A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Transição Demográfica Universidade Luterana do Brasil Curso de Geografia Geografia Humana Prof. Dr. Dakir Larara M. da Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Transição Demográfica Universidade Luterana do Brasil Curso de Geografia Geografia Humana Prof. Dr. Dakir Larara M. da Silva."— Transcrição da apresentação:

1 A Transição Demográfica Universidade Luterana do Brasil Curso de Geografia Geografia Humana Prof. Dr. Dakir Larara M. da Silva

2 A Transição Demográfica A transição demográfica é um modelo de leitura das grandes transformações demográficas que ocorreram ou que estão a ocorrendo no mundo contemporânea. Fundamentou-se por ser um modelo interpretativo das transformações demográficas da Europa, mas rapidamente adquiriu uma aplicação planetária. Apesar de existirem variantes interessantes de um autor para outro e de existirem algumas críticas à determinados aspectos da teoria (sobretudo quando esta é formulada numa linguagem muito dogmática e detalhada), a transição demográfica é considerada como um dos modelos interpretativos mais importantes da Demografia.

3 A Transição Demográfica Segunda a teoria da transição demográfica todos os países já passaram ou terão de passar por quatro fases de evolução: Fase do «quase-equilíbrio» antigo (ou de pré-transição) entre uma mortalidade elevada e uma fecundidade igualmente elevada o que implica um reduzido crescimento natural da população; Fase do declínio da mortalidade e da consequente aceleração do crescimento natural da população; Fase do declínio da fecundidade; a mortalidade continua a declinar embora a um ritmo mais moderado e o crescimento natural da população diminuiu de intensidade; Fase do «quase-equilíbrio» moderno entre uma mortalidade com baixos níveis e uma fecundidade igualmente baixa; o crescimento natural da população tende para zero.

4 A Transição Demográfica

5 A totalidade dos países desenvolvidos encontra-se na última fase da transição demográfica; Alguns países desse grupo até já entraram numa fase a que se começou a chamar de pós-transição devido ao fato do seu nível de fecundidade não garantir a substituição das gerações, além do número de óbitos ser superior ao de nascimentos. Todos os países do mundo já passaram pela segunda fase (declínio da mortalidade) e quase todos já chegaram à terceira fase (declínio da fecundidade).

6 A Transição Demográfica no Mundo


Carregar ppt "A Transição Demográfica Universidade Luterana do Brasil Curso de Geografia Geografia Humana Prof. Dr. Dakir Larara M. da Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google