A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Currículo de Química – Saberes e Práticas Formativas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Currículo de Química – Saberes e Práticas Formativas"— Transcrição da apresentação:

1 O Currículo de Química – Saberes e Práticas Formativas
1ª Orientação Técnica O Currículo de Química – Saberes e Práticas Formativas

2 Vídeo – O papel do Professor

3 Objetivos Dar subsídios aos professores para que possam trabalhar e desenvolver suas aulas com maior qualidade, tendo como embasamento o Currículo de Química; Estudar as concepções que norteiam o Currículo Oficial do Estado de São Paulo e analisar criticamente o “ensino tradicional”; Contribuir para a melhoria do ensino de Química, aprofundando e discutindo sobre as limitações e potencialidades das Situações de Aprendizagem dos Cadernos do Professor e sobre atividades capazes de gerar uma aprendizagem significativa; Refletir sobre o ensino de Química a fim de promover a ruptura de visões simplistas sobre o ensino dessa ciência

4 1ª Parte – A leitura nas aulas de Química

5 Leitura Inicial

6 Apresentação Por que ler para os alunos

7 Discussão inicial 1. A Química se faz presente no nosso cotidiano. Dessa forma, como aperfeiçoar a linguagem científica em sala de aula? 2. Ler para os alunos com duas aulas por semana é possível? Como superar esse problema? 3. Que estratégias podem ser exploradas nas aulas de Química para desenvolver as competências leitora e escritora?

8 Leitura Compartilhada do texto:
Estratégias de Leitura e Educação Química: Que relações?

9 Comentários e Experiências bem Sucedidas

10 2ª Parte - O Currículo de Química

11 Objetivos: Estudar as concepções que norteiam o Currículo de Química
Estudar as Situações de Aprendizagens presentes no Caderno do Professor Socializar experiências de sucesso no Ensino de Química Adaptar e/ou construir Situações de Aprendizagens coerentes com as dificuldades dos nossos e alunos e de acordo com as concepções que norteiam o Currículo de Química

12 Proposta: Vivenciar uma Situação de Aprendizagem
Refletir sobre as concepções de ensino e aprendizagem presentes nessa S.A. Discutir sobre as Concepções que Norteiam o Currículo Oficial do Estado de São Paulo Analisar as Situações de Aprendizagem presentes no Caderno do Professor Construir uma Situação de Aprendizagem

13 Parte 1 – Situação de Aprendizagem
Atividade – Transformações Químicas em alimentos

14 Parte 2 – Análise da Situação de Aprendizagem
Quais são as habilidades, os conteúdos e as estratégias trabalhados? 2. Houve o levantamento de conhecimentos prévios? Em qual momento observamos essa etapa? 3. A S.A. propõe problemas a resolver e tomar decisões em função dos temas abordados? Em que momento? 4. Esta S.A. provoca discussões, argumentações, conflitos cognitivos acerca de um problema? Em que momento?

15 Sistematização

16 O Currículo de Química

17 Funções do ensino médio segundo a LDB 9394/96, Artigo 35
A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos. A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade as novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores. O aprimoramento do educando como pessoa humana incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. A compreensão dos fundamentos científicos lógicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina

18 Por que ensinar Química hoje?

19 “Ela pode ser um instrumento de formação humana que amplia os horizontes culturais e a autonomia no exercício da cidadania, se o conhecimento químico for promovido como um dos meios de interpretar o mundo e intervir na realidade, se for apresentado como ciência, como conceitos, métodos e linguagens próprios, e como construção histórica, relacionada ao desenvolvimento tecnológico e aos muitos aspectos da vida em sociedade” (PCN+,2002,p.87)

20 Formação Geral e não de Químicos
Privilegiar alguns conteúdos Privilegiar entendimentos e não memorização Conhecimentos químicos e não apenas conceitos químicos

21 O que importa não é a quantidade de informações e sim a capacidade de lidar com elas

22 Eixos Cognitivos (ENEM)
Dominar Linguagens Compreender fenômenos Foco do ensino durante muito tempo Enfrentar situações-problema Construir argumentação Elaborar propostas

23 PCN  recomendações Uso de temas estruturadores para desencadear ensino Partindo sempre de aspectos macroscópicos, perceptíveis (fenomenológicos) e qualitativos Chegando… até onde? Depende Em estreita relação com os processos produtivos, levando em conta CTSA Permita o desenvolvimento de habilidades e competências

24 Concepção de aprendizagem:
Concepções que norteiam o Currículo Concepção de aprendizagem: CONSTRUTIVISMO

25 Construtivismo a aprendizagem contribui para o desenvolvimento na medida em que aprender não é copiar ou reproduzir a realidade; a aprendizagem somente se dá quando o indivíduo é capaz de criar a sua representação sobre o objeto de estudo, a partir de experiências e interesses; aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes, valores, etc. a partir de seu contato com a realidade, com o meio ambiente e com as outras pessoas.

