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GOULD Stephen Jay Gould nasceu em 10 de setembro de 1941, e em Nova Iorque, vindo a falecer em 20 de maio de 2002. Foi um paleontólogo e biólogo evolucionista.

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1 GOULD Stephen Jay Gould nasceu em 10 de setembro de 1941, e em Nova Iorque, vindo a falecer em 20 de maio de 2002. Foi um paleontólogo e biólogo evolucionista. Importante autor no que diz respeito à história da ciência. Como escritor, lutou contra a opressão cultural, principalmente contra a pseudociência legitimadora do racismo.

2 CONTEXTO HISTÓRICO RACIONALISMO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL IMPERIALISMO

3 RECAPITULAÇÃO História evolutiva da espécie condensada no indivíduo, e documentada no seu processo de crescimento. Proporcionou um critério a todos os cientistas interessados em estabelecer diferenças hierárquicas entre os grupos humanos. Serviu como teoria geral do determinismo biológico. Forneceu uma base para argumentos antropométricos — particularmente craniométricos — destinados a justificar a classificação hierárquica das raças. Justificou o imperialismo.

4 NEOTENIA LOUIS BOLK A neotenia inverte o argumento — "bom" — ou seja, desenvolvido ou superior — é conservar os traços da infância, desenvolver- se mais lentamente. Assim, os grupos superiores conservam até o estágio adulto suas características infantis, enquanto os inferiores chegam à fase superior da infância e logo degeneram

5 TEORIA LOMBROSIANA TEORIA DO CRIMINOSO NATO ATAVISMO

6 ESTIGMAS SIMIESCOS maior espessura do crânio simplicidade das estruturas cranianas mandíbulas grandes proeminência da face sobre o crânio braços relativamente longos rugas precoces testa baixa e estreita orelhas grandes ausência de calvície pele mais escura Baixa sensibilidade a dor ausência de reação vascular (incapacidade de enrubescer).

7 ESTIGMAS SOCIAIS Entre os estigmas de Lombroso também figurava um conjunto de traços sociais. Entre eles, 1) A gíria dos criminosos, uma linguagem própria com um elevado número de onomatopéias, à semelhança da fala das crianças c dos selvagens 2) A tatuagem, que reflete tanto a insensibilidade dos criminosos com relação à dor como seu gosto atávico pelos ornamentos

8 A CIÊNCIA “ADVOCATÓRIA” DE LOMBROSO Paul Topinard afirmou o seguinte sobre Lombroso : "Ele não diz: eis um fato que me sugere uma determinada indução; vejamos se estou equivocado; procedamos com rigor, recolhamos e acrescentamos outros fatos... A conclusão está formada de antemão; Lombroso procura provas, defende sua tese como um advogado que acaba por persuadir a si mesmo: está por demais convencido.”

9 DETERMINISMO BIOLÓGICO x DETERMINISMO SOCIAL Lombroso acreditava que para compreender o crime, é preciso estudar o criminoso, não a forma como este foi criado, sua educação ou as dificuldades que podem tê-lo incitado a delinquir. O determinismo é um fenômeno que que aprecia o comportamento humano. O homem é tipo aqui como um produto do meio. Da educação que recebeu, das influências externas...

10 SELEÇÃO PRÉVIA A consequência potencial mais dúbia da teoria de Lombroso nunca foi concretizada por uma lei ou proposta pelos seus partidários: a seleção prévia e o isolamento dos indivíduos portadores de estigmas antes que cometessem algum delito. Prisão de Guantánamo - muitos prisioneiros estão encarcerados sem que haja acusação formal, sem processo constituído e, obviamente, sem direito a julgamento.

11 LOMBROSO COMO CRITÉRIO DE JULGAMENTO O estudo dos fatores antropológicos proporciona aos guardiões e administradores da lei novos e mais seguros métodos para se detectar o culpado.

12 CRÍTICAS Alguns juízes rechaçavam a antropologia criminal de Lombroso não por acreditarem que se tratava de uma pseudociência, mas por considerá-la uma transeressão injustificada em uma matéria que de pleno direito competia exclusivamente a eles. Os críticos franceses de Lombroso, que insistiam nas causas sociais do crime, também contribuíram para deter a maré lombrosiana, pois, principalmente Manouvrier e Topinard, podiam opor a ela os seus próprios dados numéricos.

13 SELEÇÃO NATURAL O atavismo demonstra a ineficácia do castigo no caso dos criminosos natos, e por que estes inevitavelmente reincidem no crime. Ferri invocava a teoria darwiniana como justificação cósmica para a pena de morte. Ora, tal seleção, tanto nos seres humanos quanto nos animais inferiores, pode ser natural ou artificial. Portanto, estaria de acordo com as leis naturais a humanidade realizar uma seleção artificial através da eliminação dos indivíduos anti-sociais e inadequados. Justificação para o Nazismo?

14 ESCOLA POSITIVA x ESCOLA CLÁSSICA Os antropólogos criminais lombrosianos se autodenominavam a escola "positiva“ de criminonologia, defendendo um conjunto de reformas baseadas no princípio da indeterminação da sentença em favor do tratamento diferencial dos criminosos natos e dos ocasionais. A escola "clássica", a principal adversária de Lombroso, havia atacado a arbitrariedade da prática penal existente, afirmando que a pena devia-se ajustar estritamente à natureza do crime, e que todos os indivíduos deviam ser plenamente responsáveis por seus atos.

15 A frustração de Tolstói com relação aos lombrosianos estava no fato de estes invocarem a ciência para evitar a questão básica da transformação social como possível solução. Por que, e com que direito, uma classe de pessoas prende, tortura, desterra, açoita e mata outras pessoas, quando ela própria não é melhor que aqueles que tortura, açoita e mata?

16 CRITÉRIOS GENÉTICOS Vivemos num século mais sutil, mas os argumentos básicos parecem nunca mudar. As toscas avaliações do índice craniano foram substituídas pela complexidade dos testes de inteligência, nos genes e nas delicadas estruturas cerebrais.

17 Contudo, se as condições de vida nesses cortiços são a única causa dos distúrbios, por que a grande maioria de seus habitantes é capaz de resistir à tentação da violência desenfreada? As populações humanas apresentam uma grande variedade de comportamentos; o simples fato de alguns manifestarem certa conduta e outros não, não constitui prova alguma de que o cérebro dos primeiros padeça de alguma patologia específica. Devemos concentrar-nos, antes de mais nada, em eliminar a opressão que ergue guetos e mina o espírito de seus habitantes desempregados.

18 Para que(m) serve a ciência?! É comum depararmos com a idéia de que a ciência reproduz uma verdade comprovada, irrefutável e infalível. Todavia, não é assim que a comunidade científica deve ver a ciência, pois, o conhecimento científico não é irrefutável e suas verdades são sempre provisórias, pois duram enquanto não são retificadas por uma nova teoria ou experiência. Inclusive, a ciência costuma ser utilizada de forma manipulada para que se justifique um discurso geralmente da classe dominante!


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