A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDIZAGEM COOPERATIVA por Katia Maria Alves Barata UNIMONTE, jul09.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM COOPERATIVA por Katia Maria Alves Barata UNIMONTE, jul09."— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM COOPERATIVA por Katia Maria Alves Barata UNIMONTE, jul09

2 Nenhum de nós é tão bom e inteligente quanto todos nós... Marilyn Ferguson

3 Aprendizagem Cooperativa O que é Aprendizagem Cooperativa Por que Aprendizagem Cooperativa? Princípios Efeitos Atividades para: desenvolvimento do espírito de time e de classe, domínio de conteúdos, habilidades de pensamento e de comunicação, troca de informações, tomada de decisões. Aprendizagem Cooperativa e os Quatro Pilares da Educação

4 Aprendizagem Cooperativa Aprendizagem Cooperativa se refere a uma série de estratégias de instrução que incluem, como parte integrante do processo de aprendizagem, a interação cooperativa aluno-aluno sobre um tema de estudo. Um grupo cooperativo é de usualmente quatro alunos, unidos por um objetivo comum, num contexto de interdependência positiva.

5 Por que Aprendizagem Cooperativa? A lacuna da socialização: Estrutura familiar Televisão

6 Por que Aprendizagem Cooperativa? Conseqüências da lacuna da socialização Falta de habilidades sociais e vínculos. Não reconhecer a solução cooperativa para problemas tendência a adotar estratégias competitivas Taxas de suicídio. Taxas de crimes contra pessoas e propriedade nas escolas. Vandalismo Muitos alunos saem das escolas sem habilidades sociais necessárias para manterem um emprego.

7 Por que Aprendizagem Cooperativa? A economia transformada Baseada na informação, na alta tecnologia e interdependente necessidades de habilidades de pensamento complexo, de comunicação e sociais (a regra é a interação).

8 Por que Aprendizagem Cooperativa? Mudanças populacionais: Diversidade social, econômica, linguística e racial Urbanização

9 Princípios da Aprendizagem Cooperativa (Kagan, 1994) Interação simultânea Participação igual Interdependência positiva Responsabilidade individual

10 Princípios da Aprendizagem Cooperativa INTERAÇÃO SIMULTÂNEA Sala tradicional – uma pessoa fala por vez, uma após a outra (professor ou aluno, se chamado) estrutura sequencial pouco tempo para participação ativa. Sala cooperativa – alunos trocam idéias em pares estrutura simultânea mais tempo para participação ativa.

11 Estrutura sequencial X simultânea

12 Princípios da Aprendizagem Cooperativa PARTICIPAÇÃO IGUAL Todos os alunos devem participar igualmente, assim, todos se tornam membros ativos do processo de aprendizagem.

13

14 Como criar participação igual Designação da vez de participar norma de participação, espera-se que o aluno contribua na sua vez. Divisão de trabalho cada um tem uma parte da tarefa para executar

15 Princípios da Aprendizagem Cooperativa INTERDEPENDÊNCIA POSITIVA Ocorre quando o ganho dos indivíduos ou times estão correlacionados positivamente. Ganho de um ligado ao ganho do outro.

16 Como criar interdependência positiva Estrutura da tarefa – não podemos fazer sozinho Estrutura da recompensa – baseada na contribuição de todos Objetivos – todos temos um mesmo objetivo. Recursos – divididos entre os elementos do time. Papéis – complementares e necessários

17 Princípios da Aprendizagem Cooperativa RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL Cada membro do grupo é responsável por seu próprio aprendizado ou contribuição.

18

19 Responsabilidade individual por desempenho A pontuação do grupo é a soma da pontuação individual A contribuição de cada um é codificada com cores. Apresentação de minitópicos ou cada alunos é responsável por uma parte do projeto.

20 Responsabilidade individual por participação / pela escuta Prof. pede que aluno liste as ideias compartilhadas no time Alunos resumem como foi sua participação Compartilhar ideias ditas por um aluno específico.

