDADE ESPAÇO PÚBLICO APROPIADO PRIVADAMENTE. A PROPRIEDADE DO TERRITÓRIO DESTINADO A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA E A AÇÃO DO ESTADO REPRODUZINDO A SEGREGAÇÃO.

4 Preciso um espaço para a reprodução de minha vida.... morar em um habitação decente, em um ambiente adequado sem riscos ambientais perto de meu trabalho, com possibilidade de acesso aos serviços básicos, saúde e educação para meus filhos... Vs. Investimentos focado na construção de grandes complexos comerciais, edifícios de escritórios modernos e residências de luxo.

5 QUE CONCEITOS VOU ESTUDAR? A produção do espaço urbano. A produção do espaço é consequência da ação de agentes sociais concretos, históricos, dotados de interesses, estratégias e práticas espaciais próprias, portadores de contradições e geradores de conflitos entre eles mesmos e com outros segmentos da sociedade, então esse choque das distintas lógicas e interesses se sobrepõem, produzindo conflitos e tensões dentro do espaço geográfico.(Côrrea, 2013 p.43)

6 QUAL VAI SER O CAMINHO? MÉTODO. O espaço vai ser estudado como uma unidade dialética totalizadora, vinculando tanto o resultado como o processo, a teoria e a prática. Revisão Bibliográfica: Karel Kosik. Milton Santos. Lefebre.

7 Estados locais. Empresas multinacionais. Moradores. Movimentos sociais. Agentes imobiliários. LUTA PELO ESPAÇO

8 TERRITÓRIO D eve ser apreendido como síntese contraditória, como totalidade concreta do processo/modo de produção/distribuição/circulação/consumo e suas articulações e mediações superestruturais (políticas, ideológicas, simbólicas, etc.) em que o Estado desempenha a função de regulação. O território é, assim produto concreto da luta de classe travada pela sociedade no processo de produção” (OLIVEIRA, 1999, p. 74) “LUTA SOCIAL CONVERTIDA EM ESPAÇO”. (ZAMBRANO,2001 p. 31).

9 LUGAR A nálise do lugar na medida em que o processo de produção do espaço é também um processo de reprodução da vida humana”. (CARLOS,2007, p.14) L ugar não só como espaço de mercadoria, sendo também como um novo espaço produzido por outros agentes sociais: os moradores, os quais criam, através, de sua cotidianiedade um novo espaço, seu lugar. A propriação do espaço. H abitar o lugar.

10 OBJETIVOS Analisar como a crescente inserção do espaço urbano nas estratégias de acumulação do capital tem reflexo profundo na sua produção, e como, por sua vez, estrutura as desigualdades socioterritoriais nas cidades latino-americanas. Essas desigualdades são refletidas na competição pelo espaço entre os grandes investimentos, os moradores da cidade e na luta pela moradia. Caracterizar a cidade capitalista em este processo de renovação urbana. Identificar as tensões e conflitos entre os diferentes atores da produção do espaço urbano. Discutir o processo de transferência e periferização dos pobres na cidade, a razão da expressão “a cidade como negócio”.

11 ÁREAS DE ESTUDO Bela Vista e Castelo Branco em Cuiabá, Mato Grosso/Brasil Área do código de Barbados e uma área que residem cerca de 579 famílias a, população se veria afetada e impactada pela construção da Avenida Parque do Barbado, que no contexto das obras de mobilidade urbana, como correlato, será necessário remanejar famílias a outras áreas da cidade, os entrevistados seriam especificamente dos bairros Castelo Branco e Bela Vista. Fonte: Video Avenida para quem: http Diagnóstico Socioeconômico da Implantação da Avenida Parque do Barbado- Cuiabá/MT (relatório). Universidade Federal de Mato Grosso; Secretaria da Copa. Governo do Estado de Mato Grosso (Volume I e II)

12 MAR DEL PLATA- BUENOS AIRES- ARGENTINA

13

14 A Villa de Paso situa-se em um dos maiores setores imobiliário da cidade de Mar del Plata, do lado do bairro “Los Troncos” (um dos bairros mais ricos da cidade). A mesma tem mais de 60 anos e o preço estimado de um terreno de 300 metros quadrados neste local é de dólares. Há divisões entre os assentados que querem deixar as casas, tentados pela promessa da casa própria, e outros que preferem resistir por estar próximo do centro da cidade e do porto, uma vez que muitos deles trabalham na indústria da pesca.

15 A s duas áreas serão focadas por nós como objeto de estudo, como parte de espaços em disputa entre a lógica capitalista, a renovação urbana e o espaço para a reprodução da vida, o habitat. São nestas áreas geográficas onde são observados os processos de aceleração e intensificação da especialização e fragmentação do espaço urbano. A produção atual do espaço dentro da cidade é um processo acentuadamente desigual. G eralmente, as cidades possuem um território heterogêneo, produto de processos de determinados períodos históricos que estão deixando suas expressões

16 Compreender a cidade contemporânea não só como algo dado, mais como espaço produzido por quem os habita, tanto em seus aspectos edilícios, econômicos, sociais e culturalmente através de processos históricos, os quais estão em constante mudança, é o desafio principal desta pesquisa. O s espaços urbanos são estruturados de acordo com as novas necessidades do capital, que encontra suas novas formas de reprodução, como parte da estratégia de valorização financeira e especulação imobiliária, criando conflitos com a lógica dos cidadãos, reduzindo e restringido as habitações em áreas estratégicas da cidade, para uma grande parte da população.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO XVIII SEMANA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google