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Professora Dra. Nara Maria Pimentel Coordenadora do Comfor/UnB Dia 26 de novembro de 2014.

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Apresentação em tema: "Professora Dra. Nara Maria Pimentel Coordenadora do Comfor/UnB Dia 26 de novembro de 2014."— Transcrição da apresentação:

1 Professora Dra. Nara Maria Pimentel Coordenadora do Comfor/UnB Dia 26 de novembro de 2014

2 Objetivo do Seminário/UnB O Seminário COMFOR/UnB: articulando ações é uma realização do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada dos Profissionais de Educação Básica – COMFOR/UnB em parceria com as coordenações dos cursos e visa dar ampla divulgação na UnB aos cursos ofertados pela Instituição no âmbito da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada – PONAFOR.

3 Programação

4 Destaques do Marco Regulatório Portaria n.º de 23/09/2011 – Institui a RENAFOR Art. 5§ 1º Às IES Federais o MEC destinará recursos orçamentários específicos, alocados na matriz orçamentária de cada instituição. o Suspensão da “negociação direta” o Suspensão da transferência de recursos via descentralização para envio direto na LOA na ação 20RJ.

5 Artigo 7º da Portaria A IES ou IF que aderir à Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica deverá instituir um Comitê Gestor Institucional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, conforme disposto na Resolução nº 1,de 17 de agosto de 2011,do Comitê Gestor da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica.

6 ComFor/UnB PARFOR FE DPP CIL/DEG DEX CURSO LIC.UnB Coor. ComFor Ato do DEG nº007/2013

7 Artigo 8º da Portaria O MEC, a CAPES e o FNDE definirão em instrumentos próprios as normas e atribuições para assegurar o funcionamento da Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica. As ações propostas deverão respeitar as orientações de cada instância, as quais estão previstas nas legislações de cada esfera.

8 Projetos de Cursos Fluxos internos - UnB 1. Divulgação pelo MEC Catálogo de oferta de Cursos articulado ao FEPAD-DF e UnB 2. Adesão Institucional e submissão da propostas as Unidades Acadêmicas e Conselhos das Unidades na UnB 3. Submissão do projeto ao ComFor, após aprovação interna nas UA e Conselhos para análise e revisão orçamentária e sinalização ao MEC dos cursos que serão ofertados pela UnB 4. Tramitação junto ao MEC – via SISFOR submissão para análise e aprovação do Projeto do Curso para liberação do custeio e bolsas FNDE/SEB ou FNDE/SECADI 5. Acompanhamento e Monitoramento pelos coordenadores de cursos, Comitê Gestor e MEC via SISFOR

9 UNIDADES ACADÊMICAS. FACULDADES, INSTITUTOSCURSOS NUMERO DE ESTUDANTES RESPONSÁVEL Instituto de Psicologia/UnB Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas SEB Instituto de Psicologia/UnB Especialização: Educação em e para os Direitos Humanos, no Contexto da Diversidade Cultural 360 SECADI Faculdade de Educação/UnB Extensão: Educação Ambiental Escolas Sustentáveis e com-vida 100SECADI Faculdade de Educação/UnB Extensão: Gênero e Diversidade na Escola 300SECADI Faculdade de Educação/UnB Especialização: Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social 300SECADI Faculdade de Educação/UnBEspecialização: Docência em Educação Infantil 120SEB

10 Faculdade de Educação/UnB Especialização: Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça 175SECADI Faculdade de Educação/UnBExtensão: Aluno Integrado500SEB Faculdade de Educação/UnBFormação Continuada: PNEM3900SEB Faculdade de Educação/UnB Formação Continuada: Conselho Escolar 1200SEB CEAN/UnBFormação Continuada: PNAIC3148SEB CEAN/UnB Especialização: Coordenação Pedagógica 400SEB CEAN/UnB Especialização: Produção de Material Didático e Formação de Mediadores de Leitura para o EJA 400SECADI Instituto de Letras/UnB Especialização: Ensino de Língua Portuguesa como segunda Língua para surdos 50SECADI FUP/UnBAperfeiçoamento: Socioeducação500SECADI FUP/UnBEspecialização: Educação do Campo40SECADI FUP/UnBLicenciatura: PROCAMPO120 DEG/UnBExtensão: Projeto Pan-africanismo e o Renascimento Africano 100SECADI Total de estudantes:

11 ComFor/UnB O Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada dos Profissionais de Educação Básica – Comfor/UnB é responsável, no âmbito da Instituição, por assegurar a indução, a articulação, a coordenação e a organização de programas e ações de formação inicial e continuada de profissionais da educação básica e gestão de recursos recebidos por meio do apoio financeiro do MEC, Capes e FNDE bem como pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa e de desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores de educação básica. Conforme Resolução Ministerial

