A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é o projeto?  O projeto Você Repórter da Periferia tem por objetivo fomentar a produção de um núcleo de comunicação e jornalismo cultural, que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é o projeto?  O projeto Você Repórter da Periferia tem por objetivo fomentar a produção de um núcleo de comunicação e jornalismo cultural, que."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é o projeto?  O projeto Você Repórter da Periferia tem por objetivo fomentar a produção de um núcleo de comunicação e jornalismo cultural, que visa difundir informação e proporcionar interatividade, a fim de divulgar a cena cultural da periferia.  Desta forma, o projeto prevê a produção de conteúdo por meio de oficinas práticas e teóricas focadas em técnicas de comunicação e jornalismo cultural, produção de eventos e assessoria de imprensa. Atualmente esta iniciativa está sendo realizada pelos integrantes do blog Desenrola e Não Me Enrola, um veículo que divulga a cultura da periferia por meio de reportagens.  O principal objetivo do projeto é apresentar aos jovens e admiradores da cultura periférica de São Paulo, uma nova perspectiva de produção cultural. Para alcançarmos este objetivo, o projeto pretende ir além da realização de reportagens, organizando um evento direcionado a um dos maiores movimentos culturais da região, trata-se da literatura marginal, vertente artística que será homenageada pelo projeto com a realização do I Congresso de Escritores Periféricos de São Paulo.

3 Quais os objetivos  Realizar 20 oficinas, visando desenvolver as seguintes habilidades:  Filmagem e edição de vídeo-reportagem; técnicas de reportagem; e fotojornalismo;  Jornalismo web; redação para sites; e redes sociais;  Assessoria de imprensa: divulgação de eventos; e logística de eventos;

4 O resultado dos trabalhos  Produzir 15 reportagens ao todo, que serão postadas no Blog Desenrola E Não Me Enrola (http://desenrolaenaomenrola.com.br/) e redes sociais, sendo 10 matérias escritas e 5 matérias em vídeo dos seguintes temas: teatro; rap; samba; dança; poesia; artes plásticas; grafite e cultura Afro; afim de desenvolver nos participantes conceitos de produção e envolvimento cultural como:http://desenrolaenaomenrola.com.br/  Cobertura do Show de encerramento da Mostra Cultural da Cooperifa  Cobertura da apresentação da Cia Sansacroma - Dança Contemporânea  Cobertura do Aniversário do Samba da 27  Cobertura do Panelafro  Cobertura da apresentação teatral do Grupo A Brava  Cobertura do I Congresso de Escritores Periféricos de São Paulo  Realizar o I Congresso de Escritores Periféricos de São Paulo, com a organização de uma feira de livros e exposição de quadros e artes plásticas.  Produzir um programa, que terá em seu conteúdo as cinco reportagens produzidas em vídeo, mostrando a diversidade cultural da periferia paulistana.

5 Local das oficinas teóricas  FiloCzar – Escola Livre de Filosofia – Ciência e Arte  A Editora FiloCzar tem uma linha de trabalho que consiste em lançar obras literárias que enriqueçam a cultura brasileira, promovendo assim a articulação cultural por meio da leitura e incentivando o acesso ao conhecimento cientifico e filosófico.  A FiloCzar foi idealizada pelo Professor de Filosofia, pesquisador de Neurociência, Filosofo Clinico e ex-presidente do Centro de Arte e Promoção Social (CAPS Grajaú) - Cesar Mendes. Na concepção do projeto educacional e cultural que compreende a criação da escola, Mendes idealizou um ecossistema educacional, composto por uma Biblioteca, Livraria e Editora, todos interligados à função principal de proliferar conhecimento.

