A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Monique Padilha Enfermeira Residente Residência Multiprofissional em Saúde da Família - ENSP/Fiocruz Brasília, 8 de Julho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Monique Padilha Enfermeira Residente Residência Multiprofissional em Saúde da Família - ENSP/Fiocruz Brasília, 8 de Julho."— Transcrição da apresentação:

1

2 Monique Padilha Enfermeira Residente Residência Multiprofissional em Saúde da Família - ENSP/Fiocruz Brasília, 8 de Julho

3 O Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS) é uma articulação entre residentes de todo o país e visa promover um espaço de troca entre residentes multiprofissionais e em área profissional da saúde.

4 XII Encontro Nacional dos Residentes em Saúde, de Junho de – Uberaba/MG

5 3. Estabelecimento do Serviço Civil em Saúde:...é uma forma de incentivar e fortalecer o sentimento de pertencimento, compromisso e qualificação profissional

6 é uma das estratégias com potencial de provocar impacto imediato, na disponibilidade de profissionais, de modo a assegurar acesso e continuidade da atenção à saúde da população civil-profissional-em-saude Qualidade X Quantidade?

7 Como garantir que o profissional se fixe no território após 1 ano? –vínculo importante para a Estratégia Saúde da Família; Não aumenta a rotatividade no serviço? Qual a qualidade deste serviço prestado?

8 Como será a remuneração? –bolsa de residência? Que tipo de qualificação vai ter este profissional? Qual título sairá no final? Quais categorias profissionais participarão?

9 Como estimular o estudante a se inscrever nestes programas? Por que não estimular residências em Saúde da Família pelo país? Qual impacto real da proposta?

10 Inclusão/estímulo nas grades curriculares e projetos políticos pedagógicos de conteúdos que contemplem o SUS; Contribuir com uma prática qualificada no SUS!! Estimular a participação social;

11 Utilização de ferramentas como Telesaúde e qualificação também dos profissionais locais; Estimular programas e projetos como PET Saúde, VER-SUS e outros ainda na graduação; Garantir supervisão e apoio acadêmico aos participantes;

12 Estimular a estabilidade do profissional: Concursos públicos; Plano de Cargos e Carreiras. Discutir a formação dos profissionais;

13 Avaliar a inserção das residências neste processo: inserção de profissionais ou pontuação? Estimular residências multiprofissionais; Discutir a formação destes residentes: Encontro Regional Rede Unida / Oficina Temática IV Seminário Nacional de Residências em Saúde

14 O Serviço Civil Voluntário em Saúde vem para tentar resolver o problema de profissionais do Sistema Único de Saúde?

15 Defendemos um plano de ação que contemple questões para além do serviço civil, perpassando pela graduação, identificando nós críticos da adesão dos profissionais no local de trabalho e vendo formas de estímulo não apenas na atenção básica, mas o SUS como um todo.

16


Carregar ppt "Monique Padilha Enfermeira Residente Residência Multiprofissional em Saúde da Família - ENSP/Fiocruz Brasília, 8 de Julho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google