A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

K (Potássio) Ni (Níquel) Ag (Prata). História O potássio (origina do termo arábico alkali) é um elemento químico de símbolo K (do latim "kalium", nome.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "K (Potássio) Ni (Níquel) Ag (Prata). História O potássio (origina do termo arábico alkali) é um elemento químico de símbolo K (do latim "kalium", nome."— Transcrição da apresentação:

1 K (Potássio) Ni (Níquel) Ag (Prata)

2

3 História O potássio (origina do termo arábico alkali) é um elemento químico de símbolo K (do latim "kalium", nome original da sua base KOH), número atômico 19 (19 prótons e 19 elétrons), metal alcalino, de massa atómica 39 u, coloração branco prateado, abundante na natureza, encontrado principalmente nas águas salgadas e outros minerais. Oxida-se rapidamente com o oxigênio do ar, é muito reativo especialmente com a água e se parece quimicamente com o sódio. É um elemento químico essencial para o homem, encontrado em muitas hortaliças, e essencial para o crescimento das plantas. Empregado em células fotoelétricas. Foi descoberto por Humphry Davy, em 1807, a partir da eletrólise do hidróxido de potássio (KOH).

4 Potássio Nome, símbolo, número: Potássio, K, 19 Classe, série química: Metal, representativo (alcalino) Grupo, período, bloco:1,4,s Densidade, Dureza: 856Kg/m 3, 0,4 Cor e aparência: Branco prateado

5 Potássio

6 Propriedades Físicas Estado da MatériaSólido Ponto de Fusão336,53 K (63,38 °C) Ponto de Ebulição1032 K (759 °C) Entalpia de Aporização79,87 kJ/mol Entalpia de Fusão2,334 kJ/mol Pressão de Vapor1,06×10 -4 Pa a 336,5 K Velocidade do Som2000 m/s a 293,15 K

7 Propriedades Atômicas Massa Atômica39,0983(1) u Raio Médio220 pm Raio Atômico Calculado243 pm Raio Covalente196 pm Raio de Van Der Waals275 pm Configuração Eletrônica[Ar]4s 1 Estados de Oxidação (óxido)1 (base forte) Estrutura CristalinaCúbica centrada no corpo

8 Caracteristicas Principais: É o segundo metal mais leve. É um elemento muito maleável que se corta com facilidade com uma faca. Tem um ponto de fusão muito baixo, arde com chama violeta e apresenta uma coloração prateada nas superfícies não expostas ao ar, já que não se oxida com rapidez. Entretanto, deve ser armazenado dentro de um recipiente com querosene. Assim como os demais metais alcalinos, reage violentamente com a água, desprendendo hidrogênio, podendo inflamar-se espontaneamente em presença desta substância.

9 Obtenção O potássio constitui cerca de 2,4% em peso da crosta terrestre, sendo o sétimo elemento mais abundante. Devido a sua insolubilidade é muito difícil obter o metal puro a partir dos seus minerais. Ainda assim, em antigos leitos marítimos e lagos existem grandes depósitos de minerais de potássio (carnalita, langbeinita, polihalita e silvina) dos quais é economicamente viável a extração do metal e seus sais. A principal fonte de potássio é a potassa, extraída, entre outros locais, na Califórnia, Novo México e Utah nos Estados Unidos, e Alemanha. Em Saskatchewan há grandes depósitos de potassa a 900 metros de profundidade, que no futuro podem converter-se em importantes fontes de potássio e sais de potássio.

10 Reservas de Potássio

11 Produção de Potássio

12 Aplicações O potássio é um metal empregado em células fotoelétricas. Na natureza o efeito fotoelétrico é observado em plantas verdes: luz de determinado comprimento de onda, incidindo sobre molécula de clorofila, libera elétrons desta molécula com energia suficiente para iniciar o processo da fotossíntese.

