A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comentário: Interpretando o Resultado do Prognóstico Climático Expresso em Tercis Versão de10/3/2008 14:35 Curso de Gestão do Risco Climático no Setor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comentário: Interpretando o Resultado do Prognóstico Climático Expresso em Tercis Versão de10/3/2008 14:35 Curso de Gestão do Risco Climático no Setor."— Transcrição da apresentação:

1 Comentário: Interpretando o Resultado do Prognóstico Climático Expresso em Tercis Versão de10/3/2008 14:35 Curso de Gestão do Risco Climático no Setor Agrícola Lauro T. G. Fortes. PhD Coordenador-Geral de Desenvolvimento e Pesquisa INMET, março de 2008

2 Exemplo de Prognóstico

3 Climatologias da Faixa Normal para o Trimestre do Prognóstico São Luiz Pelos mapas vemos que a Faixa Normal de Precipitação Acumulada para o trimestre FMA, para São Luiz, MA, por exemplo, situa-se, aproximadamente, entre 900 mm (percentil 30%) e 1400 mm (percentil 70%)

4 Histograma da Climatologia e da Prognóstico para São Luiz (MA), em Tercis

5 Plotando os Resultados em uma Curva de Função Distribuição Acumulada Na Previsão por Tecis, disponho de apenas 3 pontos e uma tendência assintótica para o valor de probabilidade 1

6 Plotando os Resultados em uma Curva de Função Distribuição Acumulada (2) Numa primeira aproximação, posso, entretanto ajustar uma curva pelos pontos conhecidos. No exemplo utilizou-se distribuições Gama. As curvas ajustadas me permitem dizer, por exemplo, que a probabilidade de chover menos de 1000 mm no trimestre seria de 40% pela climatologia e de 27% pela previsão, aproximadamente. Essas diferenças talvez não sejam significativas para muitas aplicações agrícolas ! Utilizando esse ajuste teríamos, por exemplo, uma média climatológica de 1230 mm, com desvio padrão de 590 mm, e uma média prevista de 1380 mm, com desvio padrão de 560 mm.

7 O IRI deverá em breve substituir a previsão por tercis por uma previsão que apresente curvas de probabilidade como a mostrada abaixo.


Carregar ppt "Comentário: Interpretando o Resultado do Prognóstico Climático Expresso em Tercis Versão de10/3/2008 14:35 Curso de Gestão do Risco Climático no Setor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google