12 ComFor/UnB Cabe ao Comfor analisar os dados e informações gerenciais referentes à implantação e ao desenvolvimento dos programas e ações de formação inicial e continuada no âmbito da Instituição, bem como coordenar o monitoramento desses dados e o seu fornecimento ao MEC por meio de sistema informatizado – SISFOR. Deverá articular-se com os órgãos de planejamento, orçamento e financeiro da Instituição para planejar e a companhar a execução dos gastos relativos aos programas de fomento à formação Conforme Resolução Ministerial

13 Ação 20RJ –Fomento destina-se ao “Apoio à Capacitação e Formação Inicial e Continuada de Professores, Profissi onais, Funcionários e Gestores para a Educação Básica”. É onde estão alocados os recursos da Matriz Orçamentária - LOA. Esta Ação destina-se ao “Apoio à Capacitação e Formação Inicial e Continuada de Professores, Profissi onais, Funcionários e Gestores para a Educação Básica”. Trata-se da cobertura das despesas de custeio. As bolsas são do FNDE. O recurso só é liberado após aprovação do MEC no SISFOR Valor da LOA /UnB ,46 SEB – ,46 SECADI – ,00

14 Algumas perguntas...

15 Como e onde está o espaço da formação dos profissionais da educação na UnB? Quais são as diretrizes institucionais para a consolidação deste espaço de atuação e discussão?

16 O que buscamos com a adesão a Política nacional de formação dos profissionais da educação Básica na UnB? Quais são as nossas diretrizes para ofertarmos estes cursos? Qual é o nosso objetivo com estas ofertas?

17 Qual o papel das Unidades Acadêmicas, Institutos e Faculdades no fortalecimento de uma política interna para a formação dos profissionais da Educação na UnB? Quais as ações a serem implementadas pela gestão da UnB em relação ao tratamento a ser dado a estes cursos?

18 DESAFIOS na UnB Articular, fortalecer e dar visibilidade para as ações ofertadas na UnB junto a SEB /SECADI/CAPES. Discutir e refletir sobre as ofertas de cursos de formação inicial e continuada pela UnB no âmbito da PONAFOR. Refletir sobre as diretrizes institucionais nacionais para a formação inicial e continuada da UnB. Estabelecer de forma articulada ao FEPAD a política institucional da UnB na oferta de formação inicial e continuada no âmbito da RENAFOR.

19 Promover ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito das ofertas dos cursos (inovações pedagógicas e metodológicas) Contribuir para a discussão sobre o “impacto destes cursos nos currículo e nas práticas pedagógicas nas licenciaturas. Integrar as ações de formação presenciais e a distância. Incluir na pauta das instancias superiores da UnB o papel da UnB na construção da Politica Nacional de Formação Docente. Fortalecer junto aos Decanatos e Conselhos Superiores os espaços de discussão sobre a formação inicial e continuada dos profissionais da educação.

20 Importância do ComFor no Cenário Nacional Audiência na SEB Audiência na ANDIFES Participação do COGRAD Realização de Fóruns Nacionais

21 Os Fóruns Nacionais – EnComfor Presidente - Fernanda Paiva – UFES Objetivos Compartilhar as experiências de gestão, analisar e discutir as atribuições dos Comfors no âmbito da Política Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica. Contribuir com o processo de fortalecimento dos Comfors nas IES Contribuir na indução da Política Nacional de Formação dos profissionais da Educação

22 Principais pontos 1.Local, Identidade e incumbência do Comfor nas IES 2.Diretrizes de estruturação dos ComFor nas IES 3.Interação dos ComFor com o CONAFOR 4.Funcionalidade e parametrização dos programas e ações Formativas 5.Articulação do Comfor interna e externamente 6.Fomento, custeio, capital e bolsas para os cursos 7.Ampliação do caráter sistêmico indispensável à PONAFOR

23 Dificuldades com as ações da 20RJ na IES Falta de parâmetros para o financiamento definidos nacionalmente. Sincronização do calendário de ofertas dos cursos com o calendário acadêmico da UnB – repasse tardio Morosidade na aprovação e repasse dos recursos para a IES pelo MEC Burocracia interna junto aos órgãos de gestão financeira na UnB Falta de entendimento e conhecimento dos pares em relação as especificidades dos cursos o que resulta em desgaste político-institucional dos coordenadores Falta de entendimento e conhecimento do DPP, DEX acerca das especificidades dos cursos. Falta de reconhecimento dos cursos junto as UA e institutos. Pouca agilidade e engessamento para a aplicação dos recursos pela e na IES

24 Rubem Alves É muito mais difícil desaprender o aprendido do que aprender uma coisa nova. O aprendido se agarra na gente de uma forma terrível e é o aprendido que impede que eu aprenda uma coisa de maneira diferente. Então é preciso desaprender o aprendido...É preciso ter olho novo para ver as coisas velhas de maneira diferente. OBRIGADA PELO APOIO, PERSISTENCIA E COMPROMETIMENTO DE TODOS OS COORDENADORES E EQUIPES DE GESTÃO DESTES CURSOS NA UnB!!


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