13 O cloreto de potássio e o nitrato de potássio são empregados como fertilizantes. O nitrato também é usado na fabricação de pólvora, o cromato de potássio e o dicromato de potássio em pirotecnia. O carbonato de potássio é empregado na formação de cristais. A liga NaK, uma liga de sódio e potássio, é um material usado como transferente de calor. O cloreto de potássio é utilizado para provocar parada cardíaca em injeções letais. Outros sais de potássio importantes são o brometo de potássio, cianeto de potássio, iodeto de potássio e o sulfato de potássio, entre outros. Uma importante base é o hidróxido de potássio. Os sabões à base de potássio são os chamados "sabões moles", tais como os cremes de barbear. Dietas ricas em potássio podem exercer papel na prevenção e tratamentos da hipertensão arterial reduzindo os efeitos adversos do consumo de sal. (Nitrato de Potássio)

14 Papel Biologica Íon K+ está presente nas extremidades dos cromossomos (telômeros) estabilizando a estrutura. O íon hexaidratado (igual ao correspondente íon magnésio) estabiliza a estrutura do DNA e do RNA compensando a carga negativa dos grupos fosfatos. A bomba de sódio é um mecanismo pelo qual se conseguem as concentrações requeridas de íons K+ e Na+ dentro e fora da célula - concentrações de íons K+ mais altas dentro da célula do que no exterior - para possibilitar a transmissão do impulso nervoso. A diminuição do nível de potássio no sangue provoca hipopotassemia. É um elemento, também, essencial para o crescimento das plantas, sendo um dos três elementos consumidos em maior quantidade. O íon potássio, encontrado na maioria dos tipos de solo, intervém na respiração. Seu excesso (em nível de nutriente), a hipercaliémia ou hiperpotassemia, nos humanos pode causar: fraqueza e dificuldade na articulação.

15 Ausência A falta de potássio causa distúrbios neuromusculares (cãibras, paralisias), aumento da pressão arterial. Pode levar a riscos de derrame, pois esse mineral também é necessário como regulador dos movimentos dos músculos e das batidas do coração. Sintomas de deficiência de potássio incluem fraqueza muscular, desorientação e fadiga. As principais fontes são alimentos frescos como: carne (aves e peixes), leite, frutas, legumes, bananas, damasco, batatas e alimentos de grãos integrais Sua carência nos humanos pode causar: acne, prisão de ventre, depressão, cansaço, problemas de crescimento, insônia, fraqueza muscular, nervosismo, dificuldades respiratórias, retenção de sal batimentos cardíacos fracos.

16 Precauções O potássio sólido reage violentamente com a água, mais que o sódio, por isso, deve ser conservado imerso num líquido apropriado como azeite ou querosene. Devem-se tomar, na sua manipulação.

17 Níquel

18 História O uso do níquel remonta aproximadamente ao século IV A.C geralmente junto com o cobre já que aparece com frequência nos minerais deste metal. Bronzes originários da atual Síria tem conteudos de niquel superiores a 2%. Manuscritos chineses sugerem que o «cobre branco» era utilizado no Oriente desde A.C, entretanto a facilidade de confundir as minas de níquel com as de prata induzem a pensar que,na realidade, o uso do níquel foi posterior, a partir do século IV A.C.

19 Níquel Nome, símbolo, número: Níquel, Ni, 28 Classe, série química: Metal, metal de transição Grupo, período, bloco: 10, 4, d Densidade, Dureza: 8908 kg/m 3, 4,0 Cor e aparência: Brilhante, metálico

20 Níquel

21 Propriedades Físicas Estado da Matéria Sólido (ferromagnético) Ponto de Fusão 1728 K (1455 °C) Ponto de Ebulição 3186 K (2913 °C) Entalpia de Aporização 370,46 kJ/mol Entalpia de Fusão 17,472 kJ/mol Pressão de Vapor 237 Pa a 1726 K Velocidade do Som 4970 m/s a 293,15 K

