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CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 14
25/03/2017 Professor Leomir J. Borba- –
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Qualidade de processo e de produto Bibliografia
AGENDA Qualidade de processo e de produto Bibliografia 25/03/2017 Professor Leomir J. Borba- –
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Certificação de Qualidade
A qualidade não basta existir, ela deve ser reconhecida pelo cliente. A certificação de qualidade oficial é emitida com base em um padrão. Ex. Certificados O selo do SIF O selo da ABIC A classificação em estrelas dos hotéis Os certificados de qualidade da série ISO 9000 (padrão de qualidade) .
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Organizações Normalizadoras
ISO - International Organization for Standardization IEEE - Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Para a emissão de certificado, é preciso a realização de todo um processo de avaliação e julgamento de acordo com uma determinada norma. INMETRO - orgão do governo responsável pelo credenciamento das instituições que realizam a certificação.
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Evolução dos Conceitos de Qualidade
Inspeção pós-produção - avalia o produto final. Controle estatístico da produção. Avaliação do procedimento de produção. Educação das pessoas. Otimização dos processos. Projeto robusto - avaliação do processo. Engenharia Simultânea - avalia a própria concepção do produto.
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Qualidade de Software anos 60 - Era Funcional anos 70 - Era do Método
Perspectiva Histórica da Engenharia de Software: anos 60 - Era Funcional anos 70 - Era do Método anos 80 - Era do Custo anos 90 e depois - Era da Qualidade Qualidade não é um fator de vantagem no mercado, mas é uma necessidade para a garantia da competitividade.
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Atividades para garantia de qualidade de produtos de software
Software Quality Assurance: padrão sistemático e planejado de ações que são exigidas para garantir a qualidade de software. Essas ações englobam: Aplicações de métodos técnicos Realizações de revisões técnicas formais Atividade de teste de software Aplicação de padrões e procedimentos formais Processo de controle de mudanças Mecanismos de medição
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Técnicas aplicadas ao processo de desenvolvimento
Planejamento de qualidade Melhoria no processo e controle de qualidade Gerenciamento de qualidade no processo Análise de dados sobre a satisfação do cliente
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Visões sobre a importância da qualidade do produto e do processo
Visão que aborda a qualidade do produto Funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade (ISO 9126 e NBR 13596). Visão que aborda a qualidade do processo Dos requisitos do usuário à entrega do produto final, existe um processo de desenvolvimento complexo e dividido em fases, que pode comprometer a qualidade do software. Mesmo diante de divergências, o fato é que o processo influi nas características finais do software.
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Principais Normas Nacionais e Internacionais na Área de Software
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Principais Normas Nacionais e Internacionais na Área de Software
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Qualidade de Produtos de Software - NBR 13596
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Qualidade de Produtos de Software - NBR 13596
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Qualidade de Produto de Software - NBR 13596
Como aplicar a norma ISO 9126/ NBR 13560? Para avaliar um software segundo a norma deve-se tentar atribuir valores (notas ou conceitos) a cada uma das subcaracterísticas. Fato: É difícil aplicar a norma sem se estar familiarizado com o processo de avaliação de software. Guias para a avaliação da qualidade - descrevem, detalhadamente todos os passos para se avaliar um software.
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Qualidade de Processo de Software
Processo de Software = conjunto de ferramentas, métodos e práticas usadas para produzir um software. Para melhorar a qualidade no desenvolvimento precisa-se de modelos de processos para a descrição precisa e formal das atividades do ciclo de vida do software. Modelo de Processo é representado por um conjunto seqüencial de atividades, objetivos, transformações e eventos que encapsulam estratégias para o cumprimento da evolução do software
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Gerência de Processo de Software
A gerência de processo objetiva a geração de produtos de acordo com o planejado e, ao mesmo tempo, melhorar a capacidade de produzir software com mais qualidade. Melhor capacidade de lidar com o software: Passo 1. Compreender o estado atual do processo; Passo 2. Desenvolver uma visão do processo desejado; Passo 3. Estabelecer ações para a melhoria do processo; Passo 4. Gerar um plano para acompanhar estas ações; Passo 5. Compreender os recursos para execução do plano; Passo 6. Recomeçar a partir do Passo 1. Para a evolução do processo de software é necessário ter uma maneira para medí-lo.
