A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Doença de chagas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Doença de chagas."— Transcrição da apresentação:

1 Doença de chagas

2 Protozoários Definição: Tratam-se de microrganismos parasitas, unicelulares, eucariotos responsáveis por infectar diversos seres vivos, incluindo o homem causando doenças crônicas e agudas. Transmissão: Via oral: Através de alimentos como água, frutas, verduras e carnes. Por vetores: Através de insetos Ex: Anopheles gambiae e o triatomíneo.

3 Doença de Chagas Nome científico: Tripanossomíase americana.
Agente etiológico: Trypanosoma cruzi. Vetor: Triatomíneo. Hospedeiros: Hospedeiro intermediário – O barbeiro. Hospedeiro definitivo – Homem/mamíferos. Distribuição geográfica: Registrada em quase todo continente americano. No Brasil é encontrado principalmente nas regiões do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Sergipe e Distrito federal.

4 Transmissão Transmissão:
O protozoário é transmitido pelo barbeiro (vetor) durante sua alimentação, ocorrendo geralmente a noite. O protozoário infecta o hospedeiro quando o vetor ao mesmo tempo que suga o sangue, deposita as fezes infectadas com as formas tripomastigotas do parasito.

5 Ciclo de vida Epimastigota
É a forma encontrada no tubo digestivo do vetor. Não é infectante para os vertebrados. Tem forma fusiforme com cinetoplasto junto ao núcleo na extremidade anterior próximo ao núcleo. Possui flagelo e membrana ondulante. Amastigota Fase intracelular sem flagelo e multiplicadora. Núcleo grande e pouco citoplasma. Cinetoplasto ao lado do núcleo e pouco menor que ele. Presente na fase crônica da doença. Tripomastigota Fase extracelular presente na corrente sanguínea. Apresenta flagelo, e membrana ondulante em toda extensão do corpo. Cinetoplasto se localiza na extremidade posterior do parasito. Estagio infectante da doença para o vertebrado, fase aguda.

6 Sintomas Sintomas: Nos humanos manifesta-se através da resposta imunitária, lise dos eritrócitos. Órgãos mais afetados: Coração - Quadro de miocardite. Intestino – problemas de absorção e hipertrofia. Fígado - Hepatoesplenomegalia. SNC – Mais raramente meningoencefalia

7 Edema de pálpebra - Sinal de Romanã. Miocardite
Mal de Chagas – hiperplasia de intestino Vetor Triatomíneo - barbeiro

8 Esfregaço gota espessa
Diagnóstico laboratorial Técnicas de gota espessa e esfregaço delgado e na fase crônica exames sorológicos e Hemograma completo. Esfregaço delgado Gota espessa Esfregaço gota espessa

9 Conceitos gerais Forma exclusiva do hospedeiro intermediário (vetor), multiplicando-se em seu interior. Extremamente móvel e com cinetoplasto na extremidade anterior e próxima ao núcleo. Sua membrana ondulante não é visível na maioria das vezes estando aderida ao corpo.

10 Conceitos gerais Forma móvel e extracelular, responsável pelos sintomas mais evidentes da doença. Caracteriza-se por se tratar da forma responsável pela infecção tanto ao hospedeiro intermediário quanto ao definitivo.

11 Conceitos gerais Forma oval desprovida de flagelo e com núcleo grande ocupando a maior parte. Cinetoplasto ao lado do núcleo e um pouco menor que ele. Forma intracelular e multiplicadora levando a lise celular. São formas imóveis encontradas nos tecidos casando inflamações.

12 Profilaxia: Construção de casa de alvenaria substituindo a de pau a pique, e ainda, o combate direto ao vetor. Melhoria da habitação (pau a pique). Permanência de animais domésticos dentro de casa.


Carregar ppt "Doença de chagas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google