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Exercícios da Apostila

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Apresentação em tema: "Exercícios da Apostila"— Transcrição da apresentação:

1 Exercícios da Apostila
Idade Moderna

2 (UNESP) Leonardo Bruni foi um importante humanista da cidade de Florença do século XV. No seu túmulo, na Igreja de Santa Croce, está escrito: "A História está de luto". Duas figuras aladas, copiadas de um arco-de-triunfo romano, seguram a placa em que foi gravada aquela inscrição. Duas esculturas, representando águias imperiais, símbolos do antigo Império Romano, sustentam o ataúde de Bruni. Completa a decoração a representação, num medalhão, da Virgem Maria com a Criança no colo. A decoração do túmulo de Leonardo Bruni expressa a) a mentalidade renascentista da elite italiana, que enaltece os valores clássicos e a religiosidade cristã. b) a valorização das atividades guerreiras pela burguesia italiana, interessada na unificação política do país. c) a profunda religiosidade cristã dos italianos no final da Idade Média e a sua preocupação com a vida extraterrena. d) o desprezo dos cidadãos das cidades italianas pelo momento histórico em que viviam, conscientes da decadência de sua época. e) o pacifismo inerente ao período da história italiana caracterizado pelas relações de cooperação entre as cidades- estados.

3 (UFLA) As Reformas Religiosas tiveram início no século XVI
(UFLA) As Reformas Religiosas tiveram início no século XVI. Assinale a alternativa que não se relaciona com esse processo. (A) A venda de indulgências incentivada pelos protestantes, que aliavam a sua ética religiosa ao espírito do capitalismo que nascia. (B) A mudança na visão de mundo como conseqüência do pensamento renascentista. (C) A presença de padres mal preparados intelectualmente que provocavam insatisfação nos fiéis. (D) A insatisfação da burguesia diante da condenação do catolicismo para o lucro e os juros.

4 (UFPR) No contexto da Contrarreforma, o Concílio de Trento (1545 – 63) marcou a reação católica contra o avanço do protestantismo e também um esforço da Igreja para tentar resolver seus graves problemas internos. Assinale a alternativa que não corresponde a uma medida adotada pelo Concílio de Trento. a) Reafirmação da autoridade papal e manutenção do celibato clerical. b) Confirmação dos sete sacramentos e elaboração do catecismo. c) Criação de seminários e proibição da venda de indulgências. d) Apoio à Companhia de Jesus e idades mínimas para padres e bispos. e) Livre interpretação da Bíblia

5 (Mackenzie) A política econômica do Capitalismo Comercial denominada mercantilismo ficou conhecida pelo estímulo: a) à exportação, em detrimento das importações, sob forte intervenção estatal na economia e exclusividade de comércio entre metrópole e colônia. b) ao individualismo econômico baseado no governo da natureza, e tendo a agricultura como principal produtora de riqueza. c) à plena liberdade de concorrência, regulamentando a produção com base na lei da oferta e da procura e nas atividades exclusivas de comércio entre metrópole e colônia. d) à reorganização da sociedade com base nas importações, desregulamentação da economia e liberdade de comércio entre metrópole e colônia. e) à balança comercial favorável através da produção agrícola e relações comerciais independentes entre colônia e metrópole.

6 (Fuvest) No século XVII, a Inglaterra conheceu convulsões revolucionárias que culminaram com a execução de um rei (1649) e a deposição de outro (1688). Apesar das transformações significativas terem se verificado na primeira fase, sob Oliver Cromwell, foi o período final que ficou conhecido como "Revolução Gloriosa". Isto se explica porque: a) em 1688, a Inglaterra passara a controlar totalmente o comércio mundial tornando-se a potência mais rica da Europa. b) auxiliada pela Holanda, a Inglaterra conseguiu conter em 1688 forças contra-revolucionárias que, no continente, ameaçavam as conquistas de Cromwell. c) mais que a violência da década de 1640, com suas execuções, a tradição liberal inglesa desejou celebrar a nova monarquia parlamentar consolidada em 1688. d) as forças radicais do movimento, como Cavadores e Niveladores, que assumiram o controle do governo, foram destituídas em 1688 por Guilherme de Orange. e) só então se estabeleceu um pacto entre a aristocracia e a burguesia, anulando-se as aspirações políticas da "gentry".

