A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IOGURTE UMA CONQUISTA MUNDIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IOGURTE UMA CONQUISTA MUNDIAL"— Transcrição da apresentação:

1 IOGURTE UMA CONQUISTA MUNDIAL
SERGIO DE OLIVEIRA MONTEIRO

2 IOGURTE O iogurte é um produto obtido pela fermentação láctea através da ação do Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophillus sobre o leite integral, desnatado ou padronizado;

3 HISTÓRIA DO IOGURTE Com uma origem não totalmente conhecida o Iogurte possui várias histórias sobre seu surgimento na antiguidade. Em decorrência das expedições, guerras e relações comerciais entre os fenícios e os egípcios e mais tarde de gregos e romanos, este alimento que hoje faz parte do nosso cotidiano rapidamente se difundiu, conquistando uma posição privilegiada na dieta alimentar.

4 Período Neolítico os pastores começaram a domesticar animas mamíferos e a utilizar o seu leite;
Acredita-se que o Iogurte seja mais antigo que a Bíblia; No inicio do século XX, o iogurte só estava disponível em farmácias; A produção industrial do iogurte iniciou em (Danone) e em 1942 nos Estados Unidos; O iogurte chegou ao Brasil, quando a marca Francesa Danone trouxe “Um produto inédito e muito saboroso”; Ainda hoje no Brasil, iogurte é sinônimo de Danone; Somente a partir de 1960 é que houve um aumento significativo do consumo; No Brasil este aumento foi a partir de 1970.

5 O Iogurte podem ser classificados em quatro grandes grupos:
TIPOS DE IOGURTE O Iogurte podem ser classificados em quatro grandes grupos: 1 - Iogurte tipo Suíço ou “batido”; 2 - Iogurte fermentado no pote; 3 - Iogurte tipo Sundae; 4 - Iogurte líquido.

6 TIPOS DE IOGURTE DISPONÍVEIS NO MERCADO
O mercado de refrigerados é composto por diferentes categorias: básicos, funcionais, líquidos, básicos, magros, crianças e prazer. 1-Básicos: Deram início à categoria de iogurtes. São incluídos nesses grupos os iogurtes naturais, aromas e pedaços. 2-Líquidos Básicos: São iogurtes líquidos que não oferecem nenhum benefício adicional à intrínseca conveniência da categoria.

7 3-Magros: Essa gama de produto com 0% de gordura, que podem ser líquidos ou sólidos.
4-Funcionais: São leites fermentados com um benefício específico para saúde. As categorias dos funcionais dividiram-se me probióticos (benefício proteção), bífidus (benefício digestão) e outros funcionais (na maioria tem beneficio relacionado ao coração). 5-Crianças: Neste grupo são incluídos todos os iogurtes para crianças, que podem ser líquidos ou sólidos. 6-Prazer: É um segmento que engloba os produtos mais gulosos, como os iogurtes cremosos, as sobremesas, os bi-compartimentados.

8 VANTAGENS NUTRICIONAIS DO IOGURTE
O iogurte possui inúmeras qualidades nutricionais de alto valor, com importante papel na alimentação e na saúde, em todas as etapas da vida. Hoje está comprovado que o consumo de iogurte: Colabora no bom funcionamento do intestino; Ajuda a fortalecer dentes e ossos;

9 Ele também é indicado para pessoas que sofrem de osteoporose;
Para mulheres que necessitam de reposição de cálcio na fase da menopausa; O iogurte é de fácil digestão e tem uma boa tolerância digestiva, o que o torna uma alternativa para quem não pode consumir leite; A ingestão diária de um iogurte pode ajudar a combater a obesidade; O iogurte pode ser introduzido na alimentação dos bebês.

10 MERCADO DO IOGURTE O consumo de produtos industrializados entre eles os produtos lácteos, e mais precisamente os iogurtes, tem aumentado a cada dia e vários são os motivos que levam a este hábito alimentar. O desenvolvimento crescente da tecnologia, A busca pela praticidade, Rapidez, Durabilidade, Qualidades presentes desde o preparo até o consumo. É o que tem tornado esses produtos casa vez mais aceitos pelos consumidores.

11 Tabela 1. Produção de Iogurte no Brasil.
O maior consumo de iogurte ocorre em países ao redor do Mediterrâneo, na Ásia e na Europa Central. Na Bulgária o consumo per capita está em torno de 31 kg/habitante/ano e, na Irlanda, em torno de 18 kg/habitante/ano. No Brasil o consumo de iogurte tem crescido substancialmente nos últimos anos, conforme pode-se verificar pelos dados apresentados na tabela abaixo. Tabela 1. Produção de Iogurte no Brasil. Ano Produção (toneladas) 1975 67.367 1977 69.041 1980 74.908 Produção de iogurte de acordo com o Serviço de Inspeção Federal (SIF).

12 Representando mais de 50% da produção de todos os iogurtes com sabor.
No Brasil, a popularidade do iogurte aumentou muito com a introdução de iogurte com sabores de frutas. o sabor morango Representando mais de 50% da produção de todos os iogurtes com sabor.

13 A embalagem também tem influenciado o aumento de consumo, devido:
Apresentação do produto em embalagens de 1 litro, constituídas de garrafas plásticas Embalagens de vidro ou “Tetra Pak” Outro fator que contribui para o consumo é sua durabilidade em média de 45 dias.

14 Uma pesquisa divulgada pelo Latin Panel põe o iogurte em primeiro lugar no crescimento do consumo das famílias brasileiras, que foi de 6,5%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra que o produto conquistou novos consumidores em 2007 – as vendas aumentaram 32% na comparação com 2006.

15 Os maiores fabricantes de iogurtes presentes hoje no Brasil são:
MARCAS NO BRASIL Os maiores fabricantes de iogurtes presentes hoje no Brasil são:

16 MT,MS,DF,GO, MA,PA,PI,RO,RR e TO
TABELA 2. Liderança dos produtos perecíveis lácteos. BRASIL Área I AL, BA, CE, PB, PE, RN e SE Área II ES, MG E interior de RJ Área III Grande Rio de Janeiro Área IV Grande São Paulo Área V Interior de São Paulo Área VI PR, SC e RS Área VII AC,AP,AM, MT,MS,DF,GO, MA,PA,PI,RO,RR e TO 1 Danone 1 Nestlé 2 Nestlé 2 Danone 2 Batavo 3 Batavo 3 Parmalat 3 Paulista 3 Itambé 3 Nestlé 4 Paulista 4 Batavo 4 Itambé 3 Vigor 3 Piá 5 Itambé 5 Trevinho 5 Activia 5 Vigor 4 Parmalat 6 Vigor 6 Batavo 6 Parmalat 7 Vigor Fonte: Revista Supermercado Moderno – publicação/junho/2008.

17 IOGURTE YOBIB’S O iogurte Yobib’s, será inicialmente apresentado, nos sabores morango e pêssego. Em quatro tamanhos, 150g, 250g,600g e 900gramas.

18 Embalagens Yobib’s

19

20

21

22

23

24

25 YOBIB’S EVOLUÇÃO Este é nosso novo produto;
Dele com certeza irá nascer outros tantos derivados, sempre acompanhando a evolução da indústria láctea e os anseios dos consumidores por produtos que além de saborosos, tragam o compromisso de uma vida saudável.

26 AGRADECIMENTO SÉRGIO MONTEIRO E EQUIPE;


Carregar ppt "IOGURTE UMA CONQUISTA MUNDIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google