A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

S ISTEMA CIRCULATÓRIO. O SISTEMA CIRCULATÓRIO OU CARDIOVASCULAR é responsável pelo transporte de substâncias como, por exemplo, gases, nutrientes, hormônios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "S ISTEMA CIRCULATÓRIO. O SISTEMA CIRCULATÓRIO OU CARDIOVASCULAR é responsável pelo transporte de substâncias como, por exemplo, gases, nutrientes, hormônios."— Transcrição da apresentação:

1 S ISTEMA CIRCULATÓRIO

2 O SISTEMA CIRCULATÓRIO OU CARDIOVASCULAR é responsável pelo transporte de substâncias como, por exemplo, gases, nutrientes, hormônios e excretas nitrogenadas. Além disso ajuda a manter e regular a temperatura corporal, distribuindo calor. As defesas e as substâncias protetoras que o sangue contém e transporta defendem o organismo contra as infecções e lesões.

3 Nos animais vertebrados esse sistema possui um órgão central (o coração), situado na porção ventral do organismo. Nos seres humanos esse órgão encontra-se alojado no interior da cavidade torácica, atrás do osso esterno, entre os pulmões e superior ao diafragma

4 C OMPOSIÇÃO DO SANGUE Tecido conjuntivo líquido, que circula no nosso corpo por um sistema, vascular. Sendo responsável pelo suprimento constante de oxigênio e nutrientes para todas as células. Constituído por: diferentes elementos figurados, no plasma, água e proteínas. A maior parte do plasma sanguíneo é composta por água (93%), daí a importância de sempre nos mantermos hidratados ingerindo bastante líquido. Nos 7% restantes encontramos: oxigênio, glicose, proteínas, hormônios, vitaminas, gás carbônico, sais minerais, aminoácidos, lipídios, uréia, etc.vitaminassais mineraislipídios

5 E LEMENTOS FIGURADOS Os glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias ou eritrócitos, transportam o oxigênio e o gás carbônico por todo o corpo. Essas células duram aproximadamente 120 dias, após isso, são repostas pela medula óssea. O glóbulos brancos, também chamados de leucócitos, são responsáveis pela defesa de nosso corpo. Eles protegem nosso organismo contra a invasão de microorganismos indesejados (vírus, bactérias e fungos). De forma bastante simples, podemos dizer que eles são nossos "soldadinhos de defesa".microorganismosfungos

6 Em uma pessoa sadia o número oscila entre 5 e 11 mil leucócitos por ml de sangue, já em uma situação de resposta a processos infecciosos esta quantidade pode triplicar para poder atacar com eficácia os microrganismos invasores. A secreção amarelada (pus) que aparece em lesões nos tecidos, tem em sua composição uma grande massa de leucócitos juntamente a outros resíduos.resposta

7 Os leucócitos são classificados de acordo com a granulosidade do citoplasma e a quantidade de lóbulos nucleares. Sendo assim, são divididos em dois grupos: granulócitos e agranulócitos. Os granulócitos apresentam grânulos específicos em seu citoplasma e são classificados em três tipos, conforme a afinidade dos grânulos: neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Já os agranulóides podem ser monócitos e linfócitos. neutrófilos linfócitos

8 G RANULÓCITOS Neutrófilos: fagocitose e destruição dos invasores. Basófilos: liberam substância que participam do processo inflamatório e impedem a formação de coágulos. Eosinófilos: : liberam substância que participam do processo inflamatório, podem combater verminoses.

9 AGRANULÓCITOS Linfócitos; secreta anticorpos ( B) e coordena toda a resposta imunitária ( T). Monócito: fagocitose e destruição dos agentes invasores, diferenciam-se em macrófagos.

10 As plaquetas são fragmentos de células, presentes no sangue, que realizam a coagulação, evitando assim sua perda excessiva de sangue (hemorragia). Elas geralmente agem quando os vasos sangüíneos sofrem danos. Um exemplo simples é o caso de uma picada de agulha, onde observa-se uma pequena e ligeira perda de sangue que logo é estancada, isto ocorre graças ao tampão plaquetário.

11 Também concluiu que existem quatro tipos sanguíneos, chamados de A, B, AB e O, formando o Sistema ABO.tipos sanguíneosformando Aglutinogênios Os aglutinogênios são antígenos encontrados na superfície das hemácias e são responsáveis pela determinação do fenótipo sanguíneo. determinação

12

13 Os aglutinogênios são antígenos encontrados na superfície das hemácias e são responsáveis pela determinação do fenótipo sanguíneo. determinação As aglutininas são proteínas encontradas no plasma sanguíneo. As aglutininas são anticorpos que reagem com os aglutinogênios.plasma sanguíneoanticorpos Uma pessoa com o tipo sanguíneo A possui aglutinogênio A nas hemácias e aglutinina anti-B no plasma. Se receber sangue do tipo B, ou seja, que possua aglutinogênio B, as hemácias do sangue irão aglutinar, formando aglomerados de células, prejudicando a circulação sanguínea, prejuízos renais e, dependendo do caso, podendo levar à morte.

