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Karl Heinrich Marx (1818-1883). Quem foi Karl Marx Marx foi o segundo de nove filhos, de uma família de origem judaica de classe média. Nasceu em 1818.

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1 Karl Heinrich Marx ( )

2 Quem foi Karl Marx Marx foi o segundo de nove filhos, de uma família de origem judaica de classe média. Nasceu em 1818 na cidade de Tréveris, Renânia-Palatinado, na época no Reino da Prússia. Seu pai, Herschel Marx, um advogado e conselheiro de Justiça, converteu-se com sua família, do Judaísmo para o Protestantismo em 1824.

3 Mapa da Alemanha. Em vermelho o estado Renânia-Palatinado Fonte: 3%A2nia-Palatinado

4 Em 1830, Marx iniciou seus estudos no Liceu Friedrich Wilhelm, em Tréveris. Ingressou mais tarde na Universidade de Bonn para estudar Direito, transferindo-se no ano seguinte para a Universidade de Berlim. Em 1841, obteve o título de doutor em Filosofia com uma tese sobre as "Diferenças da filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro".

5 Impedido de seguir uma carreira acadêmica,tornou-se, em 1842, redator- chefe da Gazeta Renana, um jornal da província de Colônia Conheceu Friedrich Engels neste mesmo ano, durante visita deste a redação do jornal. Em 1843 casou-se com Jenny von Westphalen, a filha de um barão da Prússia.

6 No mesmo ano No mesmo ano a Gazeta Renana foi fechada após publicar uma série de ataques ao governo prussiano. Tendo Tendo perdido o seu emprego de redator- chefe, Marx mudou-se para Paris. Marx Marx conheceu a Liga dos Justos (que mais tarde tornar-se-ia Liga dos Comunistas). Em 1844, Em 1844, Friedrich Engels visitou Marx em Paris por alguns dias. Na mesma época, Marx também se encontrou com Proudhon, e conheceu rapidamente Bakunin.

7 No No seu período em Paris, Marx intensificou os seus estudos sobre economia política, os socialistas utópicos franceses e a história da França, produzindo reflexões que resultaram nos Manuscritos de Paris. De Paris, Marx ajudou a editar uma publicação de pequena circulação chamada Vorwärts!, que contestava o regime político alemão da época. Por conta disto, Marx foi expulso da França em 1845 a pedido do governo prussiano. Migrou então para Bruxelas, para onde Engels também viajou.

8 Redigiram Redigiram na Bélgica o Manifesto comunista. Em 1848, Em 1848, Marx foi expulso de Bruxelas pelo governo belga. Junto Junto com Engels, mudou-se para Colônia, onde fundam o jornal Nova Gazeta Renana.Após ataques às autoridades locais publicados no jornal, Marx foi expulso de Colônia em Em Em 1849 Marx e sua família enfrentaram grave crise financeira. O O governo francês proibiu-os de fixar residência em seu território.

9 Graças Graças a uma campanha de arrecadação de donativos promovida por Ferdinand Lassalle na Alemanha, Marx e família conseguem migrar para Londres, onde fixaram residência definitiva. Marx desenvolveu bronquite e pleurisia, que causaram o seu falecimento em Foi enterrado na condição de apátrida, no Cemitério de Highgate, em Londres.

10 Tumba de Karl Marx no Cemitério de Highgate, Londres. Fonte: :KarlMarx_Tomb.JPG

11 Contexto Histórico Revolução Industrial: enriqueceu muitos capitalistas, mas a maioria do proletariado vivia em péssimas condições. As indústrias aumentavam a produção econômica de um modo significativo, mas os trabalhadores sofriam diariamente; Revolução Industrial: enriqueceu muitos capitalistas, mas a maioria do proletariado vivia em péssimas condições. As indústrias aumentavam a produção econômica de um modo significativo, mas os trabalhadores sofriam diariamente; Marx não atavacava necessariamente a indústria, mas sim o capitalismo. Propunha que os frutos do trabalho coletivo pertencenssem à sociedade, e não a uma minoria; Marx não atavacava necessariamente a indústria, mas sim o capitalismo. Propunha que os frutos do trabalho coletivo pertencenssem à sociedade, e não a uma minoria; A Revolução Francesa de 1789 influenciou o sociólogo, no sentido de que foi liderada por camponeses, trabalhadores urbanos e intelectuais iluministas, que se rebelaram contra os valores aristocráticos da nobreza e a educação censurada pelo Estado. Essa revolução introduziu valores universais, como a liberdade de pensamento e o direito dos povos de lutarem contra a opressão; A Revolução Francesa de 1789 influenciou o sociólogo, no sentido de que foi liderada por camponeses, trabalhadores urbanos e intelectuais iluministas, que se rebelaram contra os valores aristocráticos da nobreza e a educação censurada pelo Estado. Essa revolução introduziu valores universais, como a liberdade de pensamento e o direito dos povos de lutarem contra a opressão;