26 O que é preciso considerar em uma postura construtivista?
Participação do aluno (ativo) Ideias prévias Postura do professor (mediador)

27 Concepções que norteiam o Currículo
Concepção de Ensino Resolução de Problemas Boas Situações de Aprendizagem

28 Princípios que determinam uma boa situação de aprendizagem
Os alunos precisam pôr em jogo tudo que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar. Os alunos tem problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem produzir. A organização da tarefa pelo professor garante a máxima circulação de informação possível. O conteúdo trabalhado mantém suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.

29 Problematização Uma das grandes preocupações de nossa sociedade é produzir alimentos em quantidade e qualidade adequadas para toda a população, que vem aumentando continuamente. Neste sentido, o papel do conhecimento científico e tecnológico para aprimorar os métodos de produção de alimentos, fertilização e conservação do solo passa a ter grande importância para a sociedade. O processo de crescimento de vegetais até que nos sirvam de alimentos, em todas as suas etapas, é algo extraordinário. Se pararmos para pensar que, aos poucos, aquele fruto, antes verde, duro e azedo, passa a crescer, mudar de cor, tornar-se macio e exalar um cheiro maravilhoso, indicando que está pronto para o consumo, podemos perceber a complexidade e riqueza desse fenômeno. Mas o que tudo isso tem a ver com Química? Uma transformação química ocorre quando comparamos o estado inicial e o estado final de um sistema (porção do universo em estudo) formado por um ou mais materiais e constatamos que ocorreram mudanças na composição desses materiais. Alguns sinais perceptíveis podem nos auxiliar a perceber a ocorrência de uma transformação como, por exemplo, mudança de cor, liberação de gases, mudança de cheiro, absorção ou liberação de energia. Quando deixamos um fruto amadurecer, estaríamos então observando um fenômeno químico? Ou o fato disso ocorrer de maneira natural significaria que esse processo não é uma transformação química?

30 Levantamento dos Conhecimentos Prévios
1. Com o passar do tempo o homem adquiriu conhecimento para manipular os materiais através de transformações químicas, mas você saberia citar uma transformação química? Justifique. 2. A natureza nos presenteou com diversas frutas saborosas, coloridas e nutritivas que aguçam nosso olfato, visão e paladar. Naturalmente, uma fruta como a banana amadurece e pode ser consumida, este fato pode ser entendido como um processo químico? 3. O que você entende por processos que ocorrem naturalmente? Eles podem ser físicos? Podem ser químicos?

31 Resultados experimentais
Amostras de alimento Observações Teste de açúcar Teste de amido Tubo 1: açúcar + água Tubo 2: banana madura + água Tubo 3: banana verde + água Tubo 5: água Amido

32 Análise dos dados e Conclusões
Faça uma tabela relacionando as características observadas no experimento e seus conhecimentos. 2. Com base nas observações experimentais, podemos concluir que no amadurecimento da banana ocorreu mudança de sua composição? Pode-se considerar que no amadurecimento da banana ocorrem transformações químicas? Que outras evidências comprovam sua opinião? 3. “Enquanto a fruta vai amadurecendo, vão se desenvolvendo também fatores internos que a apodrecerão. São as enzimas que romperão as grandes moléculas. O calor, a umidade, a luz, aceleram o amadurecimento da fruta e o posterior apodrecimento rápido. Ao contrário, o ar seco, a baixa temperatura e a ausência de luz retardam o amadurecimento”. (LUTFI, M.; “A vida e a morte de uma fruta”, apud GEPEQ, 1998) O apodrecimento de um fruto pode ser caracterizado como um processo químico? Justifique comparando as evidências propostas no texto introdutório.

33 Parte 3 – Análise do Caderno do Professor
Analisar as Situações de Aprendizagem e identificar os objetivos de cada atividade

34 Sistematização

35 É possível iniciar o estudo de Química pelo estudo das transformações químicas?

36 Entender os processos químicos :
Ajuda ampliar nosso conhecimento científico Favorece a compreensão das aplicações da Química e de suas consequências sociais, econômicas e ambientais O ensino deve ser organizado de modo que, aos poucos, porém ampla e profundamente, o aluno entenda tanto as transformações como as variáveis que as regem e permitem seu controle

37 3 níveis de conhecimento Químico:
Fenomenológico/Concreto Teórico/explicativo Representacional

38 Nível fenomenológi- co/concreto Nível teórico/explica- tivo Nível representacio- nal Formação de novos materiais Materiais com propriedades diferentes das dos materiais de partida Rearranjo de átomos Interação de orbitais Conhecimento da simbologia Entendimento (e domínio) da simbologia

