A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 02 - Planeta Terra Prof. Raphael Barbosa Ramos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 02 - Planeta Terra Prof. Raphael Barbosa Ramos."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 02 - Planeta Terra Prof. Raphael Barbosa Ramos

2 Cap. 01 – Apresentando o planeta Terra

3 Características Gerais Localiza-se no sistema solar entre Vênus e Marte, sendo o 3º mais próximo do Sol e o 5º do sistema solar em tamanho; Na superfície estão os elementos que garantem a existência da vida, como água, gases, rochas e minerais; A Terra possui formato esférico achatado nos pólos, sendo a sua forma denominada de Geóide; A Terra gira em torno de si mesma, em torno de uma eixo imaginário que recebe o nome de eixo terrestre, que está inclinado em relação ao plano do movimento da Terra.

4

5 Zonas Térmicas Por conta da inclinação, a Terra apresenta diferentes faixas de incidência de raios solares, chamadas de zonas térmicas. Áreas mais próximas do Equador recebem maior intensidade raios solares e as mais próximas dos pólos recebem menos incidência. As zonas térmicas da Terra são: 1 – Tropical – Entre os trópicos, sendo a mais quente de todas. 2 – Temperada – Entre os Trópicos e círculos polares recebendo menor intensidade de raios solares, apresentando temperaturas amenas. 3 – Polar - Dentro dos Círculos polares recebendo a menos incidência de raios solares sendo as mais fria.

6

7 Os movimentos da Terra Rotação – O planeta realiza uma volta em torno do seu próprio eixo, ocorrendo de Oeste para Leste durando cerca de 24 horas aproximadamente. Esse movimento é o responsável pelo ciclo dos dias e das noites. Translação – Movimento que a Terra realiza em torno do Sol. Esse movimento completo dura 365 dias 5 horas e 48 minutos, sendo responsável pelas estações do ano.

8

9 Estações do Ano A distribuição desigual de luz e calor do sol nos dois hemisférios ao longo de um ano determina as 4 estações do ano, que tem início nos equinócios e solstícios. Os hemisférios norte e sul possuem estações invertidas em razão da inclinação do planeta. 1 - Equinócio – Dias e noites tem a mesma duração (Outono e Primavera). 2 - Solstício – Maior diferença entre a duração entre dias e noites (Verão e Inverno).

10

11 Fusos horários Uma convenção internacional realizada em 1884, nos EUA, determinou que o fuso horário do Meridiano de Greenwich (0º) seria a referência mundial na determinação de horas. Fuso horário é cada uma das 24 faixas de 15º que se divide a Terra, cada faixa desse corresponde a 1 hora. As localidades a leste possuem horas adiantadas e as localidades a oeste possuem horas a menos. O meridiano de 180º, oposto ao meridiano de Greenwich foi estabelecido como a linha Internacional que marca a mudança de data.

12 Fusos horários no Brasil – Atualmente o Brasil possui 4 fusos todos a oeste de Greenwich, sendo o Oficial o de Brasília. Os Fusos são: 1 – Ilhas do Atlântico (-2h GMT) 2 – Hora Oficial (Nordeste, Sudeste e Sul) (-3h GMT) 3 – Oeste do Brasil (Centro-oeste e Norte) (-4h GMT) 4 – Acre (-5h GMT) *

13

14

15 Tarefa: Responder questões da Apostila p. 245 (01 a 06) e 246 (01 a 03).

16 Cap. 2 - A Origem da Terra

17 O tempo Geológico Tempo de existência da Terra, estamos nos referindo a bilhões e milhões de anos. A Maioria dos cientistas que estudam o passado da Terra associa a origem do planeta a teoria do Big Bang (Grande explosão), há aproximadamente 15 bilhões de anos o universo era um único ponto muito quente e com muita energia que explodiu, dando origem a todos os astros. A Terra é resultado do acúmulo de poeira cósmica e de fragmentos gerados pelo big bang, estes se atraíram e se compactaram, Forman do nosso planeta.

18

19 Eras Geológicas A História da Terra está resumida em 5 Eras geológicas, caracterizadas conforme os eventos ocorridos, vejamos: 1 - Azóica – Não há vida, Resfriamento da Terra e formação das primeiras rochas; 2 - Arqueozóica – Intensa atividade vulcânica e surgimento de montanhas; 3 - Proterozóica – Formação dos oceanos e as primeiras formas de vida; 4 - Paleozóica – Primeiras espécies vegetais, vida nos oceanos, surgimento dos anfíbios e répteis. 5 - Mesozóica – Dinossauros, aves e vegetação de grande porte; 6 - Cenozóica – Definição dos atuais continentes e surgimento do Homem.