14 T RANSFUSÕES SANGUÍNEAS Para que seja realizada uma transfusão segura, é necessário conhecer o tipo sanguíneo do doador e receptor. Atualmente, o sangue que será doado passa por uma série de exames. Pessoas com o sangue tipo A podem receber sangue de pessoas do tipo A e do tipo O, pois o grupo O não possui aglutinogênios. Pessoas com o sangue tipo B podem receber sangue de pessoas do tipo B e do tipo O, pois o grupo O não possui aglutinogênios. Pessoas do grupo AB podem receber sangue dos grupos A, B, AB e O, pois não possuem aglutininas no plasma. Pessoas do grupo O só podem receber sangue de pessoas do grupo O, pois possuem algutininas anti-A e anti-B.

15

16 O SISTEMA CARDIOVASCULAR O sistema cardiovascular é formado por uma série de vasos sanguíneos e linfáticos, e por um órgão especializado em bombear o sangue, o coração. Em seu interior, circula um fluído constituído por células e diversas substâncias, o sangue. Distribui: nutrientes e oxigênio a todas as células e recolhe gás carbônico e excretas que serão eliminados.

17 V ASOS SANGUÍNEOS Artérias ; vasos sanguíneos que saem do coração e se dirigem a outras partes do corpo. São cilíndricos, suas paredes possuem uma camada de células musculares e elásticas capaz de resistir à pressão do sangue bombeando pelo coração. Veias; são os vasos que vão das diferentes partes do organismo até o coração. Apresentam válvulas no seu interior, que impedem que haja refluxo no sangue. Capilares; vasos sanguíneos muito finos, que levam substâncias até as células e recolhem resíduos, parede delgada, por onde realizam trocas de substâncias com o meio externo.

18 C ORAÇÃO É um músculo que se contrai aproximadamente 40 milhões de vezes por ano. Está dividido em 4 cavidades: 2 átrios ( que recebem o sangue), e 2 ventrículos ( de onde parte o sangue). A parede dos ventrículos é mais espessa que a dos átrios, devido a sua função: enquanto os átrios bombeias sangue para o ventrículo imediatamente abaixo deles, os ventrículos bombeiam sangue para os pulmões e para o corpo todo.

19 C ORAÇÃO : DOIS CIRCUITOS INDEPENDENTES Lado esquerdo ( átrios e ventrículos esquerdos), circula sangue oxigenado, sangue arterial; Lado direito ( átrios e ventrículos direitos), sangue rico em gás carbônico, sangue venoso, Esses tipos de sangue não se misturam, por isso dizemos que a circulação é completa>

20 AD comunica-se com o VD, pela válvula tricúspide; AE comunica-se com o VE; pela válvula mitral ou bicúspide. Função dessas válvulas entre os átrios e os ventrículos: garantir que o sangue, no coração, circule em um único sentido, sempre dos átrios para os ventrículos, e nunca no sentido inverso.

21 O Coração e a circulação Humana O átrio direito recebe as veias cavas (superior e inferior), por onde o sangue venoso chega ao coração, passando pela válvula tricúspide (contração / sístole atrial) em direção ao ventrículo direito, o qual encaminha o sangue pobre em oxigênio para o pulmão (sístole ventricular) através das artérias pulmonares. No pulmão, o sangue é oxigenado (hematose), retornando ao coração por meio das veias pulmonares, as quais se comunicam com o átrio esquerdo, passando o sangue pela válvula bicúspide ou mitral (sístole atrial), chegando ao ventrículo esquerdo e deste sendo distribuído (sístole ventricular) para os tecidos e órgãos através da artéria aorta.

22 C IRCULAÇÃO O trajeto percorrido pelo sangue entre o coração e os pulmões é conhecido como, pequena circulação. Este trajeto percorre o lado direito do coração, carrega sangue venoso para ser oxigenado nos pulmões. A grande circulação é o trajeto percorrido pelo sangue do coração até o resto do corpo, é passa pelo lado esquerdo do coração e leva o sangue que foi oxigenado nos pulmões para todas as outras células do organismo.

23

24


Carregar ppt "S ISTEMA CIRCULATÓRIO. O SISTEMA CIRCULATÓRIO OU CARDIOVASCULAR é responsável pelo transporte de substâncias como, por exemplo, gases, nutrientes, hormônios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google