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Criada em 1978 como Instituto de Ensino Superior de Cáceres – IESC, transformou-se na Universidade do Estado de Mato Grosso em 1993.

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1 Criada em 1978 como Instituto de Ensino Superior de Cáceres – IESC, transformou-se na Universidade do Estado de Mato Grosso em 1993.

2 A Sede da UNEMAT localiza-se em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, na região Sudoeste do Estado.

3 Na condição de Instituição pública de ensino, pesquisa e extensão está voltada para: Contribuir com a construção da cidadania, promovendo o acesso ao conhecimento, à cultura e à tecnologia, pautando-se nos princípios de justiça social, de probidade, de ética, de planetariedade, de pluralidade e de qualidade; Exercer a democracia através da liberdade de pensamento e expressão, com gestão democrática e participativa, comprometida com a igualdade de oportunidades de acesso e socialização dos benefícios educacionais;

4 Consolidar a autonomia didático-científica, administrativa, disciplinar e de Gestão Financeira e Patrimonial, garantida conforme o Capitulo III, Seção I – Art. 207 da Constituição Federal e Resoluções do Conselho Estadual de Educação e Estatutos da Instituição; Assegurar a qualidade das atividades em todos os setores acadêmicos e administrativos, de forma a corresponder com o que a sociedade espera e deseja de uma Universidade Pública.

5 Com princípios de atuação pautados na prática democrática, na pluralidade de idéias, na vocação para o social, na preservação ecológica, na formação técnico-profissional das populações por ela alcançadas, seus objetivos são: Ministrar o Ensino Superior em diferentes campos do conhecimento humano; Estender à sociedade serviços indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão, abrangendo as áreas de Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Lingüística, Letras e Artes, Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas e Engenharias e Tecnologias;

6 Garantir o acesso ao conhecimento cultural-científico e a participação da população no processo de desenvolvimento solidário e sustentável; Produzir e difundir conhecimentos necessários ao desenvolvimento cultural, científico e tecnológico das regiões mato-grossenses, respeitando as características sócios ambientais de forma a contribuir para o melhor uso sustentável dos recursos naturais; Identificar os problemas da população, contribuindo com alternativas relevantes para a melhoria da qualidade de vida.

7 AMAZÔNIA PANTANAL CERRADO UNEMAT presente nos três biomas mato-grossenses

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9 O Quadro de Docentes é composto por 43 doutores, 249 mestres e 470 especialistas e graduados, totalizando Acadêmicos: no Ensino de Graduação e 706 no Ensino de Pós-Graduação 703 Técnicos Administrativos COMUNIDADE ACADÊMICA DA UNEMAT

10 Nos 11 Campi Universitários e 11 Núcleos Pedagógicos da UNEMAT, são ofertados 74 cursos de graduação: 22 cursos de Bacharelados, 51 cursos de Licenciaturas Plenas e 01 de Bacharelado e Licenciatura.

11 Na UNEMAT em 2004 foram ofertadas vagas nos cursos de graduação, com candidatos inscritos, em média 7,33 candidatos por vaga.

12 Cursos de Graduação por Modalidade de Ensino

13 Acervo Bibliográfico Do inicio do PPA 2000/2003 ao início do PPA 2004/2007 percebe- se um aumento de 37% no acervo bibliográfico em todos os Campi Universitários.

14 Encontram-se em desenvolvimento na UNEMAT, 80 projetos de pesquisa, em diversas áreas do conhecimento, alguns em parceria com CNPq, FINEP, FAPEMAT, FAO, PROBIO, contando com a participação de 146 acadêmicos bolsistas na iniciação científica.

15 Ferramentas Gerenciais de Apoio a Agricultura Familiar (Cáceres) Avaliação de fonte alternativa de biofertilizantes e diferentes tipos de cobertura de solo em sistema florestal (Cáceres) Bases de Pesquisas dos Biomas mato- grossenses (Cáceres) Adaptação de uma coleção de plantas medicinais a dois sistemas de cultivo: solteiro e consorciado (Cáceres) Algumas Pesquisas importantes para o desenvolvimento de Mato Grosso

