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Plot e o Núcleo Dramático

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Apresentação em tema: "Plot e o Núcleo Dramático"— Transcrição da apresentação:

1 Plot e o Núcleo Dramático

2 Plot e Núcleo Dramático
Antecipação, expectativa, inversão de expectativa, surpresa, curiosidade, dúvida, perigo, suspense..., servem de elementos a uma direção dramática, cujo núcleo são as personagens.

3 Plot e Núcleo Dramático
Plot é a parte central da ação dramática, onde todas as personagens estão interligadas por problemas, conflitos, intrigas...temas. Núcleo Dramático é um conjunto de personagens unidas entre si pela mesma ação dramática, que se organiza num plot:

4 Plot e Núcleo Dramático
Protagonista ( e atores secundários) + ação ( história ) + plot ( o como ) = ação dramática

5 Plot e Núcleo Dramático
Nosso problema estrutural é como contar o Como, que na verdade seria o plot e seu desenvolvimento. Plot move-se sempre na intenção de criar mais antecipações e expectativa; é o motor da mudança dramática e de novas situações, o núcleo vital do drama.

6 Plot e Núcleo Dramático
Existe roteiros com um plot, vários plots e, inclusive, com vários tipos de plots. A distribuição mais clássica em novela é criar 3 núcleos dramáticos : e que se dividem em classes sociais: Classe Alta Classe Média Proletário ( todos eles com vários plots )

7 Plot e Núcleo Dramático
Através dos componentes dramáticos, esses 3 núcleos com seus respectivos plots começam a integrar-se, a confluir e a misturar-se.

8 Princípios do Plot

9 Princípios do Plot Totalidade e Unidade.
“Totalidade é um conjunto das partes que formam o todo, ordenando segundo o critério de princípio, meio e fim.” Aristóteles

10 Princípios do Plot Embora se comece uma história pelo fim, pelo meio, ou qual seja a ordem disposta pelo autor, deve sempre haver um principio, um meio e um fim. O que interessa saber é todas as partes são importantes em relação ao todo.

11 Princípios do Plot Se totalidade é a soma de todas as partes, a unidade é o principio básico disto. Se houver alguma alteração de alguma das partes, irá alterar o todo. Censura. A lógica de um plot não pode ser quebrada; não podemos fazer saltar cenas sem desvirtuar o sentido do plot.

12 Probabilidade, Necessidade, Credibilidade

13 Probabilidade, Necessidade, Credibilidade
Credibilidade de uma história está intrinsecamente unida à verdade das coisas, as necessidades reais do homem. A Lógica não deve ser quebrada.Uma personagem não pode atravessar um deserto sem beber água. É provável que atravesse com um cantil, porque sabe que encontrará um oásis de tantos em tantos km. Quer dizer, existe uma probabilidade de que tudo vá bem, de acordo, com as necessidades humanas.

14 Probabilidade, Necessidade, Credibilidade
Chapéu que nunca cai, ou balas do revólver que nunca se acabam. Com a devida licença, o público aceitará essa probabilidade e não partirá da suposição de que o autor está louco para dizer que as balas não se acabam e que o chapéu está colocado à cabeça. Assume o principio da probabilidade.

15 Qualidades do Plot

16 Qualidades do Plot A única lógica que interessa é Como se organiza e entrelaçam as ações em que umas partes se ligam a outras para se conseguir uma intensidade dramática do conflito inicial, até o fim. Édipo rei, conta em flash back o drama de um homem que mata o pai e se casa com a própria mãe, sem saber que são seu pai e mãe. Aqui é quando o como e a história se confundem.

17 Qualidades do Plot Plot então pode ser definido como defesa de uma história. A função do plot é defender a história e evitar que esta se perca ou enfraqueça. É a forma dramática que melhor contará a história

18 Tipos de Plot

19 Tipos de Plot Plot Principal :
É a espinha dorsal da história, a storyline desenvolvida e aumentada com o famoso como. SubPlot : (Under Plot ou Double Plot) Linha secundária de ação, usada como reforço ou contraste do plot principal, irá integrar-se nele e influenciá-lo. Encontros casuais, coisas perdidas ou encontradas, ambições, supertições, velhos amores, são tipos de subplot

20 Tipos de Plot Multi Plot :
Tipo de Plot, usado mais em novelas. Não há um plot principal, mas sim diversas histórias que se desenrolam juntamente. O plot principal será num determinado ponto da novela, que se manifesta como preferido do público. Se define como plot principal, no fim da novela.

