A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E XERCÍCIOS DA A POSTILA Idade Moderna. (UNESP) Leonardo Bruni foi um importante humanista da cidade de Florença do século XV. No seu túmulo, na Igreja.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E XERCÍCIOS DA A POSTILA Idade Moderna. (UNESP) Leonardo Bruni foi um importante humanista da cidade de Florença do século XV. No seu túmulo, na Igreja."— Transcrição da apresentação:

1 E XERCÍCIOS DA A POSTILA Idade Moderna

2 (UNESP) Leonardo Bruni foi um importante humanista da cidade de Florença do século XV. No seu túmulo, na Igreja de Santa Croce, está escrito: "A História está de luto". Duas figuras aladas, copiadas de um arco-de-triunfo romano, seguram a placa em que foi gravada aquela inscrição. Duas esculturas, representando águias imperiais, símbolos do antigo Império Romano, sustentam o ataúde de Bruni. Completa a decoração a representação, num medalhão, da Virgem Maria com a Criança no colo. A decoração do túmulo de Leonardo Bruni expressa a) a mentalidade renascentista da elite italiana, que enaltece os valores clássicos e a religiosidade cristã. b) a valorização das atividades guerreiras pela burguesia italiana, interessada na unificação política do país. c) a profunda religiosidade cristã dos italianos no final da Idade Média e a sua preocupação com a vida extraterrena. d) o desprezo dos cidadãos das cidades italianas pelo momento histórico em que viviam, conscientes da decadência de sua época. e) o pacifismo inerente ao período da história italiana caracterizado pelas relações de cooperação entre as cidades- estados.

3 (UFLA) As Reformas Religiosas tiveram início no século XVI. Assinale a alternativa que não se relaciona com esse processo. (A) A venda de indulgências incentivada pelos protestantes, que aliavam a sua ética religiosa ao espírito do capitalismo que nascia. (B) A mudança na visão de mundo como conseqüência do pensamento renascentista. (C) A presença de padres mal preparados intelectualmente que provocavam insatisfação nos fiéis. (D) A insatisfação da burguesia diante da condenação do catolicismo para o lucro e os juros.

4 (UFPR) No contexto da Contrarreforma, o Concílio de Trento (1545 – 63) marcou a reação católica contra o avanço do protestantismo e também um esforço da Igreja para tentar resolver seus graves problemas internos. Assinale a alternativa que não corresponde a uma medida adotada pelo Concílio de Trento. a) Reafirmação da autoridade papal e manutenção do celibato clerical. b) Confirmação dos sete sacramentos e elaboração do catecismo. c) Criação de seminários e proibição da venda de indulgências. d) Apoio à Companhia de Jesus e idades mínimas para padres e bispos. e) Livre interpretação da Bíblia

5 (Mackenzie) A política econômica do Capitalismo Comercial denominada mercantilismo ficou conhecida pelo estímulo: a) à exportação, em detrimento das importações, sob forte intervenção estatal na economia e exclusividade de comércio entre metrópole e colônia. b) ao individualismo econômico baseado no governo da natureza, e tendo a agricultura como principal produtora de riqueza. c) à plena liberdade de concorrência, regulamentando a produção com base na lei da oferta e da procura e nas atividades exclusivas de comércio entre metrópole e colônia. d) à reorganização da sociedade com base nas importações, desregulamentação da economia e liberdade de comércio entre metrópole e colônia. e) à balança comercial favorável através da produção agrícola e relações comerciais independentes entre colônia e metrópole.

6 (Fuvest) No século XVII, a Inglaterra conheceu convulsões revolucionárias que culminaram com a execução de um rei (1649) e a deposição de outro (1688). Apesar das transformações significativas terem se verificado na primeira fase, sob Oliver Cromwell, foi o período final que ficou conhecido como "Revolução Gloriosa". Isto se explica porque: a) em 1688, a Inglaterra passara a controlar totalmente o comércio mundial tornando-se a potência mais rica da Europa. b) auxiliada pela Holanda, a Inglaterra conseguiu conter em 1688 forças contra-revolucionárias que, no continente, ameaçavam as conquistas de Cromwell. c) mais que a violência da década de 1640, com suas execuções, a tradição liberal inglesa desejou celebrar a nova monarquia parlamentar consolidada em d) as forças radicais do movimento, como Cavadores e Niveladores, que assumiram o controle do governo, foram destituídas em 1688 por Guilherme de Orange. e) só então se estabeleceu um pacto entre a aristocracia e a burguesia, anulando-se as aspirações políticas da "gentry".

