A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JUCÉLIA CONSTANTINI SANDRA MARA RIBEIRO FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA ESPECIFICIDADE PEDAGOGICA : EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JUCÉLIA CONSTANTINI SANDRA MARA RIBEIRO FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA ESPECIFICIDADE PEDAGOGICA : EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA."— Transcrição da apresentação:

1 JUCÉLIA CONSTANTINI SANDRA MARA RIBEIRO FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA ESPECIFICIDADE PEDAGOGICA : EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA QUEDAS DO IGUAÇU

2 EXCLUSÃO DE ALUNO COM DISLEXIA NAS SÉRIES INICIAIS Nossa pesquisa têm como objetivo principal esclarecer as diversas dúvidas de nossos educadores sobre a dislexia já que este é um problema que na maioria das vezes passa despercebido pelo educador ou diagnosticada de forma totalmente errônea pelos mesmos. A questão é: dislexia distúrbio ou deficiência. A presente pesquisa surgiu da necessidade de nós como educadores estar mais atentos a alguns distúrbios que são bastante confundidos com deficiência e acabam levando o educando a exclusão, há um despreparo muito grande dos educadores diante pelas dificuldades de aprendizagem desconhecemos completamente causas, sinais entre outros, e isso tudo consequentemente poderá levar o nosso educando ao extremo “ FRACASSO ESCOLAR”.

3 HISTÓRIA DA DISLEXIA A dislexia vem sendo estudada e discutida a muito tempo por pesquisadores, médicos e educadores. Não se pode afirmar com exatidão quem descobriu a dislexia e como descobriu, todas as pesquisas nesse campo foram importantes uma deu subsidio para outra continuar e muitas outras ainda estão sendo feitas.

4 CONCEITO DE DISLEXIA: DIS = distúrbio LEXIA= ( do latim) leitura ( do grego) linguagem. DISLEXIA= dificuldade na leitura e escrita. Não pode ser considera como uma doença e sim uma síndrome de origem neurológica ou genética com uma certa preferência por pessoas do sexo masculino.Sendo assim a dislexia é um distúrbio que se processa no cérebro e que interfere no reconhecimento de letras números, símbolos e palavras. Portanto a criança é inteligente, porém possui delimitações que os pais desconhecem e ate mesmo os educadores e em muitos casos acabam confundindo com uma deficiência mental.

5 POSSÍVEIS CAUSAS DA DISLEXIA SUAS CAUSA SÃO BEM VARIADAS, DISCORDANTES E DIFICEIS DE SEREM DETECTADAS PELOS PAIS, EDUCADORES, PSICOLOGOS E MÉDICOS. * PROBLEMAS SÓCIO ECONÔMICOS * PROBLEMAS PSICOLOGICOS E EMOCIONAIS * PROBLEMAS NEUOLÔGICOS * PROBLEMAS DE VISÃO E AUDIÇÃO

6 SINAIS DA DISLEXIA NA MAIORIA DA VEZES É NA ESCOLA QUE SE IDENTIFICA ESSES SINAIS EM FUNÇÃO DE SER UMA DIFICULDADE NA APREDIZAGEM LEITURA E ESCRITA AS VEZES APRESENTAM –SE CRIATIVOS E ATÉ COM INTELIGÊNCIA ACIMA DA MÉDIA. ENTRE AS PRINCIPAIS SINAIS ESTÃO: DIFICULDADE NA COORDENAÇÃO MOTORA. DIFICULDADE PARA ESCREVER MESMO PASSANDO PELO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EVIDENCIA- SE MUITO NO DITADO. INVERSÃO DE LETRAS : LETRAS VISUALMENTE PARECIDAS Q POR P, D POR B OU PR. LEITURA LENTA PRONUNCIA UMA SÍLABA DE CADA VEZ. POR ISSO A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR ESTAR ATENTO A ESSAS DIFICULDADE PRINCIPAL NO PROCESO DE ALFABETIZAÇÃO PARA QUE SUGIRA O ENCAMINHAMENTO CLÍNICO OU OUTRO QUE JULGUEM NESESSÁRIO. NESSA É IMPORTANTE QUE OS PAIS E A ESCOLA TRABALHEM JUNTOS.

7 A DISLEXIA PODE LEVAR O ALUNO A EXCLUSÃO. VIVEMOS NUMA SOCIEDADE DE INFORMAÇÕES ONDE LER E ESCREVER É CONDIÇÃO DE SUPERAÇÃO. Ler é :compreender, interpretar, descobrir, criar e sobretudo desfrutar do conhecimento. O disléxico portanto não dispõem desta habilidade e aos poucos se exclui e acaba sendo excluído na sala de aula por total falta de conhecimento do educador e consequentemente fora dela.

