A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão de Anatomia e Fisiologia INSTRUTORA: Andréia Oliveira Barros Sousa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão de Anatomia e Fisiologia INSTRUTORA: Andréia Oliveira Barros Sousa."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão de Anatomia e Fisiologia INSTRUTORA: Andréia Oliveira Barros Sousa

2 SISTEMA ESQUELÉTICO Além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos. Ele constitui-se de peças ósseas e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.

3 Classificação dos ossos Os ossos são classificados de acordo com a sua forma em: A - Longos: têm duas extremidades ou epífises; o corpo do osso é a diáfise. Exemplos: fêmur, úmero. B- Curtos: têm as três extremidades praticamente equivalentes e são encontrados nas mãos e nos pés. São constituídos por tecido ósseo esponjoso. Exemplos: calcâneo, tarsos, carpos. C - Planos ou Chatos: são formados por duas camadas de tecido ósseo compacto, tendo entre elas uma camada de tecido ósseo esponjoso e de medula óssea Exemplos: esterno, ossos do crânio, ossos da bacia, escápula.

4

5

6

7

8

9 Características: Está formada por 33 ossos denominados vértebras,dispostas em 5 divisões: Vértebras cervicais Vértebras torácicas Vértebras lombares Vértebras sacrais Vértebras coccígeas Coluna Vertebral

10 O TÓRAX É formado por: –Vértebras torácicas –Esterno –Costelas

11

12

13 Musculatura Esquelética O sistema muscular esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo, formando o que se chama popularmente de carne. Essa musculatura recobre totalmente o esqueleto e está presa aos ossos, sendo responsável pela movimentação corporal.

14

15 SISTEMA DIGESTÓRIO O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresenta as seguintes regiões; boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

16

17 GLÂNDULAS ANEXAS -Pâncreas -Fígado

18 PÂNCREAS Produção de insulina e glucagon Produção de enzimas digestivas

19 Fígado É o maior órgão interno, e é ainda um dos mais importantes. É a mais volumosa de todas as vísceras, pesa cerca de 1,5 kg no homem adulto, e na mulher adulta entre 1,2 e 1,4 kg.

20 Funções do fígado Secretar a bile Remover moléculas de glicose no sangue, reunindo-as quimicamente para formar glicogênio, que é armazenado; Armazenar ferro e certas vitaminas em suas células; Metabolizar lipídeos; Degradar álcool e outras substâncias tóxicas, auxiliando na desintoxicação do organismo; Destruir hemácias (glóbulos vermelhos) velhas ou anormais, transformando sua hemoglobina em bilirrubina, o pigmento castanho-esverdeado presente na bile.

21 SISTEMA URINÁRIO Formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.

22

23 SISTEMA REPRODUTOR

24 MASCULINO Testículos ou gônadas Vias espermáticas: epidídimo, canal deferente, uretra. Pênis Escroto Glândulas anexas: próstata, vesículas seminais, glândulas bulbouretrais

25

26 FEMININO É constituído por dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de Falópio), um útero, uma vagina, uma vulva. Ele está localizado no interior da cavidade pélvica.

27

28

29 SISTEMA RESPIRATÓRIO O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos local

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43 SISTEMA CARDIOVASCULAR O sistema cardiovascular ou circulatório é uma vasta rede de tubos de vários tipos e calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo. Dentro desses tubos circula o sangue, impulsionado pelas contrações rítmicas do coração.

44 Funções do sistema cardiovascular Transporte de gases Transporte de nutrientes Transporte de resíduos metabólicos Distribuição de mecanismos de defesa Coagulação sangüínea, etc.

45 Componentes do Sistema Cardiovascular Os principais componentes do sistema circulatório são: coração, vasos sangüíneos, sangue, vasos linfáticos e linfa.

46

47

48

49

50 Circulação pulmonar e circulação sistêmica

51

52 SISTEMA NERVOSO O sistema nervoso, juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a perceber as variações do meio (interno e externo), a difundir as modificações que essas variações produzem e a executar as respostas adequadas para que seja mantido o equilíbrio interno do corpo (homeostase). São os sistemas envolvidos na coordenação e regulação das funções corporais

53

54 DIVISÃO DO SISTEMA NERVOSO COM BASE EM CRITÉRIOS ANATÕMICOS. Sistema Nervoso Central –Encéfalo Cérebro: meninges Cerebelo Tronco Encefálico –Mesencéfalo –Ponte –Bulbo –Medula Espinhal Sistema Nervoso Periférico –Nervos Espinhais Cranianos –Gânglios –Terminações Nervosas

55

56 CÉREBRO Lobo Parietal:Sensações, consciência da forma corporal; Lobo Occipital: Estímulos Visuais Lobo Temporal: Audição, compreensão da ilnguagem, armazenamento e recordação de memórias; Córtex Sensorial: Impulsos sensoriais; Lobo Frontal: Personalidade, julgamento, raciocínio abstrato, comportamento social, expressão da linguagem, movimento; Córtex Motor:Movimento

57 CÉREBRO Lobo Parietal:Sensações, consciência da forma corporal; Lobo Occipital: Estímulos Visuais Lobo Temporal: Audição, compreensão da ilnguagem, armazenamento e recordação de memórias; Córtex Sensorial: Impulsos sensoriais; Lobo Frontal: Personalidade, julgamento, raciocínio abstrato, comportamento social, expressão da linguagem, movimento; Córtex Motor:Movimento

58 CEREBELO É responsável por facilitar os movimentos musculares coordenados e finos e ajuda na manutenção do equilíbrio.

59 TRONCO CEREBRAL Responsável pelas funções motoras(III e IV nervo craniano), reflexos auditivos e visuais (mesencéfalo),respiração, funções vasomotoras e cardíacas.

60 MEDULA ESPINHAL Via primária para as mensagens conduzidas entre as áreas periféricas do organismo e o encéfalo.

61 NERVOS CRANIANOS I – Olfatório: olfato II – Óptico: Visão III – Óculomotor: Movimentos oculares, constricção das pupilas e elevação da pálpebra superior IV – Troclear: Movimento do olho para baixo e para cima V – Trigêmeo: Mastigação, reflexo córneo- palpebral, sensibilidade da face e couro cabeludo

62 NERVOS CRANIANOS VI – Abducente: movimento lateral dos olhos. VII – Facial: expressões na fronte, nos olhos e na boca, paladar VIII – Vestíbulo Coclear:audição e equilíbrio IX – Glosso Faríngeo:deglutição, salivação e paladar.

63 NERVOS CRANIANOS X – Vago: deglutição, reflexo de vômito, fala, sensibilidade da garganta, laringe e vísceras abdominais, controla a freqüência cardíaca e o peristaltismo. XI – Acessório: movimento do ombro e rotação da cabeça XII – Hipoglosso: movimento da língua


Carregar ppt "Revisão de Anatomia e Fisiologia INSTRUTORA: Andréia Oliveira Barros Sousa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google