7 (UFAM) O govermo pessoal de Luís XIV (1661 – 1715) foi um dos mais marcantes na história da formação do Estado Francês. Sobre as características da monarquia francesa nessa época, assinale a alternativa incorreta : a) Graças ao poder militar, a França impôs sua hegemonia à Europa Continental. b) A liberdade religiosa foi assegurada, graças à manutenção do Edito de Nantes. c) O ambiente cultural da corte valorizava a arquitetura, a dramaturgia e as ciências. d) A atuação de Colbert, ministro das finanças, permitiu o desenvolvimento da política mercantilista. e) A construção do Palácio de Versalhes e a manutenção da corte prejudicaram as finanças do Estado.

8 A RAZÃO COMO A LUZ DO MUNDO ILUMINISMO Prof. Alan Carlos Ghedini

9 Contra as trevas a luz da razão... Século XVIII, também chamado século das luzes, em função do pensamento iluminista. Pensamento que tinha por base a razão Estimulou a oposição ao absolutismo/antigo regime Teve na França seu principal centro Atribuía a desigualdade e a injustiça como provocadas pelo homem

10 Pensadores do Iluminismo Barão de Montesquieu Escreveu obras como as Cartas Persas, mas sua obra mais importante foi O espírito das leis em dava destaque a tripartição de poderes. Voltaire Atacava o absolutismo e a intolerância. Era altamente anti- clerical. Teria dito que o mundo só seria livre no dia em que o último rei fosse enforcado nas tripas do último padre. Jean Jacques Rousseau Sua maior obra foi o Contrato Social, em que definia a desigualdade como algo criado pelo homem o qual, na realidade, nasceria bom.

11 Pensadores Iluministas II Diderot Junto com D´Alembert, cria a Enciclopédia, obra de 35 volumes que tinha o ambicioso objetivo de reunir todo o conhecimento humano.

12 Liberalismo econômico Fisiocratas Quesnay e Gournay Agricultura como elemento central Laissez-faire, laissez-passer Adam Smith Pai do liberalismo – Escola Clássica ou de Manchester Escreveu a Riqueza das Nações Trabalho como elemento central Livre iniciativa, não-intervenção do Estado

13 Despotismo Esclarecido Déspotas esclarecidos... Monarcas absolutistas mas em roupagem liberal Ex.: Frederico II, da Prússia Catarina II, da Rússia José II, da Áustria Marquês de Pombal

14 (Mackenzie) Além do descontentamento com as medidas adotadas pela Inglaterra, a elite intelectual norte-americana e muitos colonos eram influenciados pelos ideais iluministas. Essas pessoas sonhavam com a formação de um novo país, independente e livre. José Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti. Na independência das Treze Colônias da América, o pensamento iluminista serviu como suporte ideológico para a ruptura entre metrópole e colônia. Sobre o assunto, é correto afirmar que: a) todos os pensadores iluministas acreditavam que a sociedade havia sido precedida de um estado de natureza, onde o indivíduo já nascia com seu potencial e isso acarretava diferenças sociais. b) os iluministas eram inimigos da intolerância, valorizavam a razão e a liberdade do ser humano, cabendo, ao governo, não exercer a opressão e garantir os direitos naturais de cada cidadão. c) apesar de defenderem a igualdade social e buscarem corrigir as desigualdades sociais, os iluministas defendiam a permanência da escravidão, já que o escravo era uma propriedade que deveria ser protegida. d) na área econômica, o iluminista Adam Smith pregava a liberdade de comércio e acreditava que a verdadeira riqueza de uma nação proviesse da atividade agrícola, conforme o que havia sido elaborado em A riqueza das nações. e) os iluministas prezavam a razão como instrumento indispensável para o estudo da natureza e da sociedade e nisto eram auxiliados pela Igreja católica, que pregava que Deus estava presente em todos os seres vivos.


Carregar ppt "E XERCÍCIOS DA A POSTILA Idade Moderna. (UNESP) Leonardo Bruni foi um importante humanista da cidade de Florença do século XV. No seu túmulo, na Igreja."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google