8 COMO A CRIANÇA ENFRENTA FRACASSO X EXCLUSÃO CLARO QUE AS CRIANÇAS A SENSAÇÃO DE FRACASSO E EXCLUSÃO E FRUSTRANTE, NÃO SÓ DESTROEM A SUA CONFIANÇA EM SI COMO CRIA UMA “ APATIA E INSÁTISFAÇÃO” QUE FAZ ELA REPUDIAR A LEITURA E BUSQUE ÊXITO NUM OUTRO PRONTO EXCLUINDO- SE POR CONTA, POR ACHAR-SE INFERIOR A ELES, POR NÃO SEREM ENTENDIDOS E RESPEITADOS. ENTÃO POR NÃO SEREM ENTENDIDOS E RESPEITADOS COMEÇAM A DESENVOLVER: ATITUDE DEPRESSIVA ATITUDE AGRESSIVA ANTIPATIA TOTAL A LEITURA OS PROBLEMAS EMOCIONAIS PIORAM CONSIDERAVELMENTE.

9 METODOLOGIA A pesquisa de campo foi realizada através questionários na Escola Municipal Araucária, esta localizada na rua castanheira nº. 56, no bairro entre vilas, CEP ,00 fone (046) Na cidade de Quedas do Iguaçu estado do PR. A Escola Municipal Araucária é composta por 10 professores, não encontramos dificuldade na pesquisa todos os profissionais ajudaram na realização desta pesquisa foram bem sinceros e responderão que não tinham conhecimentos. O que nos deixou realizadas foi o motivo que todos ficaram curiosos sobre o que é dislexia ficam de aprofundar mais seus conhecimentos não só nesta área, mas todas as dificuldades que a criança pode ter porque não aprende.

10 GRÁFICO 1: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM DISLEXIA?

11 GRÁFICO 2: A DISLEXIA É UMA DIFICIÊNCIA OU UM DISTÚRBIO?

12 GRÁFICO 3: VOCÊ COMO EDUCADOR CONHECE OS SINTOMAS DA DISLEXIA?

13 GRÁFICO 4: VOCÊ CONHECE AS CAUSAS DA DISLEXIA?

14 GRÁFICO 5 : SABERIA IDENTIFICAR UM ALUNO COM DISLEXIA?

15 GRÁFICO 6: JÁ PEDIU AVALIAÇÃO OU DESCONFIOU DE ALUNOS QUE TIVESSEM ESSES SINTOMAS?

16 GRÁFICO 7: JÁ PROCUROU SABER O QUE É DISLEXIA PARA PODER AJUDAR UM ALUNO QUE APRESENTASSE UM DOS SINTOMAS?

17 GRÁFICO 8: SE VOCÊ TIVESSE UM ALUNO COM DISLEXIA SABERIA COMO TRABALHAR COM ELE?

18 GRÁFICO 9: VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE PARA O EDUCADOR SABER E ESTUDAR SOBRE ALGUNS DISTURBIOS?

19 GRÁFICO 10: VOCÊ CONCORDA QUE NA MAIORIA DAS VEZES A DISLEXIA ACABA SENDO CONFUNDIDA COM UMA DEFICIÊNCIAS?

20 CONSIDERAÇÕES FINAIS EM NOSSA PESQUISA PODEMOS OBSERVAR QUE NOSSO EDUCADORES ESTÃO TOTALMENTE “ DESPREPARADOS” PARA LIDAR COM A DISLEXIA OU QUALQUER QUE SEJA O DISTÚRBIO. O SISTEMA EDUCACIONAL EM GERAL ESQUECEU –SE DE DAR MAIS INDICES DE FRACASSO ESCOLAR BEM COMO SUAS CAUSAS E ACABA IGNORANDO OU EXCLUINDO QUEM NÃO APRENDE PRÉ DETERMINANDO O FRACASSO A SUA VIDA CONFUNDIDO NA MAIORIA DAS VEZES SEU PROBLEMA COM DEFICIÊNCIA. FICA CLARO QUE OS EDUCADORES NESESSITAM URGENTEMENTE MUDAR PARA QUE CRIANÇA NÃO SEJAM PREJUDICADAS COMO MUITAS JÁ FORAM E ATÉ MESMO ESTAO SENDO NESSE MOMENTO.

21 A maior de todas as deficiências físicas é a do olhar. Enquanto o educador não aprender a substituir o conceito “deficiência” pelo conceito de “diferença” olhará os que são diferentes como sendo “deficientes”. CELSO ANTUNES


Carregar ppt "JUCÉLIA CONSTANTINI SANDRA MARA RIBEIRO FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA ESPECIFICIDADE PEDAGOGICA : EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google