21 Princípios da Aprendizagem Cooperativa (Johnson, Johnson e Holubec, 1986) Interdependência positiva Responsabilidade individual Interação face a face Habilidades sociais Processamento grupal

22 Efeitos da Aprendizagem Cooperativa Impacto positivo na auto-estima grupos bem estruturados ambiente de suporte aumenta chances de sucesso acadêmico autoconfiança, resiliência face ao fracasso e senso que a falha está em suas mãos ao invés de a mercê de forças externas

23 Melhora nas relações sociais ver o outro mais favoravelmente amizade entre etnias aceitação de alunos deficientes melhora o clima da classe capacidade de compreender o ponto de vista do outro passar a gostar mais de ir à escola e aprender resolver problemas que necessitam de cooperação para serem solucionados Efeitos da Aprendizagem Cooperativa

24 Realização melhor desempenho acadêmico efeitos positivo quanto a compreensão, estratégias para resolver problemas, criatividade e memorização

25 A vida é como jogar uma bola na parede: Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul; Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde; Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca; Se a bola for jogada com força, ela voltará com força. Por isso, nunca jogue uma bola na vida de forma que você não esteja pronto a recebê-la. A vida não dá nem empresta; Não se comove nem se apieda. Tudo quanto faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos. Albert Einstein

26 Domínios de utilidade espírito de time espírito da classe domínio de conhecimentos habilidades de pensamento habilidades de comunicação compartilhar informações tomar decisões

27 Há bilhões de pessoas no mundo, e cada uma delas é especial. Nenhuma outra no mundo é igual a você. Muhammad Ali

28 TEAMBUILDING (desenvolvimento do espírito de time) 5 objetivos: Conhecer-se Identidade do time Suporte mútuo Valorizar as diferenças Desenvolver sinergia

29 Conhecer-se!

30 UMA COISA QUE VOCÊ FAZ BEM UMA COISA QUE VOCÊ FAZ BEM

31 Entrevista de Time Cada aluno é entrevistado, cada um na sua vez, por um tempo determinado. Idéias p/ minha aula: Camiseta

32 Identidade do time!

33 Espaçonave macarrônica (projeto cooperativo) Objetivo: construir uma nave espacial feita com espaguetes e jujubas. A Materiais disponíveis: –16 espaguetes (4 para cada um) –8 jujubas (2, de uma única cor, p/ cada um) –4 cores de papel (1 cor para cada um) –2 tesouras e 1 cola (todos podem usar)

34 E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. É tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar Gonzaguinha

35 CLASSBUILDING (desenvolvimento do espírito de classe) 5 objetivos: Conhecer-se Identidade do classe Suporte mútuo Valorizar as diferenças Desenvolver sinergia

36 Valorizando diferenças!

37 Alinhamento de valores Alunos se alinham em relação a seus colegas baseados onde eles se posicionam sobre determinada questão. Os extremos geralmente são concordo/discordo, pró/contra, gosto/não gosto, sim/não. Idéias p/ minha aula: Se você pudesse escolher, viveria no futuro ou na idade média?

38 Suporte mútuo!

39 Quem Eu Sou Cartões / etiquetas são colocados nas costas dos alunos. Alunos se misturam e formam pares. Cada um faz 3 perguntas (resposta sim/não) p/ seu colega. Aluno que acerta se torna ajudante (anjo) e só poderá dar dicas sutis. Idéias p/ minha aula: profissões

40 ...vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois... Beto Guedes

41 Atividades para domínio de CONTEÚDOS Prática e revisão de informações, fixação de conteúdos, memorização.

42 Prática Fixação

43 Cabeças Pensando Juntas 1. Alunos se numeram. 2. Professor apresenta um problema. Tenham certeza que todos saibam a resposta 3. Cabeças juntas, bumbum p/ cima. 4. Um n o é chamado e responde. Idéias p/ minha aula: gráfico de vendas

44

45 Confira em Pares 2. B confere. 1. Time se divide em 2 duplas. A trabalha, B observa e ajuda se necessário. 5. Time se reúne e compara respostas. P/ iniciar: 2 folhas de atividade por time. 3. B elogia / dá um estímulo. 4. Troca de papéis. 6. Time celebra.

46 Revisão

47 Revisão Vire Quatro P/ iniciar: 4 conjuntos de cartões (Cartão da Pergunta, Cartão da Resposta; Cartão da Resposta e Cartão do Elogio ou Ajuda) para cada time Alunos se numeram: de 1 a 4 Virar Cartão da Pergunta: alunos viram os cartões onde estão escritas frases como aluno 2 lê a pergunta 6. Então o aluno 2 lê a pergunta solicitada. Alunos têm um tempo para que pensem na resposta (sem conversa neste momento).

48 Revisão Vire Quatro Viram um Cartão da Resposta: Este cartão indica qual aluno irá responder: Aluno 4 responda à pergunta. Aluno 4 responde e os demais pensam sobre o que ele disse. Viram o Cartão da Checagem: Este cartão diz qual o aluno que irá liderar o grupo na correção da resposta do colega: Aluno 2, lidere o time na checagem. Os alunos, como um time, decidem se a resposta foi correta.

