A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

V Fórum Latino-americano e do Caribe em HIV/AIDS e DST

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "V Fórum Latino-americano e do Caribe em HIV/AIDS e DST"— Transcrição da apresentação:

1 V Fórum Latino-americano e do Caribe em HIV/AIDS e DST
21 ao 23 de novembro Lima Peru

2 V Fórum Latino-americano e do Caribe em HIV/AIDS e DST
Objetivos Promover diretrizes para políticas públicas nacionais e regionais em torno do acesso universal, à prevenção, atenção e ao tratamento, no marco de respeito aos direitos humanos. Compartilhar lições aprendidas e melhorar as práticas em todos os componentes: prevenção, atenção, intervenção, pesquisa e acesso à informação. Promover a participação e o envolvimento multisetorial com equidade. Visualizar os avanços da resposta à epidemia na região por meio do cumprimento dos compromissos internacionais assumidos em matéria de HIV.

3 Eixos Temàticos Ciências Básicas - Prevenção - Atenção Integral - Estudos Sociales e Epidemiológicos - Resposta Social - Gestção e Políticas Públicas

4 Ciencias Basicas Efeitos do HIV no organismo humano.
Farmacologia de anti-retrovirais. Últimos achados na biologia do HIV. HIV e co-morbilidade. Últimos Achados no campo da patología de neoplasias associadas a AIDS. Tendências regionais em investigação experimental: resultados recentes e considerações éticas. HIV e envelhecimento.

5 Prevençao Lições aprendidas na prevenção de populações com alta prevalência do HIV. Lições aprendidas na prevenção de populações de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Lições aprendidas na prevenção de populações móveis, indígenas, afrodescendentes e outras em situação de vulnerabilidade. Prevenção em usuários de álcool e drogas. Experiências exitosas em prevenção dirigida a homens e população geral. Experiências nacionais em prevenção da transmissão vertical do HIV e da sífilis: alcances e desafios. Experiências exitosas da prevenção do HIV com adolescentes e jovens: educação sexual integral. Abordagem da violência de gênero: avanços e desafios. Prevenção no local de trabalho. Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC na prevenção Envolvimento das PVVS na prevenção.

6 Atencao Integral Experiências exitosas de simplificação dos esquemas de tratamento anti-retroviral. Atenção integral a crianças e adolescentes. Quando iniciar o tratamento anti-retroviral? Usos e valor agregado das novas tecnologias para a triagem do HIV. Abordagem multidisciplinar e comunitária no cuidado das PVVS. Efeitos secundários dos ARV nas populações travestis, transexuais e transgêneros. Atenção integral da população privada de liberdade. Experiências na abordagem da saúde mental das PVVS. A saúde sexual e reprodutiva das PVVS. Novidades no manejo clínico multidisciplinar da PVVS: odontologia, cirurgia, oftalmologia, etc.

7 Estudos sociais Lições dos relatórios UNGASS nos países.
Avaliação de Programas: impactos na mudança de comportamento e na qualidade de vida. Estado atual da vigilância da resistência na Região e perspectivas. Contribuições da vigilância epidemiológica na resposta à epidemia. Contribuições e desafios da vigilância do HIV com populações de difícil acesso. Tendências em pesquisa sociocultural em gênero, diversidade e sexualidade. Recomendações para o monitoramento e avaliação desde a experiência da sociedade civil e o Estado. Estudos especiais com populações de elevada prevalência e em situação de vulnerabilidade social. Estudos especiais com PVVS.

8 Resposta social Experiências exitosas no envolvimento das pessoas vivendo com HIV, populações de maior prevalência e populações em situação de vulnerabilidade social na gestão de projetos. Resultados e desafios na reivindicação dos direitos humanos, direito a saúde e acesso universal no contexto do HIV. Contribuições do setor religioso na resposta ao HIV. Avanços e desafios nas intervenções alternativas em HIV.

9 Gestao e Politica Publica
Resposta dos Estados para diminuir o estigma e a discriminação. Experiências de harmonização da ação dos setores Educação e Saúde: políticas públicas sobre educação sexual integral. Políticas públicas para o acesso universal de adolescentes e jovens a prevenção, tratamento, atenção e apoio. Boas práticas para a rendição de contas e transparência de informação desde o Estado e a sociedade civil. Focalização de beneficiários nas políticas públicas sobre HIV.

10 Local

11 local

12 O Forum comunitario Fórum Comunitário é um espaço para que as comunidades e a sociedade civil organizada da região, envolvidas na prevenção, assistência, atenção, advocacy, mobilização e pesquisa em HIV/aids possam articular, capacitar, informar e fortalecer o trabalho em rede e trocar experiências. Portanto, neste IV Fórum Comunitário, será proposta a necessidade de avaliar e examinar a mobilização comunitária e da sociedade civil na América Latina e no Caribe na resposta à epidemia do HIV/aids. Como atividade prévia e integrada à Programação Científica do Fórum 2009, o Fórum Comunitário oferecerá às comunidades e à sociedade civil a oportunidade de promover a discussão de idéias ligadas ao setor e formular estratégias para futuras intervenções. O encontro se realizará em Lima, nos dias 21 e 23 de noivembre próximo, desenvolvendo-se por meio de atividades culturais, apresentações, discussões grupais, capacitações e difusão da resposta comunitária. O Fórum 2009 e o Fórum Comunitário (FC) são convocados e organizados pelo Grupo de Cooperação Técnica Horizontal (GCTH) e as nove Redes Comunitárias Regionais com trabalho em HIV/aids. Redes Comunitárias:

13 Redes Comunitárias: ASICAL. ( Toni reis - Dignidade ICW Latina.
REDTRASEX. ( Lisa Minely - Esperança LACCASO. RED-LACTRANS. REDLA+. REDLARD. MLCM. COASCE.