7 (UFAM) O govermo pessoal de Luís XIV (1661 – 1715) foi um dos mais marcantes na história da formação do Estado Francês. Sobre as características da monarquia francesa nessa época, assinale a alternativa incorreta: a) Graças ao poder militar, a França impôs sua hegemonia à Europa Continental. b) A liberdade religiosa foi assegurada, graças à manutenção do Edito de Nantes. c) O ambiente cultural da corte valorizava a arquitetura, a dramaturgia e as ciências. d) A atuação de Colbert, ministro das finanças, permitiu o desenvolvimento da política mercantilista. e) A construção do Palácio de Versalhes e a manutenção da corte prejudicaram as finanças do Estado.

8 A RAZÃO COMO A LUZ DO MUNDO
ILUMINISMO A RAZÃO COMO A LUZ DO MUNDO Prof. Alan Carlos Ghedini

9 Contra as trevas a “luz” da razão...
Século XVIII, também chamado século das luzes, em função do pensamento iluminista. Pensamento que tinha por base a “razão” Estimulou a oposição ao absolutismo/antigo regime Teve na França seu principal centro Atribuía a desigualdade e a injustiça como provocadas pelo homem

10 Pensadores do Iluminismo
Barão de Montesquieu Escreveu obras como as Cartas Persas, mas sua obra mais importante foi “O espírito das leis” em dava destaque a tripartição de poderes. Voltaire Atacava o absolutismo e a intolerância. Era altamente anti-clerical. Teria dito que “o mundo só seria livre no dia em que o último rei fosse enforcado nas tripas do último padre”. Jean Jacques Rousseau Sua maior obra foi o Contrato Social, em que definia a desigualdade como algo criado pelo homem o qual, na realidade, nasceria bom.

11 Pensadores Iluministas II
Diderot Junto com D´Alembert, cria a Enciclopédia, obra de 35 volumes que tinha o ambicioso objetivo de reunir todo o conhecimento humano.

12 Liberalismo econômico
Fisiocratas Quesnay e Gournay Agricultura como elemento central Laissez-faire, laissez-passer Adam Smith Pai do liberalismo – “Escola Clássica ou de Manchester” Escreveu a Riqueza das Nações Trabalho como elemento central Livre iniciativa, não-intervenção do Estado

13 Despotismo Esclarecido
Déspotas esclarecidos... Monarcas absolutistas mas em “roupagem” liberal Ex.: Frederico II, da Prússia Catarina II, da Rússia José II, da Áustria Marquês de Pombal

14 (Mackenzie) “Além do descontentamento com as medidas adotadas pela Inglaterra, a elite intelectual norte-americana e muitos colonos eram influenciados pelos ideais iluministas. Essas pessoas sonhavam com a formação de um novo país, independente e livre.” José Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti. Na independência das Treze Colônias da América, o pensamento iluminista serviu como suporte ideológico para a ruptura entre metrópole e colônia. Sobre o assunto, é correto afirmar que: a) todos os pensadores iluministas acreditavam que a sociedade havia sido precedida de um “estado de natureza”, onde o indivíduo já nascia com seu potencial e isso acarretava diferenças sociais. b) os iluministas eram inimigos da intolerância, valorizavam a razão e a liberdade do ser humano, cabendo, ao governo, não exercer a opressão e garantir os direitos naturais de cada cidadão. c) apesar de defenderem a igualdade social e buscarem corrigir as desigualdades sociais, os iluministas defendiam a permanência da escravidão, já que o escravo era uma propriedade que deveria ser protegida. d) na área econômica, o iluminista Adam Smith pregava a liberdade de comércio e acreditava que a verdadeira riqueza de uma nação proviesse da atividade agrícola, conforme o que havia sido elaborado em A riqueza das nações. e) os iluministas prezavam a razão como instrumento indispensável para o estudo da natureza e da sociedade e nisto eram auxiliados pela Igreja católica, que pregava que Deus estava presente em todos os seres vivos.


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