A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Histologia Professora Ana Maria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Histologia Professora Ana Maria."— Transcrição da apresentação:

1 Histologia Professora Ana Maria

2 Histologia Histologia (do grego hystos = tecido + logos = estudo) é o estudo dos tecidos biológicos, sua formação, estrutura e função.

3 Tecidos É um conjunto de células que desempenham uma determinada função num organismo.

4

5 Tecido epitelial As células são justapostas, unidas com pouquíssimo espaço intracelular. Praticamente não possuem substância intercelular. Não possui vasos sanguíneos. O tecido epitelial, por não apresentar vasos sanguíneos, recebe nutrientes por difusão a partir de vasos sanguíneos encontrados no tecido conjuntivo subjacente (ex.: derme).

6

7

8

9 Funções Revestimento. Secreção de substâncias.
Proteção do corpo. Revestimento. Secreção de substâncias. Absorção (através, por exemplo, do epitélio do intestino). Percepção de sensações (pele).

10 Tecido conjuntivo Caracterizam-se pela grande quantidade de substância intracelular. As células são bem afastadas umas da outras.

11 Funções Têm como principal função o preenchimento de espaços e ligação de outros tecidos e órgãos. Sustentação.

12

13 Tipos de tecido conjuntivo
Tecido conjuntivo propriamente dito. Tecido adiposo. Tecido ósseo. Tecido cartilaginoso. Tecido sanguíneo.

14 Tecido conjuntivo propriamente dito
Preenchimento de espaços entre os órgãos viscerais; Suporte e nutrição do tecido epitelial; Cicatrização de tecidos lesados.

15 Tecido adiposo Constituído por células adiposas.
Maior depósito corporal de energia, armazenada em forma de gordura. Serve para modelar a superfície do corpo, sendo responsável pelas diferenças da silhueta masculina e feminina. Proteção contra choques mecânicos, por exemplo, na planta dos pés, na palma das mãos e nas nádegas. A gordura não é bom condutor de calor, o tecido adiposo constitui ainda um isolante térmico para o corpo.

16

17

18 Tecido Ósseo Forma os ossos.
Dá suporte ao corpo e protege órgãos vitais, como o cérebro na caixa craniana e os pulmões e o coração dentro da caixa torácica. Serve de apoio aos músculos esqueléticos, proporcionando movimentos úteis aos membros. Ele também protege e aloja a medula óssea, formadora das células sanguíneas. Serve ainda de depósito de cálcio, fosfato e outros íons, possibilitando regular a liberação destes no sangue quando necessário.

19 Tecido ósseo

20

21 Tecido cartilaginoso Possui consistência rígida, oferecendo suporte para os tecidos moles. Reveste também as superfícies articulares, absorvendo choques e facilitando o deslizamento dos ossos nas articulações.

22

23

24 Tecido sanguíneo Função: produção de células do sangue.
Localizado principalmente na medula dos ossos. Nesse tecido encontram-se células sanguíneas sendo produzidas. É um tipo especial de tecido que se movimenta por todo o corpo, servindo como meio de transporte de materiais entre as células. Formado por uma parte líquida, o plasma, e por diversos tipos de célula.

25

26 Plasma Contém inúmeras substâncias dissolvidas: aproximadamente 90% de água e 10% sais (Na, Cl, Ca, etc.), glicose, aminoácidos, colesterol, uréia, hormônios, anticorpos etc.

27 Células sanguíneas São três tipos: - têm a forma de disco;
1) Glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos: - são células anucleadas (não tem núcleo); - têm a forma de disco; - Função: responsável pelo transporte de oxigênio.

28

29

30 2) Glóbulos brancos (leucócitos):
- Células incolores nucleadas, tendo quase o dobro do tamanho das hemácias. - Função: produzem anticorpos e fagocitam microorganismos invasores e partículas estranhas. - Apresentam a capacidade de passar pelas paredes dos vasos sanguíneos para o tecido conjuntivo, sem rompê-los, fenômeno este denominado diapedese.

31

32

33 3) Plaquetas: São restos celulares originados da fragmentação de células gigantes da medula óssea. Função: realiza o processo de coagulação sanguínea, que impedem a ocorrência de hemorragias.

34

35 Tecido muscular As células são caracterizadas pelo seu formato alongado é a função de contração e distensão. Existem cerca de 600 músculos no corpo humano. Os músculos são capazes de se contrair e relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, escrever, impulsionar o alimento no tubo digestório, promover a circulação do sangue no organismo, urinar, defecar, piscar os olhos, rir, respirar…

36 Tecido muscular Há três tipos de tecido musculares:
a) Tecido muscular liso; b) Tecido muscular estriado esquelético; c) Tecido muscular estriado cardíaco.

37

38 Tecido muscular liso Encontrado nos órgãos internos, como bexiga, intestino, útero. Formado por células com um núcleo sem estrias transversais. Tem contração involuntária (não depende da vontade do indivíduo).

39

40

41 Tecido muscular estriado esquelético
Forma os músculos, órgãos ligados à estrutura óssea, permitindo a movimentação do corpo Formado por células com vários núcleos com estrias transversais. Contração voluntária, dependente da vontade do indivíduo.

42

43

44 Tecido muscular estriado cardíaco
Encontradas apenas no coração. Células alongadas, estriadas e ramificadas. Contração rápida, forte e involuntária, ou seja, independe da nossa vontade. Portanto, é também contínua, já que uma contração desencadeia outra e assim sucessivamente.

45

46

47

48 Tecido muscular

49 Tecido nervoso As células do tecido nervoso são denominadas neurônios.
Os neurônios são capazes de receber estímulos e conduzir a informação para outras células através do impulso nervoso. Os neurônios tem forma estrelada e são células alongadas e especializadas. O tecido é encontrado nos órgãos do sistema nervoso, como o cérebro e a medula espinhal.

50 Neurônio Formados por um corpo celular e numerosos prolongamentos.
a) Corpo celular: é a parte onde ficam o núcleo e diversas organelas, como mitocôndria. b) Dendritos: prolongamentos bastante ramificados que têm a função de captar estímulos. c) Axônio: é um prolongamento maior, com ramificações em sua porção final. Sua estrutura é especializada para transmitir os impulsos nervosos para outros neurônios .

51

52

53


Carregar ppt "Histologia Professora Ana Maria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google