Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouElisa Cardoso Alterado mais de 10 anos atrás
1
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica Coordenação-Geral de Programas de Valorização do Magistério HÉLDER ETERNO DA SILVEIRA
2
Qualificação da Educação Básica e Formação de Professores
3
A CAPES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - DEB DIRETORIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - DED
4
QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS ALGUNS DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO A CAPES TEM COLABORADO PARA A QUALIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL?
5
Aspectos Endógenos as IES Qualificação Educação Básica Formação de Professores FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIALCONTINUADA MELHORAMENTO DAS LICENCIATURAS PROJETOS PEDAGÓGICOS E IDENTIDADE DOS CURSOS
6
Eixos mobilizadores dos programas e projetos induzidos e fomentados pela CAPES Licenciaturas e Educação Básica Formação Inicial FORMAÇÃO CONTINUADA E INÍCIO DA CARREIRA PESQUISA E FORMAÇÃO DOCENTE
7
Formação Inicial Licenciaturas e Educação Básica Formação Continuada Metas propostos Fomento aos estudos e investigação sobre o impacto das políticas públicas
8
Licenciaturas e Educação Básica Prodocência – Projetos Pedagógicos e Formação do Formador Novos Talentos NIFE Feiras de Ciência e Olimpíadas científicas Apoio à Educação Básica pelas FAP´s Rede Nacional de Ciências 1o. Eixo mobilizador
9
Formação Inicial PARFORPIBIDUABPLI 2o. Eixo mobilizador
10
Formação Continuada e Início de carreira Residência Docente Certificação em Língua Inglesa nos EUA – Universidade de Oregon Escola de Física em Genebra Aprimoramento da Língua Inglesa na Inglaterra – Universidade de Londres Escola sem Fronteiras 3o. Eixo mobilizador
11
Pesquisa e Formação Docente Observatório da Educação Mestrado Profissional em ensino e PROEB Observatório da Educação Escolar Indígena 4o. Eixo mobilizador
12
Perspectivas e Desafios Melhoramento das relações institucionais; Ampliação dos programas e criação de normas gerais para orientar as IES; Mapeamento de espaços nacionais e internacionais para a formação docente e mobilidade de professores; Implementação da Lei de Bolsas CAPES para Formação de Professores da Educação Básica; Criação do Prêmio CAPES-EB; Criação de indicadores de acompanhamento e qualidade; Informatização dos processos, incluindo a Plataforma Freire; Agilidade no repasse de recursos; Aumento no investimento para novos Programas de Formação de Professores da CAPES.
13
OBRIGADO helder.silveira@capes.gov.br (61) 2022 6565
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.