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A formação integral do cristão

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Apresentação em tema: "A formação integral do cristão"— Transcrição da apresentação:

1 A formação integral do cristão
ESCOLA DOMINICAL A formação integral do cristão A inter-relação entre a escola dominical e a educação cristã Unidade II

2 Introdução Nesta unidade, composta de quatro capítulos, estudaremos a inter-relação da escola dominical com a educação cristã, que faz dela uma grande agência educadora, evangelizadora e missionária.

3 Capítulo 1 – Escola Dominical: Agência de Educação Cristã
A escola dominical, como agência de educação cristã, cumpre a grande comissão que tem por objetivos fazer discípulos, levá-los ao batismo e ensiná-los o que Jesus ensinou, fazendo assim, promove o desenvolvimento dos alunos e o crescimento da igreja.

4 Capítulo 1 – Escola Dominical: Agência de Educação Cristã
1.1 – A origem da escola dominical A escola dominical surgiu na cidade de Gloucester, na Inglaterra, em 1780, a partir da observação e visão de Robert Raikes, anglicano, jornalista e redator do jornal Gloucester journal de propriedade da sua família. 1.1.1 – Raikes: cristão de visão empreendedora 1.2 – O processo histórico da escola dominical O projeto da escola dominical teve o seu início de implantações no ano de 1780 e num período de três anos de experiência, de muita oração e dedicação, já existiam sete escolas com trinta alunos em cada uma, funcionando em casas particulares. 1.2.1 – A escola dominical nos Estados Unidos: agência de ensino e missionária 1.2.2 – A escola dominical no Brasil: Agência de ensino e evangelização – Na igreja metodista: A presença ativa da igreja na sociedade – Na igreja presbiteriana: O instrumento de combate ao analfabetismo

5 Capítulo 1 – Escola Dominical: Agência de Educação Cristã
– Na igreja episcopal anglicana do Brasil: Até os bebês... No rol de berço – Na igreja congregacional: Ensinando a bíblia na língua dos alunos – Na Igreja batista: Escolas para aprender e crescer – Na assembléia de Deus: Evangelizando, ensinando e fazendo discípulos

6 Capítulo 2 – Agências Educativas: A Família, a Escola e a Igreja
A família, a escola e a igreja são agências educativas necessárias para a formação do bom cidadão e do bom cristão. 2.1 – A Família: A agência de formação do caráter A família é a primeira agência socializadora da criança e o lugar indispensável para a garantia da sua sobrevivência. 2.1.1 – O papel da família na educação 2.2 – A escola: Agências de educação formal A escola oferece aos seus alunos a educação formal e surgiu com o objetivo de transmitir a cultura e de gestar o novo e assim atender as necessidades dos agrupamentos humanos que se tornavam mais complexos.

7 Capítulo 2 – Agências Educativas: A Família, a Escola e a Igreja
2.3 – A igreja: Agência de educação cristã e os imperativos bíblicos Para percebermos a igreja como agência de educação cristã é necessário rever a ordem dada por Jesus: “ Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” (Mt 28.19,20). 2.3.1 – Na instrução 2.3.2 – Na adoração 2.3.3 – Na comunhão 2.3.4 – No serviço 2.3.5 – Na evangelização

8 Capítulo 3 – A Educação Cristã
O processo de educação, no sentido bíblico, combina com os princípios espirituais que emprestam poder e significado aos ensinos que transcendem os meios intelectuais normais e os meios humanos práticos. 3.1 – O objetivo da educação cristã Para identificarmos o objetivo da educação cristã, podemos buscá-lo no ide de Jesus aos seus discípulos, registrado em MT Assim, pela ordem de Jesus, entendemos que o objetivo da educação cristã é preparar cada pessoa convertida para cumprir a grande comissão.

9 Capítulo 3 – A Educação Cristã
3.2 – A função da educação cristã na igreja A educação cristã na igreja tem a função de ensinar e dar formação cristã aos crentes enquanto a própria igreja realiza suas diversas atividades. 3.2.1 – Ensinar sobre o crescimento da igreja, o corpo de Cristo 3.2.2 – Ensinar a aprender com Jesus 3.3.3 – Ensinar a fazer discípulos 3.3.4 – Ensinar para viver no dia a dia 3.3.5 – Ensinar a valorizar o aluno

10 Capítulo 4 – Os desafios da Escola Dominical hoje
A mensagem do Evangelho precisa se adequar às necessidades da sociedade moderna para enfrentar e atender os desafios deste novo tempo. 4.1 – Os desafios da Escola Dominical Constitui-se em desafio para a ED instrumentar os seus alunos para cumprirem o “ide de Jesus”, no mundo dos nossos dias, de modo que possam incluir como alvo da evangelização e do ministério do ensino os portadores de necessidades especiais, como os surdos-mudos, os deficientes visuais, os cadeirantes, etc.

11 Capítulo 4 – Os desafios da Escola Dominical hoje
4.2 – A escola dominical além dos muros da igreja A história da Escola Dominical nos conta que nos seus primeiros anos era uma escola que funcionava aos domingos e suas classes se reuniam nas salas das casas, ou em salas alugadas e, portanto, não funcionavam dentro de igrejas. 4.2.1 – Escola bíblica nos lares 4.2.2 – Escola bíblica em hospitais 4.2.3 – Escola bíblica nos presídios

12 Capítulo 4 – Os desafios da Escola Dominical hoje
4.3 – Incluindo os portadores de necessidades especiais A questão sobre a inclusão dos portadores de necessidades especiais tem sido amplamente discutida e defendida em todos os setores da sociedade nos nossos dias. 4.4 – Caminhando com o grupo da terceira idade Ao apresentar os idosos como um desafio para a Escola Dominical levar seu ensino além dos muros da igreja, buscou-se também uma oportunidade de discutir o que um programa de educação cristã pode oferecer, considerando as condições deles. 4.4.1 – A Escola Dominical e a terceira idade


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