20

21 A Terra por dentro e por fora A Terra é formada por 3 camadas principais: Crosta, Manto e núcleo. 1 – Crosta – Camada externa, formada por rochas e minerais. Pode ser dividida em Crosta oceânica e Continental 2 – Manto – Camada intermediária, sendo dividida em duas partes: Manto superior e Inferior. Formado por rochas sólidas que pode se tornar magma. 3 – Núcleo – Centro da Terra, composto por ferro e níquel apresentando temperaturas muito elevadas, cerca de 6000 ºC.

22

23 Os ambientes da Terra Litosfera – Camada de rochas e solos. Hidrosfera – Conjunto de todas as águas do planeta. Atmosfera – Camada de gases que envolve o planeta. Biosfera – Formada pelas outras camadas, onde é possível encontrarmos vida.

24

25 Cap. 3 – A Terra em Movimento

26 A deriva continental No inicio do século XX, o cientista alemão Alfred Wegener desenvolveu uma teoria chamada Deriva Continental. Segundo essa teoria, os continentes atuais originam de um outro chamado de Pangéia. Wegener chegou a essa conclusão após analisar a costa leste do continente sulamericano que parecia se encaixar na costa oeste do continente africano. A Pangéia se fragmentou há cerca de 200 milhões de anos, dando origem a dois continentes: Laurásia e Gondwana que foram se afastando lentamente formando os atuais continentes.

27

28 Tectônica de placas

29 A Teoria das placas tectônicas A Litosfera é formada por placas de rochas denominadas de placas tectônicas que flutuam sobre o magma e movem-se muito lentamente, ora se aproximando, ora se afastando. De acordo com a movimentação das placas tectônicas, os limites entre elas podem ser: 1 – Convergente – As placas se chocam; 2 – Divergentes – As placas se separam; 3 – Transformantes – As placas se atritam

30

31 Os vulcões Quando uma placa sofre uma ruptura, o material do manto tende a escapar por ela. Se esse material então transborda até a superfície na forma de rochas, gases, lavas e cinzas, ocorre o fenômeno do vulcanismo, isto é, a erupção dos vulcões.

32

33 Os terremotos São vibrações na crosta terrestre causadas pelo movimento das placas tectônicas. Sua ocorrência em áreas muito habitadas provoca a morte de muitas pessoas e as transformações das paisagens. Um terremoto na crosta oceânica pode levar ao deslocamento de uma grande massa de água do oceano, gerando um tsunami. Todos os dias ocorrem milhares de pequenos terremotos que não são percebidos pelos seres humanos, somente pelos aparelhos sismógrafos.

34 Sismógrafo

35

36

37

38 Escalas A intensidade e a força de um terremoto podem ser medidas por dois tipos de escala: a Richter e a Mercalli. 1 – Escala Richter – Varia de 0 a 9 pontos, mede a força e a intensidade da destruição de um terremoto; 2 – Escala Mercalli – Varia de 1 a 12 pontos. Mede as conseqüências dos abalos sísmicos em construções e objetos.

39 Escala Richter e Mercalli

40

41 Informações adicionais Sobre o Terremoto no Japão 11/03/11 Magnitude 8,9 graus na escala Richter; Epicentro a 370 km de Tóquio, a 129 km da costa do Japão e 24 km Profundidade; Seguido de 30 abalos secundários; Alerta de Tsunami para 50 países do Pacífico; Maior da História do Japão e o 7º maior da História do Planeta. O maior Registrado foi no Chile em 1960 (9,5 graus na Escala Richter. Mudou a inclinação do eixo de rotação da Terra em 25 cm.

42

43 Dobramentos e falhamentos Outro resultado do choque entre placas tectônicas são os dobramentos. Estes ocorrem quando uma placa entra por baixo de outra e uma das placas é engolida pelo manto, enquanto a outra se dobra, constituindo uma grande cadeia de montanhas. As fraturas surgem em função da pressão do magma contra a crosta terrestre e os dois blocos se separam.

44 Dobramentos Falhamentos

45 Tarefa: Responder questões da apostila p. 260 e 261 (01 a 11).

46 Referências Apostila Sistema Uno (6º ano) Livro Didático Projeto Araribá (Geografia 6º anos) Imagens: Vídeos: Infográfico: Entenda o Terremoto Recurso Multimídia Sistema UNO Montagem: Prof. Raphael Ramos


Carregar ppt "Unidade 02 - Planeta Terra Prof. Raphael Barbosa Ramos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google