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Modelos para a Avaliação do Processo de Software
Modelo Capability Maturity Model (CMM) ISO Projeto SPICE Modelo PSP (Personal Software Process) Projeto SQUID, etc
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ISO Guia para a aplicação da ISO 9001 para o desenvolvimento, fornecimento e manutenção de software, criado em 1993. Especifica requisitos mínimos para assegurar a qualidade de produtos e serviços, não definindo modelos ou impondo sistemas de qualidade.
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ISO 9000-3 Atividades do Ciclo de Vida
Agrupa as atividades do ciclo de vida em 9 categorias: análise crítica do contrato especificação dos requisitos do comprador planejamento do desenvolvimento planejamento da qualidade projeto e implementação ensaios e validação aceitação cópia, entrega e instalação manutenção
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ISO 9000-3 Atividades de Suporte
Estão organizadas em 9 itens: gestão de configuração controle de documentos registros da qualidade medição regras, práticas e convenções ferramentas e técnicas aquisição produto de software incluído treinamento
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SPICE - Introdução Motivação
Mortalidade dos trabalhos de padronização SPICE (Software Process Improvement and Capability dEtermination) Organização 4 Centros Técnicos Conselho Administrativo Organizações privadas e estatais
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SPICE - O que é ? É um conjunto de documentos
Consiste de um framework de avaliação Facilita o auto-julgamento Desperta consciência do contexto Produz um perfil do processo Direciona a adequação das atividades Apropriado para organizações de diversos tamanhos
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SPICE - Aplicação Aplicado para organizações envolvidas com qualquer atividade relacionada ás atividades de computação A Avaliação examina o processo e determina a efetividade deste Resultados podem usados para Auto-Avaliação Melhoria do processo
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Documentos do SPICE O SPICE é composto por 9 partes:
parte 1: Conceitos e Guia Introdutório parte 2: Modelo de Gerenciamento de Processo parte 3: Avaliação do Processo parte 4: Guia para Condução de uma Avaliação parte 5: Construção, Seleção e Uso das Ferramentas de Avaliação parte 6: Qualificação e Treinamento dos Avaliadores parte 7: Guia para o Processo de Melhoria parte 8: Guia para Orientação da Determinação da Capacidade do Processo parte 9: Dicionários
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Quadro Comparativo
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Quadro Comparativo
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Conclusões Dos métodos de avaliação de processo apresentados, alguns estão estabelecidos no mercado (CMM), e outros apresentam projetos ambiciosos a nível mundial (SPICE). Dentre estes, existem modelos que além de avaliar o processo de desenvolvimento propõem algum mecanismo para melhoria do processo.
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Conclusões Não existe um modelo ideal de avaliação de qualidade que seja aplicável indistintamente às organizações, abrangendo os diversos objetivos que elas tem em relação a qualidade. A qualidade de software não é garantida somente pela qualidade de processo, mas também pela garantia de qualidade do produto final. A maior preocupação deve ser sempre a satisfação do usuário final.
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Alguns endereços na Web:
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Bibliografia 25/03/2017 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ENGHOLM JUNIOR, Helio. Engenharia de software na prática. 1ª Edição. São Paulo: Novatec, 2010. PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de Software. 3ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2009. SCHACH, STEPHEN R. Engenharia de Software: Os paradigmas Clássico e Orientado a Objetos. 7ª EdIção. São Paulo: Mcgraw Hill Interamericana, 2009. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR KOSCIANSKI, André; SOARES, Michel dos Santos. Qualidade de software: Aprenda as Metodologias e Técnicas mais modernas para o desenvolvimento. 2ª Edição. São Paulo: Novatec, 2007. NOGUEIRA, Marcelo. Engenharia de Software: Um Framework para a Gestão de Riscos em Projetos de Software. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009. PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. 6ª Edição. São Paulo: Mcgraw Hill, 2006. SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 8º Edição. São Paulo: Pearson Education, 2007. TONSIG. Sérgio Luiz. Engenharia de Software: Análise e Projeto de Sistemas. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008. 25/03/2017 Professor Leomir J. Borba- –
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