21 Tipos de Plot Plot Paralelo:
Duas ou mais histórias da mesma importância, que sucedem paralelamente, sem união aparente entre si, e que se entrelaçam por comparação ou contraste. As vezes, utiliza-se um elemento de união entre as histórias.

22 Formas de Plot

23 Formas de Plot Amor Par que se ama e se separa por algum motivo volta a unir-se, e tudo acaba bem. Êxito Histórias de um homem que procura o êxito, com final feliz ou não.(as vezes com um funco social, político ou ético)

24 Formas de Plot Gata Borralheira
Transformação de uma personagem humilde em personagem ilustre, segundo as condições sociais vigentes. Triângulo Um novo membro interfere na relação do casal. Geralmente são amorosos, mas pode-se trabalhar como trabalho x amor.

25 Formas de Plot 5. Regresso
Parte da idéia da parábola evangélica do filho pródigo que volta para a casa dos pais, o marido que regressa da guerra. 6. Vingança Comete-se um crime ou uma injustiça, e o herói – ou anti-herói, tenta fazer´por sua conta.

26 Formas de Plot 7. Conversão
Possibilidade de um bandido se tornar um herói. Tentativa de converter o público. (Troco / Cidade de Deus / Espera de um milagre) 8. Sacrifício Herói se sacrifica por alguém ou por uma causa ( BraveHeart / Cristo)

27 Formas de Plot 9. Família Relação entre famílias ou grupos relacionados por alguma coisa (colégio, banda ...).

28 Fábula como inspiração a novela

29 Fábulas A passagem de um mundo infantil para um mundo dos adultos.
A fábula é composta por 30 funções, nem sempre com todas, mas sempre com uma sucessão idêntica.

30 Fábulas Afastamento (em outro época, outro lugar)
Proibição (qualquer coisa é proibida) Infração (alguém infringe algo) Investigação Delação (o traidor) Armadilha Conivência

31 Fábulas Punição (culpa) Mediação Recompensa (ou castigo) O herói parte
O herói passa nas provas a que se submete alguém concreto (as provações do herói) Reação do herói

32 Fábulas Utilização de meios mágicos Transposição do herói
Luta entre herói e o antagonista O herói se sobressai Vitória sobre o antagonista Perdão da pena do castigo ou culpa inicial Regresso do herói

33 Fábulas Perseguição ao herói O herói se salva
O herói chega incógnito a casa Pretensões do falso herói Imposição de um dever difícil Cumprimento do dever Reconhecimento do herói

34 Fábulas Transfiguração do herói Castigo do antagonista
Casamento do herói

35 Estrutura Clássica

36 Estrutura Clássica Roteiro é uma história contada em imagens, em diálogos, em descrições, e situada dentro de um contexto de estrutura dramática. Mas o que é uma história ? O que todas tem em comum ? Um inicio, um meio e um fim. Inicio = Primeiro Ato Meio = Segundo Ato Fim = Terceiro Ato

37 Estrutura Clássica Em tv, as divisões de atos funcionam como uma espécie de cortina para colocar-se anúncios. O que se conta em cada ato ?

38 Estrutura Clássica Primeiro Ato: Apresentação . Exposição do Problema
. Situação desestabilizadora . Uma promessa, uma expectativa . Antecipação de problemas . Aparece o conflito Ponto de virada = onde faz-se o público a querer assistir.

39 Ponto de Virada É um incidente, ou evento, que engancha na ação e a reverte noutra direção. Sua função é mover história adiante ! Os pontos de virada, no fim dos atos I e II, seguram o paradigma no lugar.Eles são âncoras do seu enredo. Quando você escreve um roteiro, você deve saber o final, início, ponto de virada no final do ato I, e ponto de virada no final do ato II.

40 Estrutura Clássica Segundo Ato: Confrontação . Complicação do Problema
. Piorar da situação . Tentativa de normalização, levando a ação ao limite . Crise Ponto de virada = onde faz-se o público a querer ver o fim.

41 Estrutura Clássica Terceiro Ato: Resolução
. Clímax ( ou alteração das expectativas ) . Resolução Em tv é chamado de epílogo, onde se explica o porque da história.

42 Diagrama perfeito

43 Curva de Suspense

44 Valores Dramáticos

45 Valores Dramáticos Para finalização de um trabalho de estrutura, deve se fazer tais perguntas : Fica claro o problema no principio da estrutura ? É realmente um problema importante? Quantas cenas prevemos que são necessárias para expor o problema? Quanto menor melhor.

