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Entre no mercado global pelo portal da frente www.tradecom.pt Comércio electrónico B2B Prime A parceria ganhadora.

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1 Entre no mercado global pelo portal da frente Comércio electrónico B2B Prime A parceria ganhadora

2 ÍNDICE Comércio electrónico B2B: a grande oportunidade A parceria para o comércio electrónico B2B Tradecom + PT Prime + Unibanco + Banco Galicia + CommerceOne Evolução das receitas Vantagens do comércio electrónico entre empresas A CommerceOne A Tradecom Portugal Os parceiros locais O modelo da parceria Para compradores e vendedores Para o Brasil e Argentina

3 Comércio electrónico B2B: a grande oportunidade

4 Comércio electrónico entre empresas: a grande oportunidade Volume de transacções electrónicas entre empresas a nível mundial Mil milhões de dólares Fonte:Yankee Group; Gartner Business-to-business Business-to-consumer O negócio B2B vai tornar-se a mina de ouro do e-commerce

5 Enormes oportunidades no mercado brasileiro de comércio electrónico entre empresas M ilhões de dólares Fonte:IDC - Pesquisa de mercado fundamentada em inquéritos às empresas; investigação sobre tecnologias de acesso; investigação sobre fornecedores: dados estatísticos e informação sobre empresas com vendas online TCCA 118% Brasil

6 Enormes oportunidades no mercado argentino de comércio electrónico entre empresas Milhões de dólares TCCA 163% Fonte:IDC - Investigação de mercado baseada em inquéritos às empresas; Investigação sobre tecnologias de acesso; Investigação sobre fornecedores: dados estatísticos e informação sobre empresas com vendas online Argentina

7 A parceria para o comércio electrónico B2B Tradecom + PT Prime + Unibanco + Banco Galicia + CommerceOne

8 A CommerceOne

9 Caracterização da CommerceOne e da Global Trading Web l Líder em soluções de comércio electrónico, ligando dinamicamente compradores a fornecedores numa trading community na Internet l Mais de 250 grandes clientes a nível mundial: – BT, NTT, Suissecom, C&W, Optus, Singtel, GM, Endesa, Tradecom, Citibank – PeopleSoft – PWC, Microsoft, Compaq l 34 Marketplaces operacionais l Mais de fornecedores ligados ao mercado electrónico global l Estratégia de parceria com os operadores incumbents criando mercados com exclusividade regional CommerceOne 6 biliões de USD de compras conjuntas em 1999 A Commerce- One é o parceiro tecnológico melhor posicionado para liderar o desenvolvimen- to do mercado electrónico global Rede de parceiros a nível mundial

10 A Tradecom Portugal

11 Criação do líder incontestável do comércio electrónico entre empresas em Portugal Apresentação da Tradecom Portugal Prime Multimédia Líder incontestável nos serviços de telecomunicações para empresas Liderança do negócio de e-commerce B2C em Portugal Instituições financeiras de referência em Portugal Líder mundial de soluções de e-procurement Ampla parceria conjugando todos os esforços de diversas instituições líderes para atingir um objectivo comum 60% 3% 17% 3%

12 Os parceiros locais

13 Os parceiros na América Latina TradecomUnibanco Banco Galicia n Excelência tecnológica n Conhecimento profundo do negócio de comércio electrónico n Conhecimento profundo da solução C-1Commerce One n Experiência operacional e comercial n Posição de destaque no mercado brasileiro ao nivel do sector empresarial. n Historial de forte investimento em inovação tecnológica (p. ex. primeiro banco virtual do Brasil) n Instituição de referência a nível de performance n Cerca de 4 milhões de clientes n Maior banco privado na Argentina n Mais de 2 milhões de clientes n Vasta oferta de serviços financeiros inovadores nos diversos canais Parceria ganhadora

14 O modelo da parceria

15 Modelo de parceria para o desenvolvimento do negócio no Brasil e na Argentina NewCo B2B 22,5 % 55,0 % 45,0 % UniBanco/GaliciaGrupo PT Tradecom Brasil/Argentina Operação e manutenção da plataforma tecnológica Fornecimento de soluções de e- procurement da CommerceOne Fornecimento de soluções de e- enabling e facilitation Apoio técnico a clientes Fábrica de conteúdos Consultoria à NewCo B2B ao nivel do desenvolvimento de negócio. Front-end comercial Angariação de clientes Prospecção de oportunidades de negócio em mercados verticais e desenvolvimento de parcerias Desenvolvimento de serviços de valor acrescentado Papel desempenhado por cada empresa 77,5 %

16 Evolução das receitas

17 Estimativa do potencial de criação de valor para os parceiros pelo negócio B2B no Brasil e na Argentina Milhões de dólares Para os parceiros, o desenvolvimento do negócio B2B no Brasil e na Argentina é uma aposta estratégica Argentina Brazil INVESTIMENTOS 60 MILHÕES DE DÓLARES ARGENTINA + BRASIL EM 3 ANOS TCCA 80% Evolução das receitas VALOR ESTIMADO DAS NOVAS COMPANHIAS B2B = > 750 Milhões US$

18 Vantagens do comércio electrónico entre empresas

19 Vantagens para compradores e vendedores

20 Vantagens do comércio electrónico para as empresas CompradoresFornecedores Redução do preço de compra – Comparação de preços (10 a 35% de redução de preços) – Preços dinâmicos (leilões, leilões inversos - cerca de 20% de redução de preços) – Agregação de compras (20 a 30% de redução de preços) Redução dos custos associados ao processo de compra em cerca de 70% Aumento das receitas – Novo canal de venda – Maior volume de compras Redução de custos – Custos por encomenda – Serviço ao cliente – Facturação – Maior eficiência na gestão de conteúdos – Maior precisão (menos stocks, menos rework, menos retomas)

21 Vantagens para o Brasil e Argentina

22 Vantagens do comércio electrónico para as economias do Brasil e Argentina Modernização e aumento da competitividade Internacionalização Porta de entrada para a nova economia Incentivo à modernização e melhoria da performance das empresas e consequente aumento da competitividade Oportunidade de redução de custos e aumento da eficiência A entrada no mercado electrónico global fomenta o desenvolvimento económico de um país, potenciando a sua competitividade no panorama mundial Facilitação das trocas internacionais através da ligação dos mercados electrónicos a nível mundial Crescente exposição a novos mercados Facilitação do comércio no espaço Mercosul

23 Esta apresentação contém projeções relativas ao nosso negócio baseadas em expectativas, estimativas e previsões atuais. Nós usamos palavras como "acredita", "espera", "pretende", planeja", "projeta", "estima", "antecipa" ou expressões semelhantes para identificar projeções. Essas declarações não são garantias de desempenho futuro e envolvem imprecisões e riscos difíceis de se prever. Além disso, certas projeções, por estarem baseadas em presunções referentes a eventos futuros, podem se demonstrar imprecisas. Desta forma, desfechos e resultados efetivos podem diferir dos expressos ou implícitos nessas projeções. Nós não temos e não assumimos qualquer obrigação de atualizar quaisquer projeções, e esclarecemos que elas referem-se somente à data em que são feitas. Para maiores informações entre em contato com a área de Relações com Investidores do Unibanco. Telefone : / 1313 Fax:


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