14 Fórum Comunitário é um evento prévio organizado pelas diferentes redes comunitárias da América Latina,  mas integrado à Programação Científica do V Fórum Latino-americano e do Caribe sobre HIV/Aids e DST. O IV Fórum Comunitário Latino-americano e do Caribe se realizará de 21 e 23 de noivembre de 2009, na cidade de Lima-Peru. O Fórum será um espaço para que as comunidades e a sociedade civil organizada da região, envolvidas na prevenção, assistência, atenção, advocacy, vigilância, mobilização e pesquisa em HIV/aids possam articular, capacitar e informar, fortalecendo o trabalho em rede e o ativismo comunitário a partir da troca de experiências e a discussão de temas críticos. Frente aos novos cenários políticos, financeiros e sociais nos quais se desenvolve a resposta ao HIV/aids na região, faz-se necessário fortalecer a mobilização comunitária, o maior envolvimento das pessoas afetadas e vulneráveis e fomentar o ativismo para a promoção e defesa dos direitos humanos. A prestação de contas é outro aspecto conjuntural e de grande importância para a resposta frente ao HIV/aids. Além disso, a transparência e o acesso à informação, as responsabilidades sociais e éticas tanto dos governos como das organizações da sociedade civil e o monitoramento dos compromissos serão outros temas importantes da discussão.

15 ANTECEDENTES I Fórum Comunitário Latino-americano e do Caribe – Brasil – 2000 – “Nunca mais uma só voz” II Fórum Comunitário Latino-americano e do Caribe - Cuba – 2003 – “Conhecimento, experiência e aliança, estratégias para o futuro” III Fórum Comunitário Latino-americano e do Caribe - Argentina – 2007 – “América Latina e Caribe: unidos na diversidade em direção ao acesso universal”

16 Objetivo Geral: Fortalecer o movimento comunitário e o trabalho em rede para responder aos novos cenários e desafios da epidemia do HIV e aids na região. Objetivos específicos: Intercambiar experiências e conhecimentos sobre o estado atual do movimento comunitário trabalhando em Direitos Humanos, Saúde Sexual e Reprodutiva, entre outros temas relacionados ao HIV e aids na região. Discutir temas críticos para a resposta comunitária frente ao HIV e aids na região. Explorar enfoques futuros do movimento comunitário na América Latina e Caribe e elaborar uma agenda política que oriente as ações dos secretariados regionais e as redes locais. RESULTADOS ESPERADOS Ter desenvolvido uma agenda  para o movimento comunitário.

17 EIXOS TEMÁTICOS Eixos temáticos: Direito à saúde e HIV/aids. Acesso universal. Estigma e discriminação.  Prestação de contas e vigilância social. Eixos transversais: MIPA, Liderança, Participação Comunitária e sustentabilidade do trabalho comunitário. Alianças estratégicas. Capacitação. Cultura, espiritualidade e HIV. Gênero e HIV. Novas realidades, novas necessidades: particularidades sociais, econômicas e culturais das populações sob maior risco de vulnerabilidade. Responsabilidade social e ética do setor privado e a sociedade civil. Políticas governamentais. Legislação regional e internacional sobre o HIV e aids. Fundo mundial e participação das comunidades.

18 METODOLOGÍA 1.- IV Fórum Comunitário tem se estruturado como um espaço de discussão e diálogo a respeito dos temas críticos para a resposta frente ao HIV e aids, desde a perspectiva do Setor das Comunidades. A discussão e o diálogo prepararão os participantes para os trabalhos do V Fórum e espera-se que deles emanem recomendações que orientem o movimento, seus aliados e outros tomadores de decisão nos próximos anos. Da mesma forma, o Fórum será um espaço propício para a troca de experiências e compartilhamento de diversas expectativas e perspectivas sociais, culturais e humanas. 2.- IV Fórum Comunitário será desenvolvido com base nas seguintes metodologias: Sessões plenárias; Discussões dirigidas; Oficinas de capacitação; Construindo a agenda; Reuniões de redes. Descrição Sessão Plenária Sessões de 1 hora e 30 minutos, em que 5 apresentadores abordarão, em cada dia, dois eixos temáticos a partir de diferentes visões e contextos (uma plenária pela manhã e outra à tarde). Discussões dirigidas/Diálogo Sessões de 1 hora, em que 3 apresentadores dialogarão entre si e com os participantes sobre temas críticos para a comunidade, relacionados aos eixos transversais, com a ajuda de um moderador. Oficinas de capacitação Sessões de treinamento com 2 horas de duração, enfocadas no desenvolvimento de uma capacidade específica (será feita uma convocatória para apresentação e seleção de propostas). Construindo a agenda Espaço de reflexão coletiva, facilitado pelas redes, para definir a agenda do movimento comunitário nos próximos anos. Os produtos dessas sessões serão sistematizados e apresentados como conclusões no V Fórum Reuniões de Redes: espaço para que as redes comunitárias se reúnam com seus parceiros e aliados no nível regional. Casa sessão contará com um moderador e um relator. Os moderadores e relatores desenvolverão, em equipe, as conclusões e recomendações do Fórum.  

19 Léo Mendes MSN: liorcino@yahoo.com.br
Orkut: Facebook : liorcino Blog: Fone Claro (62) Fone Vivo  (62) Fone Oi     (62)  Fone Tim   (62)


Carregar ppt "V Fórum Latino-americano e do Caribe em HIV/AIDS e DST"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google