A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENHO TÉCNICO Prof. Leo Schirmer

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENHO TÉCNICO Prof. Leo Schirmer"— Transcrição da apresentação:

1 DESENHO TÉCNICO Prof. Leo Schirmer

2 INTRODUÇÃO Histórico: Antes da linguagem falada, a expressão gráfica foi a primeira forma de comunicação humana, desde os primórdios da civilização o homem utilizou o desenho como instrumento de comunicação.

3 Histórico Mesmo depois da introdução da linguagem escrita o desenho continua sendo uma forte expressão na comunicação humana.

4 Conceito Desenho é a ciência e a arte de representar, graficamente objetos e idéias através de linhas, cores e formas à mão livre ou com instrumentos e materiais adequados. É uma descrição gráfica que nos fornece, mediante linhas a imagem de um objeto que dificilmente poderia ser explicado com palavras.

5 Normas Técnicas Todo desenho é executado dentro de padrões estabelecidos e regras de conhecimento geral, que permitem seu entendimento por todos que o utilizem. As Normas Técnicas surgem são a legislação do desenho técnico, sem as quais este não pode existir. NBR Princípios gerais de representação em desenho técnico

6 Linhas - largura ou espessura No desenho arquitetônico o traço grosso tem uma variação de espessura em função da escala. Na escala de 1:50 é de 0,6 ou 0,8 mm na escala de 1:100 é de 0,5mm ou 0,6mm. Essas especificidades serão complementadas em módulos posteriores. Tipos de Linhas.

7 CALIGRAFIA TÉCNICA O desenho técnico não só usa linhas e desenhos de precisão absoluta, também utiliza-se da linguagem escrita representada em letras e algarismos. A caligrafia técnica ou letra bastão, estabelecida após estudos de legibilidade e de execução, é a simplificação máxima do “desenho” de letras e números. Tal simplificação busca evitar os riscos de dupla interpretação das informações que elas trazem. O tipo bastão é recomendada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Trata-se de caracteres desenhados com linhas de espessura uniforme, sem enfeites ou serifas.

8

9 EXEMPLO COMPARATIVO Os desenhos são compostos de informações escritas, dispostas: Títulos e números, somente maiúsculas de 6mm de altura; Subtítulos e números, maiúsculas de 5mm de altura; Listas de materiais, peças, dimensões e notas em geral, maiúsculas de 4mm de altura

10

11 CALIGRAFIA TÉCNICA – forma da escrita vertical

12 CALIGRAFIA TÉCNICA – forma da escrita inclinada

13 Traçados à mão livre Método para desenhar circunferências

14 Traçados à mão livre Método para desenhar arcos

15 Traçados à mão livre Método para desenhar arcos vinculados a pontos de tangência

16 Material de Desenho: Lapiseira – 0.7 ou 0.5 ponta de aço. (grafite 2B); Esquadros Régua 30 cm Borracha

17 O lápis Os lápis médios são os recomendados para uso em desenho técnico, a seleção do tipo depende sobretudo de cada usuário.

18 Materiais auxiliares (não obrigatórios)

19 Perspectiva e Vistas ortográficas


Carregar ppt "DESENHO TÉCNICO Prof. Leo Schirmer"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google