6 Quem sãos os instrutores  Raphael Poesia  Com apenas 22 anos de idade, Raphael já possui uma grande atuação profissional em meio as ações que promovem a cultura da periferia. Ao longo do seu trabalho, foram conquistadas as seguintes experiências:  Realização dos clips: Sem Um Qualquer e Ela Só Quer Dançar (Poesia Samba Soul); Reflexo, Esquema 5, Pura Timidez, Banda Q4tro, Refla, Guinão, Wesley Nóog, e outros  Coletânea PSS Convida - 18 clipes de artistas da periferia.  Educador do projeto - Periferia em Cena (2011)  Realização de oficinas - com alunos da Escola Estadual Oscar Pereira Machado (2012)  Instrutor de filmagem e edição - Projeto Música Câmera e Ação (2013)  Projeção e edição do DVD Poesia Samba Soul 25 anos (2013)

7 Quem sãos os instrutores  Ronaldo Matos  São 27 anos de muita dedicação, destinada ao consumo de informação, seja ela positiva ou negativa, Ronaldo sempre se alimentou dos fatos que envolvem a sua realidade social, a fim de construir sua identidade cultural. Morador do Jardim Ângela, admirador de movimentos culturais e observador da cena cultural da periferia, o jovem tem uma certa intimidade com as ferramentas da comunicação que o levaram a cursar a faculdade de jornalismo. Conheçam um pouco mais da experiência de Ronaldo. Cursa Jornalismo – UNIP  Curso Repórter do Futuro – Instituto Oboré – Cobertura Virada Cultural  Medialink Comunicação & Marketing - Assessor de imprensa  Câmara de Comercio Americana - Amcham Brasil - Relações Públicas:  Planin Comunicação empresaria – assistente de comunicação  Blog- Desenrola e Não Me Enrola - Repórter

8 Quem sãos os instrutores  Thais Siqueira Desde sua adolescência, Thais Siqueira como é conhecida nas salas de imprensa de São Paulo, demonstrava a sua vontade de ser repórter, investigando nas ruas os fatos que agregam ou denigrem a nossa sociedade, com isso, ingressou na faculdade de Jornalismo, certa de seu posicionamento profissional e não demorou muita a dar os primeiros passos como uma jornalista de carreira promissora, vejam um pouco mais das atuações de Thais Siqueira.  Cursa Jornalismo - UNIP  Curso Repórter do Futuro - Instituto Oboré - Tema – Cobertura Virada Cultural 12º Curso de Informação Sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de violência  Semana Estado de Jornalismo Ambiental Jornal O Estado de São Paulo  Blog Desenrola E Não Me Enrola – Idealizadora e Repórter  Produtora de Conteúdo – Site Do Lado de Cá  ALL TV - Estagiária – Repórter  Noticias em Cartaz - Blog - Repórter

9 Histórico de atuação  O grupo que se propõe a execução deste projeto tiveram suas relações estreitadas no convívio do cotidiano, junto à cena cultural periférica. Assim, eu, Ronaldo, conheci e comecei a trabalhar junto com Thais Siqueira, idealizadora do Blog Desenrola E Não Me Enrola no inicio de Após uma série de reportagens produzidas pelo Blog, realizadas no entorno das comunidades da Zona Sul, onde conhecemos Rafael Barbosa, que já realizava diversos trabalhos audiovisuais no entorno dos espaços culturais da mesma região.  Em meio a entrevistas e filmagens os idealizadores deste projeto começaram a frequentar os mesmos locais, como saraus, apresentações teatrais, shows e debates culturais e sociais sobre a periferia. Em um destes encontros, conhecemos a Escola de Arte Ciência e Filosofia – FiloCzar, um espaço destinado ao encontro de ativistas culturais para debater, conhecer e fortalecer iniciativas que fomentam o conhecimento e a cultura. A partir deste contato, surgiu o sonho de criar o projeto Você Repórter da Periferia.

10 Sejam bem vindos ao cenário da cultura da periferia paulista.

11 Sarau Clamarte

12 Sarau Elo da corrente

13 Sarau do Burro

14 Sarau Preto no Branco

15 Sarau Sobrenome Liberdade

16 Sarau Ambulantes

17 Sarau Magoma

18 CIA de Dança Os Crespos

19 Cia de Teatro - A Brava

20 Cia de Dança Diversidança

21 Samba Na 2

22 Pagode da 27

23 Samba do Monte Azul

24 Samba na Laje

25 Projeto Vinil em Evidência

26 Liga do Vinil

27 “Se você faz tudo sempre igual é seguro que nunca se perca, mas é possível que nunca se ache”. Poeta Sergio Vaz


Carregar ppt "O que é o projeto?  O projeto Você Repórter da Periferia tem por objetivo fomentar a produção de um núcleo de comunicação e jornalismo cultural, que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google