A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A formação integral do cristão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A formação integral do cristão."— Transcrição da apresentação:

1 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A formação integral do cristão

2 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Nesta unidade, composta de quatro capítulos, estudaremos a inter-relação da escola dominical com a educação cristã, que faz dela uma grande agência educadora, evangelizadora e missionária.

3 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A escola dominical, como agência de educação cristã, cumpre a grande comissão que tem por objetivos fazer discípulos, levá-los ao batismo e ensiná-los o que Jesus ensinou, fazendo assim, promove o desenvolvimento dos alunos e o crescimento da igreja.

4 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.1 – A origem da escola dominical  A escola dominical surgiu na cidade de Gloucester, na Inglaterra, em 1780, a partir da observação e visão de Robert Raikes, anglicano, jornalista e redator do jornal Gloucester journal de propriedade da sua família. ▪ – Raikes: cristão de visão empreendedora  1.2 – O processo histórico da escola dominical  O projeto da escola dominical teve o seu início de implantações no ano de 1780 e num período de três anos de experiência, de muita oração e dedicação, já existiam sete escolas com trinta alunos em cada uma, funcionando em casas particulares. ▪ – A escola dominical nos Estados Unidos: agência de ensino e missionária ▪ – A escola dominical no Brasil: Agência de ensino e evangelização ▪ – Na igreja metodista: A presença ativa da igreja na sociedade ▪ – Na igreja presbiteriana: O instrumento de combate ao analfabetismo

5 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP ▪ – Na igreja episcopal anglicana do Brasil: Até os bebês... No rol de berço ▪ – Na igreja congregacional: Ensinando a bíblia na língua dos alunos ▪ – Na Igreja batista: Escolas para aprender e crescer ▪ – Na assembléia de Deus: Evangelizando, ensinando e fazendo discípulos

6 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A família, a escola e a igreja são agências educativas necessárias para a formação do bom cidadão e do bom cristão.  2.1 – A Família: A agência de formação do caráter  A família é a primeira agência socializadora da criança e o lugar indispensável para a garantia da sua sobrevivência. ▪ – O papel da família na educação  2.2 – A escola: Agências de educação formal  A escola oferece aos seus alunos a educação formal e surgiu com o objetivo de transmitir a cultura e de gestar o novo e assim atender as necessidades dos agrupamentos humanos que se tornavam mais complexos.

7 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.3 – A igreja: Agência de educação cristã e os imperativos bíblicos  Para percebermos a igreja como agência de educação cristã é necessário rever a ordem dada por Jesus: “ Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” (Mt 28.19,20). ▪ – Na instrução ▪ – Na adoração ▪ – Na comunhão ▪ – No serviço ▪ – Na evangelização

8 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  O processo de educação, no sentido bíblico, combina com os princípios espirituais que emprestam poder e significado aos ensinos que transcendem os meios intelectuais normais e os meios humanos práticos.  3.1 – O objetivo da educação cristã  Para identificarmos o objetivo da educação cristã, podemos buscá-lo no ide de Jesus aos seus discípulos, registrado em MT Assim, pela ordem de Jesus, entendemos que o objetivo da educação cristã é preparar cada pessoa convertida para cumprir a grande comissão.

9 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  3.2 – A função da educação cristã na igreja  A educação cristã na igreja tem a função de ensinar e dar formação cristã aos crentes enquanto a própria igreja realiza suas diversas atividades. ▪ – Ensinar sobre o crescimento da igreja, o corpo de Cristo ▪ – Ensinar a aprender com Jesus ▪ – Ensinar a fazer discípulos ▪ – Ensinar para viver no dia a dia ▪ – Ensinar a valorizar o aluno

10 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A mensagem do Evangelho precisa se adequar às necessidades da sociedade moderna para enfrentar e atender os desafios deste novo tempo.  4.1 – Os desafios da Escola Dominical  Constitui-se em desafio para a ED instrumentar os seus alunos para cumprirem o “ide de Jesus”, no mundo dos nossos dias, de modo que possam incluir como alvo da evangelização e do ministério do ensino os portadores de necessidades especiais, como os surdos-mudos, os deficientes visuais, os cadeirantes, etc.

11 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  4.2 – A escola dominical além dos muros da igreja  A história da Escola Dominical nos conta que nos seus primeiros anos era uma escola que funcionava aos domingos e suas classes se reuniam nas salas das casas, ou em salas alugadas e, portanto, não funcionavam dentro de igrejas. ▪ – Escola bíblica nos lares ▪ – Escola bíblica em hospitais ▪ – Escola bíblica nos presídios

12 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  4.3 – Incluindo os portadores de necessidades especiais  A questão sobre a inclusão dos portadores de necessidades especiais tem sido amplamente discutida e defendida em todos os setores da sociedade nos nossos dias.  4.4 – Caminhando com o grupo da terceira idade  Ao apresentar os idosos como um desafio para a Escola Dominical levar seu ensino além dos muros da igreja, buscou-se também uma oportunidade de discutir o que um programa de educação cristã pode oferecer, considerando as condições deles. ▪ – A Escola Dominical e a terceira idade


Carregar ppt "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A formação integral do cristão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google