39 Conteúdos do currículo de Química (1° Bimestre da 1ª Série)
Transformação química na natureza e no sistema produtivo  Transformações químicas no dia a dia • Evidências; tempo envolvido; energia envolvida; revertibilidade • Descrição das transformações em diferentes linguagens e representações • Diferentes intervalos de tempo para a ocorrência das transformações • Reações endotérmicas e exotérmicas • Transformações que ocorrem na natureza e em diferentes sistemas produtivos • Transformações que podem ser revertidas  Alguns materiais usados no dia a dia Caracterização de reagentes e produtos das transformações em termos de suas propriedades; separação e identificação das substâncias • Propriedade das substâncias, como temperatura de fusão e de ebulição, densidade, solubilidade • Separação de substâncias por filtração, flotação, destilação, sublimação, recristalização • Métodos de separação no sistema produtivo

40 Como essas questões são respondidas nos cadernos?
cal Quais as matérias-primas usadas? Como é produzida? Como a energia está envolvida na produção? Para que serve? Quais os impactos ambientais de sua produção e uso? Qual a sua história? Por que ela é importante? Quanto tempo demora para produzir? Como podemos identificá-la? Como essas questões são respondidas nos cadernos? Que atividades essas questões desencadeiam? Como esse tema dialoga com o currículo?

41 Pode-se utilizar outros temas?
Sim Objeto de estudo Relevância social Adequados aos conteúdos tratados

42 Justificativas para a escolha do tema
PERSPECTIVA SOCIAL Tema que possibilita discutir a obtenção de materiais importantes para a sociedade abordando: Exploração dos recursos naturais Impactos ambientais Aplicações Reflexão sobre como o ser humano obtém e transforma os materiais presentes na natureza. PERSPECTIVA PEDAGÓGICA Tema que permite explorações conceituais A transformação química envolvida é simples e permite a compreensão do fenômeno, sua representação e a realização de cálculos. Envolve conteúdos do currículo

43

44 (“dá ganchos para as próximas atividades”)
Conhecer as matérias-primas Texto organizador prévio (“dá ganchos para as próximas atividades”) Usos e importância Um pouco de sua história Linguagem discursiva  linguagem simbólica

45 Aproximar o mundo macroscópico do microscópico

46

47 Calcinação do calcário
Hidratação da cal viva

48 Vídeos 1 e 2

49 Análise de 3 fatores envolvidos nas reações químicas: o tempo gasto, produção de energia e a revertibilidade

50

51 Vídeo 3 É difícil decompor CaCO3 em um experimento didático
A desidratação de CuSO4.5H2O por aquecimento é simples, rápida e revertível.

52

53

54

55 Discussão das propriedades específicas e sua importância para caracterizar as substâncias e reconhecer quando ocorre uma transformação química pela identificação dos reagentes e produtos

56

57

58

59 Formação de novos materiais
Formação de novas substâncias com propriedades específicas Rearranjo de átomos; tempo e energia; revertibilidade; conservação de massa Ruptura e formação de ligações; interações elétricas inter e intrapartículas Redistribuição de elétrons Dalton Rutherford

60 Transformações Químicas
O Currículo de Química Transformações Químicas Propriedades Modelos explicativos

61 Transformação Química Reconhecer uma transformação química
Fenomenológico – evidências, reconhecimento do fenômeno Reconhecer uma transformação química

62 Transformação Química Para reconhecer a formação de um novo material
Propriedades Para reconhecer a formação de um novo material

63 Transformação Química
Modelos explicativos

64 Ideias de Dalton sobre a constituição da matéria
Modelos explicativos Ideias de Dalton sobre a constituição da matéria Transformação como rearranjo de átomos

65 Aplicação das ideias microscópicas
Modelos explicativos Aplicação das ideias microscópicas Balanceamento das equações químicas

66 Diferenciação das explicações microscópicas, Previsões
Modelos explicativos Diferenciação das explicações microscópicas, Previsões Rearranjo para explicar a estequiometria nas reações - Previsões

67 Cadernos de orientações : Conteúdos
Nível macroscópico (fenômeno) Nível microscópico (explicativo) (previsões) Linguagem específica da química Aspectos qualitativos aspectos quantitativos

68 Transformações Químicas
1º ano EM 1º bimestre  Nível macroscópico 2º bimestre  Nível microscópico (Dalton) 3º bimestre  Nível microscópico 4º bimestre  união do macro com o micro (mol-massa) O micro é utilizado para explicar fenômenos observados macroscopicamente

69 Transformações Químicas
2º ano EM Reconhecimento das transformações como quebra e formação de ligações

70 Parte 4 – Construção de uma Sequência Didática
Construir uma sequência didática que desenvolva pelo menos uma das habilidades indicadas no Currículo para o 1º Bimestre do 1º ano do Ensino Médio


Carregar ppt "O Currículo de Química – Saberes e Práticas Formativas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google