22 Propriedades Atômicas Massa Atômica 58,6934(2) u Raio Médio 135 (149) pm Raio Atômico Calculado 121 pm Raio Covalente 163 pm Raio de Van Der Waals [Ar]3d 8 4s 2 Configuração Eletrônica 2, 8, 16, 2 Estados de Oxidação (óxido) 2,3 ( básicos) Estrutura Cristalina Cúbica de face centrada

23 Características Principais: É um metal de transição de coloração branco-prateada, condutor de eletricidade e calor, dúctil e maleável Porém não pode ser laminado, polido ou forjado facilmente, apresentando certo caráter ferromagnético. É encontrado em diversos minerais, em meteoritos (formando liga metálica com o ferro ) e, em princípio, existe níquel no núcleo da Terra.

24 Obtenção O níquel aparece na forma de metal nos meteoros junto com o ferro (formando as ligas kamacita e taenita), e acredita-se que exista no núcleo da Terra junto com o mesmo metal. Combinado é encontrado em diversos minerais como garnierita, millerita, pentlandita e pirrotina. Meteoritos

25 garnierita millerita pirrotina

26 Reservas de Níquel

27 Produção de Níquel

28 Aplicações Cadinhos de laboratorios químicos. Catalisador da hidrogenação de óleos vegetais

29 Papel Biológico O níquel também está presente na enzima metil com redutase e em bactérias metanogênicas. O niquel tem papel biológico parecido com o ferro por serem muito próximos.

30 Prata A prata é um elemento químico de símbolo Ag e de número atómico igual a 47 (47 prótons e 47 elétrons). À temperatura ambiente, a prata encontra-se no estado sólido. No teste de chama, assume a cor lilás.

31 Prata Nome, símbolo, número: Níquel, Ni, 28 Classe, série química: Metal, metal de transição Metalmetal de transição Grupo, período, bloco: 10, 4, d 104d Densidade, Dureza: 8908 kg/m 3, 4,0kg/m 3 Cor e aparência: Brilhante, metálico

32 Prata

33 Propriedades Físicas Estado da Matéria Sólido Ponto de Fusão 1234,93 K (961,78 °C) Ponto de Ebulição 2435 K (2162 °C) Entalpia de Aporização 11,28 kJ/mol Entalpia de Fusão 258 kJ/mol Velocidade do Som 2680 m/s

34 Propriedades Atômicas Massa Atômica 107,8682(2) u Raio Médio 160 pm Raio Atômico Calculado 165 pm Raio Covalente 153 pm Raio de Van Der Waals 172 pm Configuração Eletrônica [Kr] 4d 10 5s 1 Estados de Oxidação (óxido) 1 (anfótero) Estrutura Cristalina Cúbica de face centrada

35 Obtenção As principais áreas de mineração de prata do mundo se encontram na América do Sul, nos Estados Unidos, na Austrália e na antiga União Soviética. O maior produtor individual de prata é provavelmente o México, onde a prata tem sido minerada desde aproximadamente 1500 d.C. até hoje. A melhor prata natural, que ocorre na forma de arame torcido, é a de Kongsberg, na Noruega.

36 Aplicações Fixação da prata em fotolitos; Todo filme ou película fotossensível, como as das chapas de raio-X e dos fotolitos, é recoberto por uma fina camada de grãos de prata sensíveis à luz. "Bater uma foto significa expor a camada de grãos de prata à luz,depois que o filme é exposto à luz, a imagem fica gravada nele, mas não visível diz-se que está latente. Jóias; Utensílios domésticos de luxo ;

37 Referências Bibliográficas Wikipédia, a enciclopédia livre Equipe Brasil Escola Dicionário de Mineralogia - Pércio de Moraes Branco


Carregar ppt "K (Potássio) Ni (Níquel) Ag (Prata). História O potássio (origina do termo arábico alkali) é um elemento químico de símbolo K (do latim "kalium", nome."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google