A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bruna Taynara Jhonatan Fontoura Prof.: Nilza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bruna Taynara Jhonatan Fontoura Prof.: Nilza."— Transcrição da apresentação:

1 Bruna Taynara Jhonatan Fontoura Prof.: Nilza

2 A Rússia na Primeira Guerra Mundial

3 AS notícias sobre a Revolução de 1905 na Rússia, mais concretamente os acontecimentos decorrentes do “Domingo Sangrento” que ocorreu em 22 de Janeiro desse ano, (9 de janeiro, segundo o calendário juliano, vigente no país, na época), chegaram à imprensa vimaranense através dos jornais franceses e ingleses, mais concretamente pelo Daily Mail. Os primeiros mais optimistas relativamente ao conflito que os segundos

4

5 O bissemanário Comércio de Guimarães na sua edição de 14 de Fevereiro desse ano, dá destaque a este conflito na sua primeira página. Referiu-se aos acontecimentos em S. Petersburgo salientando o repouso aparente graças ao regime “férreo e brutal” de Trepoff, “prendendo, deportando e decapitando sem atenções nem por sexos nem por classes sociais”.

6

7 Fora da controlo deste governador continuaram as violências, as greves, as revoltas de soldados, a insurreição em várias cidades russas. Os mortos eram às centenas.

8

9 O articulista do Comércio de Guimarães escreveu que “todos os corpos de pessoas fuziladas foram transportados para as esquadras da polícia e até aos pais foram impedidos de tratarem do funeral dos seus filhos.

10

11 As valas dos cemitérios enchem-se repentinamente
As valas dos cemitérios enchem-se repentinamente. Os cadáveres chegam às centenas em carroças. Os sacerdotes quase não têm tempo para os encomendar.

12

13 Muitos têm o rosto desfigurado pelos buracos das balas, alguns apresentam falta de membros.” Mulheres e crianças encontravam-se também entre as vítimas.

14

15 Os camponeses deslocaram-se para as cidades para se juntarem aos amotinados. As tropas não conseguiram reprimir as sublevações.

16 Domingo Sangrento

17 A Revolução Russa já estava anunciada desde 1905  o regime czarista estava minado por várias forças contrárias: a oposição política da nobreza liberal e da burguesia, as manifestações de operários e camponeses, o crescimento dos partidos socialistas e a insatisfação das minorias nacionais submetidas ao Império Russo e obrigadas a adotar a religião, a cultura e a língua russa, em detrimento das suas. A Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial despreparada para uma guerra moderna de longa duração  e  verdade que seu exército possuía o maior contingente de toda a Europa, mas o comando era ineficiente, não havia apoio logístico, faltavam armas e as táticas de guerra eram ultrapassadas.

18 As ferrovias eram insuficientes para a grande extensão do império, tornando difícil o abastecimento das tropas no front; as estradas de rodagem também eram péssimas e insuficientes e quase sempre cobertas pela neve ou pela lama, e a indústria não tinha condições de atender às necessidades de mobilização. Havia ainda problemas políticos e sociais. O czar e a czarina eram místicos, mentalmente desequilibrados e sempre atendiam às indicações militares e políticas de videntes incompetentes e estelionatários. A alta nobreza era irresponsável, acatando, sem questionar, qualquer decisão mais esdrúxula do czar.

19 A burocracia civil era incompetente e incapaz de fazer o país funcionar. As tributações eram um fardo pesado para os mais pobres, gerando fome, greves e levantes constantes nas cidades e nos campos. Existia também muita inquietação nas outras nacionalidades dominadas pelos russos. Todos esses focos de tensão obrigavam uma grande parte do exército russo a atuar como policiais, impedindo sua utilização na frente de batalha.

20 Não refeita da derrota contra o Japão, a Rússia lançou-se numa aventura contra o exército alemão, equipado pelo mais poderoso indústria bélica da época. No final de 1916, o exército russo estava próximo da ruptura Perdera cerca de 5 milhões de soldados, entre mortos, feridos, doentes ou aprisionados pelos inimigos. Na falta de soldados experientes, foram convocados camponeses jovens, arrimos de família, gerando descontentamento no campo e preocupações na frente de batalha.

21 Em princípios de 1917,0 exércitos russos era uma enorme massa de soldados cansados, maltrapilhos, famintos e desarmados, desejosos da paz e enraivecidos com o imperador. Essa inquietação no front combinou-se com saques de armazéns, com o aumento do movimento grevista nas cidades e com invasões de terras pelos camponeses a  Rússia estava à beira de uma revolução interna muito mais séria e radical do que a de 1905.


Carregar ppt "Bruna Taynara Jhonatan Fontoura Prof.: Nilza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google