49 Revisão Vire Quatro Viram o Cartão do Elogio ou da Ajuda: o cartão seleciona o aluno que irá elogiar, se a resposta foi correta, ou ajudar, se ela foi incorreta: Aluno 1: lidere o time no elogio ou na ajuda. Se o cartão indicar o aluno que respondeu, ele pode se auto-elogiar ou indicar outro alunos que vá conferir a resposta. Repetir de 2 a 5: fazer outras rodadas até que todas as respostas foram dadas.

50 Revisão Vire Quatro Líder da Virada: a cada rodada, o aluno que sorteia o cartão é trocado. Variação: para ser mais rápido, use dois conjuntos de cartões: Cartões das Perguntas, Cartões das Resposta. Idéias p/ minha aula: Estados brasileiros

51

52 Grandes descobertas e façanhas invariavelmente envolvem a cooperação de muitas mentes. Alexander Graham Bell

53 Atividades para desenvolvimento de HABILIDADES DE PENSAMENTOS Questionar, combinar, dividir, categorizar, avaliar e aplicar informações. Habilidade de criar e trocar idéias únicas com baixo grau de consenso.

54 Para começar: cada time de quatro alunos precisa de 4 cartões para seqüenciar. Alunos ficam em pé, ombro a ombro, cada um c/ um cartão. Professor lê a primeira pista do problema O aluno mencionado na pista descreve como ele vai se alinhar. Ele espera que o grupo concorde para se mover para o seu novo lugar. Alinhamento lógico

55 Depois que o prof. lê cada pista, os alunos repetem passos 3 e 4. Prof. seleciona um time para descrever a sua ordem e compartilhar a sua lógica. Idéias p/ minha aula: família em um carro Alinhamento lógico

56 Quem não se comunica se estrumbica. Chacrinha

57 Atividades para desenvolvimento de HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO Atividades para regular a comunicação Atividades que constroem habilidades de comunicação específicas.

58 Conversa de Astronauta Para iniciar: dois conjuntos de peças para cada time, barreiras. 1. Time constrói barreiras e se dividem em duas duplas (Mensageiros e Receptores). 2. Mensageiros criam figura usando peças. 3. Receptores reproduzem (sem olhar / as duplas se comunicam o máximo possível para isso). 4. Quando estiverem prontos, time confere. Comemoração. Idéias p/ minha aula: tangram

59 O modo de obter boas idéias é ter um montes de idéias e então jogar as ruins fora. Linus Pauling

60 Atividades para TOMADA DE DECISÕES Dar a todos uma voz, gerar alternativas aumentar responsabilidade.

61 Gaste um real Cada aluno recebe 4 moedas para gastar dentre as alternativas. Cada aluno deve gastar suas moedas em mais de um item. Idéias p/ minha aula: festa temática em agosto

62 O milagre é este: quanto mais compartilhamos, mais temos. Leonard Nimoy

63 Atividades para TROCA DE INFORMAÇÕES Compartilhar informações dentro dos times, ou entre os times.

64 Quebra-cabeças Cada aluno receberá uma parte de um texto para ler. Após um tempo determinado, compartilhará o que aprendeu com seus colegas de time.

65 Para saber mais... ALVES, Rubens. A Escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Campinas: Papirus, CARVALHO, Frank V. Pedagogia da Cooperação - uma Introdução à Metodologia da Aprendizagem Cooperativa. S. Paulo: Imprensa Universitária Adventista, DELORS, Jacques (coord.) Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. S. Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, GRINESKI, Steve. Cooperative Learning in Physical Education. Champaign : Human Cinetics, 1996.

66 KAGAN, Spencer. Cooperative learning. San Juan Capistrano : Kagan Cooperative Learning, KAGAN, Spencer; Kyle, Patricia; Scott, Sally. Win-win discipline. San Clemente: Kagan Cooperative Learning, KOHN, Alfie. No contest: the case against competition. New York : Houghton Mifflin, ____________. Punish by rewards: - The trouble with gold stars, incentive plans, As, praise and other bribes. New York : Houghton Mifflin Company, RIMMERMAN, Harlan (ed.) Resources in Cooperative Learning. San Juan Capistrano : Kagan Cooperative Learning, SINGER, Helena. República de Crianças. S. Paulo: FAPESP/Hucitec, 1996.

67 Outras informações

68 contatos – fone: (11) –


Carregar ppt "APRENDIZAGEM COOPERATIVA por Katia Maria Alves Barata UNIMONTE, jul09."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google