12 O Socialismo Científico têm ideias que inspiraram a Revolução Russa de 1917, a Revolução Chinesa de 1949 e a Revolução Cubana de 1959; O Socialismo Científico têm ideias que inspiraram a Revolução Russa de 1917, a Revolução Chinesa de 1949 e a Revolução Cubana de 1959; Marx pode ser considerado um continuador da tradição intelectual europeia. Primeiramente, do Iluminismo, que valorizou a racionalidade, o progresso e a ideia de que os homens são produto do meio, da educação. Ele acrescentou que esse meio é também resultado do trabalho criativo dos homens. O educado é educador; Marx pode ser considerado um continuador da tradição intelectual europeia. Primeiramente, do Iluminismo, que valorizou a racionalidade, o progresso e a ideia de que os homens são produto do meio, da educação. Ele acrescentou que esse meio é também resultado do trabalho criativo dos homens. O educado é educador; Teve, ainda, influência da filosofia clássica alemã, especialmente de Hegel, que deveria ser feita, no entender de Marx, a partir da crítica do Estado real que lhe serve de bse. Uma força que transformaria-se numa política, convertendo-se na força social capaz de mudar a sociedade. Teve, ainda, influência da filosofia clássica alemã, especialmente de Hegel, que deveria ser feita, no entender de Marx, a partir da crítica do Estado real que lhe serve de bse. Uma força que transformaria-se numa política, convertendo-se na força social capaz de mudar a sociedade.

13 Teorias, contribuições e principais obras A teoria também se transforma em uma força material quando se apodera das massas. A teoria também se transforma em uma força material quando se apodera das massas. As massas são o proletariado, os únicos capazes de promoverem a mudança da ordem social econômica e jurídica. As massas são o proletariado, os únicos capazes de promoverem a mudança da ordem social econômica e jurídica. Segundo Marx a emancipação política não é ainda a emancipação humana. A verdadeira emancipação humana exige a transformação não apenas das leis mas do sistema social de produção e distribuição das riquezas. Segundo Marx a emancipação política não é ainda a emancipação humana. A verdadeira emancipação humana exige a transformação não apenas das leis mas do sistema social de produção e distribuição das riquezas.

14 A teoria da alienação do trabalho O homem, graças ao seu trabalho, conseguiu dominar em certa forma as forças da natureza, colocando-as a seu serviço. O homem, graças ao seu trabalho, conseguiu dominar em certa forma as forças da natureza, colocando-as a seu serviço. O ser humano projeta, objetiva e escolhe o que ele quer produzir. Tendo essas condições o homem desenvolve o seu intelecto e torna-se cada vez mais livre, dono de si próprio. O ser humano projeta, objetiva e escolhe o que ele quer produzir. Tendo essas condições o homem desenvolve o seu intelecto e torna-se cada vez mais livre, dono de si próprio. No sistema capitalista moderno, os trabalhadores produzem coisas com as quais não se identificam, não se reconhecem no produto do seu trabalho, pois ele não pode encarar aquilo que criou como fruto da sua vontade criadora. No sistema capitalista moderno, os trabalhadores produzem coisas com as quais não se identificam, não se reconhecem no produto do seu trabalho, pois ele não pode encarar aquilo que criou como fruto da sua vontade criadora.

15 O produto fruto do trabalho do proletário acaba pertencendo a outra pessoa que se apropria disso: O capitalista O produto fruto do trabalho do proletário acaba pertencendo a outra pessoa que se apropria disso: O capitalista o capitalista é o proprietário das fábricas, o trabalhador é forçado a vender a sua força de trabalho (pois precisa se alimentar, por exemplo) ao capitalista. Onde por sua vez o capitalista sempre levará vantagens, pois a força de trabalho é assalariada, o que posteriormente gerará o lucro necessário para que o capital continue se movimentando. No entanto o trabalhador não possui participação no ganho desse lucro. o capitalista é o proprietário das fábricas, o trabalhador é forçado a vender a sua força de trabalho (pois precisa se alimentar, por exemplo) ao capitalista. Onde por sua vez o capitalista sempre levará vantagens, pois a força de trabalho é assalariada, o que posteriormente gerará o lucro necessário para que o capital continue se movimentando. No entanto o trabalhador não possui participação no ganho desse lucro.

16 Principais obras Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel; Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel; O ensaio Sobre a Questão Judia; O ensaio Sobre a Questão Judia; Os Manuscritos econômicos e filosóficos de 1884; Os Manuscritos econômicos e filosóficos de 1884; A Sagrada Família; A Sagrada Família; A Ideologia Alemã. A Ideologia Alemã.

17 O Manifesto do Partido Comunista Escrito pelos fundadores do socialismo científico Marx e Engels, publicado pela primeira vez em 1848, o livro é um tratado político de caráter panfletário, comissionado pela Liga dos Comunistas. Escrito pelos fundadores do socialismo científico Marx e Engels, publicado pela primeira vez em 1848, o livro é um tratado político de caráter panfletário, comissionado pela Liga dos Comunistas.