16 Introdução e avaliação de genótipos de bananeira resistentes a Sigatoka Negra (Tangará da Serra) Influência da densidade e da época de semeadura na produção de gramíneas forrageiras no Sudoeste de Mato Grosso (Tangará da Serra) Quantificação das perdas de solo e da água em pastagem e em área de mata nativa (Tangará da Serra) Levantamento populacional das cigarrinhas da cana-de-açúcar e das pastagens e seus inimigos naturais (Tangará da Serra) Cultivo alternativo de algodão sob adubação orgânica e aplicação foliar de micro nutrientes (Tangará da Serra)

17 Avaliação de cultivares de algodoeiro e do uso de silicato de cálcio na produção de algodão (Tangará da Serra) Mudanças de solo na Amazônia: implicações climáticas e na ciclagem de carbono (Alta Floresta) Atividade enzimática e qualidade de sementes florestais submetidas a hipoxia, estresse hídrico e salino (Alta Floresta) Avaliação de sistemas de recuperação de pastagens degradadas na região da Amazônia mato-grossense (Alta Floresta) Análise de peixes nativos com potencial para aquarismo na bacia do Médio Rio das Mortes (Nova Xavantina)

18 Ecologia comparada em córregos do cerrado mato- grossense: bases para o desenvolvimento sustentável (Nova Xavantina) Uso de indicadores ambientais na gestão de recursos hídricos na bacia hidrográfica do Rio das Mortes (Nova Xavantina) Avaliação da pesca e pecuária no pantanal (Cáceres) Segurança Pública e reintegração social (Sinop) Soluções de projetos logísticos de transporte e localização agropecuária no Estado de Mato Grosso (Sinop) Análise das políticas educacionais nos assentamentos de reforma agrária no norte de Mato Grosso (Sinop)

19 Projetos de Pesquisa em desenvolvimento Percebe-se um crescimento de 220% no número de projetos de pesquisa entre o primeiro ano do PPA 2000/2003 e o primeiro ano do PPA 2004/2007.

20 Encontram-se em andamento 15 cursos de especialização, com 685 vagas: Ensino da Matemática Análise Ambiental e Planejamento Urbano Contabilidade Pública e Auditoria Governamental Tendências Didático Metodológicas da Educação Ensino – Aprendizagem de Língua Inglesa Lingüística – Língua e Discurso Gestão de Pessoas Gestão Organizacional Gestão de Agronegócios Finanças e Gestão Empresarial Língua Portuguesa e Literatura Ecologia do Cerrado Educação Ambiental e Ecoturismo – Conservação da Amazônia Turismo e Desenvolvimento Regional Psicologia do Ensino e da Aprendizagem

21 Do inicio do PPA 2000/2003 ao início do PPA 2004/2007 percebe- se um aumento de 191% na quantidade de laboratórios em todos os Campi Universitários. Laboratórios

22 Assecom /Unemat Entre extensão e cultura encontram-se em desenvolvimento na Instituição 121 projetos, envolvendo diversas parcerias e a participação de 208 acadêmicos bolsistas.

23 Através das ações de extensão, aproximadamente seis mil pessoas são beneficiadas, destacando-se os projetos a seguir:

24 Piscicultura: uma alternativa econômica e social (Alta Floresta) Programa de implantação de sistemas agro- florestais (Alta Floresta) Orientação econômica e financeira para as empresas (Barra do Bugres) Coleta seletiva, reciclagem e aproveitamento do lixo urbano para produção de adubo orgânico (Barra do Bugres) Universidade da terceira idade (Cáceres) Ensino de línguas (Alto Araguaia) Festival Ecológico e Cultural das Águas de Mato Grosso (Cáceres e Luciara) Encontro Estadual de Economia Sócio-Solidária (Cáceres e Sinop)

25 Alfabetização Solidária (Sinop) Formação de Professores como Agentes Multiplicadores da DST/AIDS (Sinop) Empresa Júnior do Curso de Administração (Tangará da Serra) PRONERA Educação de Jovens e Adultos nos Programas de Assentamentos da Reforma Agrária (Pontes e Lacerda) Inclusão Digital e Cursos de Línguas abertos à comunidade (todos os Campi) Alfabetização de Jovens e Adultos na zona urbana de Nova Xavantina – PAJA; (Nova Xavantina) Por um Futuro Negro: Cor, Cidadania e Inclusão no Ensino (Cáceres) BB Educar e AABB Comunidade (Cáceres)