46 Valores Dramáticos Há credibilidade neste plot ?
A crise está bem colocada dentro da estrutura? É crucial? É efetiva? A personagem tem motivos suficientes para estar em crise? Quantas crises existem neste estrutura? O conflito-matriz é a base central da estrutura? O clímax está no local adequado, no fim ? A resolução é boa ? Não foi deixado nada pendente? E estrutura foi criativa, convincente ?

47 Valores Dramáticos Cada plot e subplot terá sua estrutura, que por sua vez se integrará na estrutura plot principal.

48 Curvas Dramáticas

49 Curvas Dramáticas Montar um roteiro significa ir unindo, entrelaçando, as curvas dos diversos núcleos dramáticos (plots), criando pontos de interferência de uma curva em outra, harmonizando os diferentes plots, criando uma curva nova e única, a curva dramática do filme. Exemplo :

50 Curva Drámatica Primeiro plot:
Um jovem leva uma vida tranqüila. Sofre um acidente de automóvel, e levam-no para o hospital.

51 Curva Drámatica Segundo plot:
No hospital, a médica que o atende acaba de perder um filho com leucemia e passou por uma forte crise.

52 Curva Drámatica Terceiro plot:
O carro do acidente é vendido ao ferro-velho,mas o dono do estabelecimento, à beira da falência, aproveita o fato de o automóvel ser roubado para fazer chantagem com o rapaz.

53 Curva Dramática Junção deste entrelaço

54 Estruturando

55 Estruturando Estrutura é um problema que é preciso resolver. Esta construção, deve ser planificada, organizada de maneira a manter em pé. É possível de cometermos 2 erros: Falta de informação inicial. Erro na resposta a solução do problema.

56 Estruturando para Televisão

57 Estruturando para Televisão
Existem 2 formatos mais usados: 25 e 50 minutos.

58 Estruturando para Televisão
25 minutos : formato de capítulo de novela. A grosso modo, ele se divide em 4 partes: 2 a 3 minutos para abertura. 10 minutos para desenvolvimento até a crise. 10 minutos desenvolvimento até o clímax. 2 a 3 minutos para resolução

59 Estruturando para Televisão
Clímax e resolução em novela, são quase juntos, e como sempre no final. Poderá ter uma interrupção para a publicidade, no meio da segunda para terceira parte, onde situaremos um gancho. O fim, na verdade, não contém a resolução, mas sim um novo gancho que irá se resolver no próximo capítulo.

60 Estruturando para Televisão
A primeira parte chama-se cabeçalho, ou exposição do problema. Pode também existir uma cena isolada, geralmente de muita ação, antes dos créditos. A última parte se chama cauda, ou resolução do problema.

61 Estruturando para Televisão
“O mais difícil de preencher são as cenas centrais em um roteiro.O roteirista deve trabalhar muito nas cenas do desenrolar da ação, pois, geralmente, é nelas que se encontra o ponto mais fraco de todas as estruturas. A abertura deve ser um momento fascinante, o fim surpreendente, mas é no desenrolar da parte central que se reconhece o verdadeiro talento do roteirista em estruturar.” Dennis Carvalho

62 Estruturando para o Cinema

63 Estruturando para o Cinema
Dividimos o filme, já que ele é continuo em bobinas. Um filme, tem em média 90 a 105 minutos. Que seria 9 bobinas. Se temos 9 bobinas, no 7º bloco teremos o clímax e a resolução no 8 ou 9º bloco.

64 Estruturando para o Cinema
“O mais importante no cinema era a sétima bobina” Eisenstein

65 Estruturando para o Cinema
As 8 partes de um filme no modelo Hollywodiano: Abertura = 5 minutos. Exposição do Problema/Situação desestabilizadora / Uma promessa = 15minutos Antecipação de problemas /Aparece o conflito = 10 minutos (1º ato) Piorar da situação/ Tentativa de normalização = 15 minutos Levando a ação ao limite = 10 minutos (2º ato) Crise = 10 minutos Clímax = 15 minutos (3º ato) Resolução = 5 minutos

66 Relação tempo e dimensão do script

67 Relação tempo e dimensão do script
Tv : 90 minutos = 100 folhas 50 minutos = 52 folhas Cinema: 100 minutos = 120 folhas 15 minutos = 20 folhas 10 minutos = 15 folhas 5 minutos = 8 folhas 1 minuto = 2 folhas

68 Horários e a programação televisiva

69 Número de atores, instalações e cenários

70 Número de atores, instalações e cenários
Para tv, um episódio de 50 minutos podemos contar freqüentemente com 10 atores que falem, 12 cenários e alguns exteriores. Para minisséries, soa variadas.Média de 35 atores que falam, cenários depende da história. Para cinema, o máximo é de 18 à 28 atores.