18 O Capital É um conjunto de livros sendo o primeiro de 1867, como crítica ao capitalismo e à economia política. É um conjunto de livros sendo o primeiro de 1867, como crítica ao capitalismo e à economia política. A obra é considerada o marco do pensamento socialista marxista. A obra é considerada o marco do pensamento socialista marxista. Marx se dedica à compreensão das categorias que constituem a articulação interna da sociedade burguesa e analisa o capital em sua relação direta com a exploração da força de trabalho assalariado. Marx se dedica à compreensão das categorias que constituem a articulação interna da sociedade burguesa e analisa o capital em sua relação direta com a exploração da força de trabalho assalariado.

19 Marx e a educação Ele não elaborou uma teoria da educação, ele elaborou uma prática educacional transformada do contexto social ao qual estamos inseridos – O Capitalismo. Ele não elaborou uma teoria da educação, ele elaborou uma prática educacional transformada do contexto social ao qual estamos inseridos – O Capitalismo. O trabalho dependia da educação e a classe proletária era inserida nesta via desde a infância. O trabalho dependia da educação e a classe proletária era inserida nesta via desde a infância. Marx acreditava que a educação era parte da superestrutura de controle usado pelas classes dominantes. Marx acreditava que a educação era parte da superestrutura de controle usado pelas classes dominantes. A educação é uma ferramenta importante para inclusão das crianças no modo de produção ela é uma forma de alienar ou de emancipar. A educação é uma ferramenta importante para inclusão das crianças no modo de produção ela é uma forma de alienar ou de emancipar.

20 Alienar: manter o padrão da Burguesia Alienar: manter o padrão da Burguesia Emancipar: livrar a escola de toda influência capitalista. Processo da educação para emancipar o ser humano. Emancipar: livrar a escola de toda influência capitalista. Processo da educação para emancipar o ser humano. Não foca no desenvolvimento individual, mas sim na transformação coletiva da sociedade, ele concebe uma educação igualitária para todos. A sociedade pode ser capaz de executar todos os níveis de produção tecnológica e racional que temos disponíveis Não foca no desenvolvimento individual, mas sim na transformação coletiva da sociedade, ele concebe uma educação igualitária para todos. A sociedade pode ser capaz de executar todos os níveis de produção tecnológica e racional que temos disponíveis

21 Educar é um desafio social. Assim sendo esta prática pode tornar-se um movimento mobilizador para com a situação atual em que vive a população, Marx trouxe isto em sua época e continuamos seguindo até hoje seu pensamento. Ele contribui para o homem moderno, em sua teoria educacional, o marxismo mistura a teoria e a prática e apresenta a necessidade crucial da atividade racional em um sentido de responsabilidade social necessário para uma existência mais humana. Educar é um desafio social. Assim sendo esta prática pode tornar-se um movimento mobilizador para com a situação atual em que vive a população, Marx trouxe isto em sua época e continuamos seguindo até hoje seu pensamento. Ele contribui para o homem moderno, em sua teoria educacional, o marxismo mistura a teoria e a prática e apresenta a necessidade crucial da atividade racional em um sentido de responsabilidade social necessário para uma existência mais humana.

22 Que a emancipação das classes trabalhadoras deverá ser conquistada pelas próprias classes trabalhadoras ; que a luta pela emancipação das classes trabalhadoras não significa uma luta por privilégios e monopólios de classe, e sim uma luta por direitos e deveres iguais, bem como pela abolição de todo o domínio de classe. (O Manifesto do Partido Comunista, p 107) Que a emancipação das classes trabalhadoras deverá ser conquistada pelas próprias classes trabalhadoras ; que a luta pela emancipação das classes trabalhadoras não significa uma luta por privilégios e monopólios de classe, e sim uma luta por direitos e deveres iguais, bem como pela abolição de todo o domínio de classe. (O Manifesto do Partido Comunista, p 107)

23 Referências BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação - Editora Brasiliense SP BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação - Editora Brasiliense SP DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir - Editora Cortez SP DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir - Editora Cortez SP TOSI, Alberto Rodrigues. Sociologia da Educação TOSI, Alberto Rodrigues. Sociologia da Educação KONDER, Leandro. Marx: Vida e Obra- Editora Paz e Terra, KONDER, Leandro. Marx: Vida e Obra- Editora Paz e Terra, 1981.

24 SCHMIDT, Mario Furley. Nova história crítica : volume único. – 1. ed. – São Paulo : Nova Geração, SCHMIDT, Mario Furley. Nova história crítica : volume único. – 1. ed. – São Paulo : Nova Geração, Manuscritos econômicos-filosóficos e outros textos escolhidos / Karl Marx : seleção de textos de José Arthur Giannotti traduções de José Carlos Bruni – 2. ed. – São Paulo : Abril Cultural, (OS Pensadores) Manuscritos econômicos-filosóficos e outros textos escolhidos / Karl Marx : seleção de textos de José Arthur Giannotti traduções de José Carlos Bruni – 2. ed. – São Paulo : Abril Cultural, (OS Pensadores) https://www.marxists.org/archive/marx/w orks/1892/11/marx.htm https://www.marxists.org/archive/marx/w orks/1892/11/marx.htm


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