26 Projeto Kuratomoto "Nossa Gente Nosso Povo" - Proposta para implementação da tecnologia da Educação pelo Esporte (Cáceres) Escola de Aplicação e Valorização Humana – Ensino Fundamental (Cáceres) Incubação de Empreendimento Econômico Solidário em Mato Grosso (Cáceres) Centro Permanente de Educação Ambiental – CEPEA (Alta Floresta) Capacitação para a Iniciação em Informática (Barra do Bugres) Escritório Modelo de Assistência Jurídica – EMAJ (Cáceres) Viajando com a Ciência (Cáceres)

27 Projetos de Extensão em desenvolvimento Houve um crescimento de 98% no número de projetos de extensão e cultura entre o primeiro ano do PPA 2000/2003 e o primeiro ano do PPA 2004/2007.

28 Acadêmicos Bolsistas Nota-se um aumento de 160% do nº de acadêmicos bolsistas nos projetos de pesquisa e extensão, considerando o primeiro ano do PPA 2000/2003 e o primeiro ano do PPA 2004/2007.

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30 Campus Universitário de Cáceres Situado na Região Sudoeste, atende alunos nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Geografia, História, Letras, Computação, Pedagogia e Matemática, localizados nos municípios de Cáceres e Campos de Júlio.

31 Situado na Região Centro-Norte, atende alunos nos cursos de Ciências Contábeis, Letras, Administração, Economia Pedagogia e Matemática, localizados nos municípios de Sinop, Claudia, Sorriso e Lucas do Rio Verde. Campus Universitário de Sinop

32 Situado na Região Norte, atende 490 alunos nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Engenharia Florestal, localizados no município de Alta Floresta. Campus Universitário de Alta Floresta

33 Situado na Região Sudeste, atende 410 alunos nos cursos de Letras e Computação, localizados no município de Alto Araguaia. Campus Universitário de Alto Araguaia

34 Situado na Região Nordeste, atende 360 alunos nos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Pedagogia e Matemática, localizados nos municípios de Luciara, Confresa e Vila Rica. Campus Universitário do Médio Araguaia (Luciara)

35 Situado na Região Sudoeste, atende alunos nos cursos de Ciências Biológicas, Letras, Pedagogia, Matemática e Zootecnia, localizados nos municípios de Pontes e Lacerda, Araputanga, Comodoro e Jauru. Campus Universitário de Pontes e Lacerda

36 Situado na Região Oeste, atende 815 alunos nos cursos de Arquitetura, Ciências da Computação, Engenharia de Produção Agroindustrial, Matemática e Ciências Naturais, Ciências Sociais, Linguagem, Artes e Literatura para Educadores Indígenas, localizados no município de Barra do Bugres. Campus Universitário de Barra do Bugres

37 Situado na Região Sudoeste, atende 778 alunos nos cursos de Ciências Biológicas, Turismo e Pedagogia, localizados no município de Nova Xavantina. Campus Universitário de Nova Xavantina

38 Situado na Região Norte, atende 236 alunos nos cursos de Computação, Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Pedagogia, localizados nos municípios de Colíder, Matupá, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte. Campus Universitário de Colíder

39 Situado na Região Oeste, atende alunos nos cursos de Agronomia, Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, História, Letras, Educação Física, localizados nos municípios de Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis e Sapezal. Campus Universitário de Tangará da Serra

40 Situado na Região Noroeste II, atende 210 alunos nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Letras, localizados no município de Juara. Campus Universitário de Juara

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42 Pessoas capacitadas ao exercício da investigação, ao magistério e outras atividades profissionais, através dos cursos de graduação e pós-graduação.

43 Pesquisas realizadas e divulgadas nas diversas áreas do conhecimento científico, filosófico, cultural e tecnológico.

44 Conhecimentos socializados e serviços prestados, através das diversas modalidades de extensão universitária, contribuindo para o desenvolvimento social e humano da população atendida.

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46 Receitas Recursos do Tesouro

47 Número de Alunos Matriculados no Ensino de Graduação no final de 2003

48 Distribuição dos recursos do Tesouro por aluno matriculado no Ensino de Graduação - valor mês (2003)

49 Percentual por Grupo de Despesa Realizada (Balanço Geral 2003)

50 UNEMAT ESTADUAL E DE TODOS


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