71 Quanto vale uma folha ?

72 Quanto vale uma folha ? A Média é uma folha equivaler a 1 minuto e meio de ação. As vezes, pode-se equivaler a 30 segundos.

73 Tempo de Reflexão

74 Tempo de Reflexão Gestação, precisamos deixar crescer naturalmente, dentro de nós, a idéia original Pode-se pensar toda a estrutura de uma vez, ou por partes. O que importa é aonde chegar, onde será o clímax.Feito isso, trabalha-se para que tenha uma tensão dramática no início ao fim.

75 Tempo de Reflexão “Recordo uma ocasião em que passo horas vendo vídeos sobre a índia antes de começar a estruturar a minissérie Na boca do Dragão.” Doc Comparato

76 Tempo de Reflexão “ Te pago para escrever, não é para ler, não !”
Famosa frase de um produtor americano, que quando encontrou seu roteirista desenhando, lendo jornais e com vários livros abertos.

77 Estrutura Piloto

78 Estrutura Piloto É aquela que ainda não é definitiva, porque se completa à medida que o trabalho se desenrola. É uma espécie de guia. Que macroestrutura farei ? Onde estará o clímax? Para se contar uma história temos 4 caminhos clássicos de desenvolvimento:

79 Estrutura Piloto Narrador :
Pode estar presente, em off, ou presente em off. O narrador tem que se integrar na história, tem de tomar parte dela, quer como personagem que narra, quer como apresentador, que de quando em quando interfere no processo.

80 Estrutura Piloto Legendas :
Desenrolar de acontecimentos com comentários, títulos e subtítulos. Podem ser geográficas e indicar um lugar, ou a passagem de um tempo – “um ano depois”, “ seis meses depois”, “anos antes”. Nos filmes mudos, o uso de legendas era essencial, uma vez que não existia som.

81 Estrutura Piloto Ação Direta :
Roteiro que obedece uma ordem cronológica dos acontecimentos da vida real O tempo dramático é caracterizado pela síntese das horas, meses ou anos em duas horas de espetáculo.

82 Estrutura Piloto Flash Back :
Aqui no caso, quando todo filme é em flash back, e não cenas isoladas. O uso incorreto do flash back pode acarretar uma perda de interesse e tornar a história confusa.

83 CONSTRUÇÃO

84 CONSTRUÇÃO Cena é a base, a unidade dramática do roteiro.
Não exige mudança de localização nem salto no tempo, seu princípio ou seu fim é determinado pela variação de integrantes no grupo de personagens(entradas ou saídas). Movimento de câmera, desde que acompanhe a personagem na sua deslocação de um cenário para outro. Organização em seqüência é o fundamento para a construção da estrutura.

85 CONSTRUÇÃO Deve-se conhecer, como se divide dramaticamente suas cenas.
Existem 2 tipos : Essenciais De transição ou integração

86 Cenas Essenciais São as que contêm o fundamental para o desenrolar do drama. Há 5 tipos de cenas essenciais: Exposição Preparação Complicação Clímax Resolução

87 Cenas Essenciais Exposição : Expõe-se um motivo, um problema, uma situação. Preparação: Informa as complicações que virão mais tarde. Complicação: Desenrola a complicação e nos prepara para o clímax. Clímax : O ponto mais alto do drama.Os norte americanos chamam de cenas obrigatórias. Resolução: Chamadas de conclusão.

88 Cenas Essenciais A estrutura é maleável, não é necessário seguir esta ordem. Poderíamos ter um filme que comece assim : Começamos com uma complicação. Expomos os fatos e problemas com um flash-back (exposição) Entramos no clímax. Cenas de preparação das complicações que vão ajudar na interpretação do clímax(outro flash-back). Voltamos ao clímax. Cenas de resolução.

89 Cenas de Transição e de Integração
Serve para ligar as cenas. Há 5 tipos de cenas essenciais: Exposição Preparação Complicação Clímax Resolução


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