A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIGLAS E ABREVIATURAS UTILIOZADAS NA SAUDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIGLAS E ABREVIATURAS UTILIOZADAS NA SAUDE"— Transcrição da apresentação:

1 SIGLAS E ABREVIATURAS UTILIOZADAS NA SAUDE
Reginalda Maciel

2 A Ações do SUS - São as atividades que têm como alvo a saúde da população ou de um grupo específico desta mesma população (por exemplo uma determinada faixa etária). Estas atividades, embora atinjam os indivíduos não são dirigidas a cada um separadamente, mas a todo o grupo. É o caso das campanhas de vacinação. AIS - Ações Integradas de Saúde AIH – Autorização de Internação Hospitalar - Documento que autoriza e identifica os procedimentos a serem realizados e os serviços que são prestados aos pacientes internados pelo SUS.

3 APAC – Autorização de Procedimentos de Alto Custo - Documento que identifica cada paciente e assegura a prévia autorização e adequado registro dos serviços de alto custo ou complexidade que lhe foram prestados. ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária APCC – Avaliação de Pontos Críticos de Controle ACS - Agente comunitário de saúde.

4 B Biópsia - Procedimento cirúrgico que pode ser realizado em qualquer região do corpo para retirada de material para análise e diagnóstico de doenças. Bioquímico - É o profissional com habilitação de Farmacêutico que desenvolve atividades na área laboratorial e medicamentosa.

5 C CIM – Centro de Informações de Medicamentos
Carência - É o período de tempo durante o qual o segurado, mesmo pagando o prêmio mensal, não tem direito a determinadas coberturas. CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho CIM – Centro de Informações de Medicamentos CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar CIB – Comissão Intergestores Bipartite CIT – Comissão Intergestores Tripartite CMC – Central de Marcação de Consultas

6 COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social
Cobertura - É o conjunto de procedimentos médicos e hospitalares e de serviços cobertos pelo seguro. Co-participação - É a parte efetivamente paga pelo segurado diretamente ao prestador de serviços, pela realização de cada um dos procedimentos médicos e hospitalares. CONASEMS - Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde CONASS - Conselho Nacional de Secretários de Saúde COSEMS - Conselho dos Secretários Municipais de Saúde

7 D DATASUS – Departamento de Informática do SUS
DENASUS – Departamento Nacional de Auditoria do SUS Diálise - É o método que permite a depuração de substâncias tóxicas ao organismo e acumuladas no sangue em decorrência da perda da função renal. DNVS – Departamento Nacional de Vigilância Sanitária Doenças ou lesões preexistentes - São aquelas, inclusive as congênitas, de que o proponente sabia ser portador ou sofredor, na época da contratação do seguro.

8 E Educadora em Saúde - É aquela que planeja, desenvolve e acompanha ações educativas relacionadas à saúde. EAS – Estabelecimento Assistencial de Saúde EPI – Equipamento de proteção individual Emergência - É o evento que implique risco imediato de vida ou de lesões irreparáveis para o paciente. Para a caracterização da emergência, a seguradora poderá exigir a apresentação de relatório médico e de exames complementares que a comprovem.

9 F FPT / Crônicos -Termo usado para identificar pacientes internados que estão Fora de Possibilidade Terapêutica (FPT), e que também são denominados Pacientes sob Cuidados Prolongados, sem possibilidade de recuperação. FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador

10 H HOSPUB – Projeto Integrado de Informações de Ambiente Hospitalar.
Hemodinâmica - É uma subespecialidade da Radiologia que faz estudos angiográficos (circulação).

11 I   Indicadores e Dados Básicos de Saúde – IDB -São estatísticas, em forma de coeficientes e taxas, que buscam traçar um perfil da situação da saúde no país, nos estados e nos municípios. Internação - É a permanência do paciente em alguma unidade de assistência hospitalar. INASS – Instrumento Nacional de Avaliação em Serviços de Saúde. IVH-E – Índice de Valorização Hospitalar e Emergência

12 L   LDO – Lei de Diretrizes Orçamentária

13 M MAC – Médio e Alto Custo/ Complexidade
Medicamentos Genéricos - São remédios que contêm os mesmos princípios ativos dos remédios de marca conhecidos, apresentam a mesma eficácia e segurança e são mais baratos (procure no Sumário o item “Medicamentos: um dos direitos de Cidadania”) Medicina do Trabalho - Especialidade médica com atendimento clínico, cuja perspectiva terapêutico- diagnóstica se direciona ao atendimento e prevenção das doenças profissionais.

14 Medicamentos Básicos - São os medicamentos que o SUS distribui à população.
MS Ministério da Saúde – Órgão máximo responsável pela saúde no país que normatiza e supervisiona todas as ações e serviços de saúde. É o gestor, no nível nacional, do SUS – Sistema Único de Saúde e está subordinado à Presidência da República.

15 N NOB – Norma Operacional Básica

16 O OSS- Orçamento da Seguridade Social
OPMS- Órtese, Prótese e Materiais Especiais ONA – Organização Nacional de Acreditação

17 P PAB- Piso da Atenção Básica
PACS - Programa de Agentes Comunitários de Saúde (constitui uma das prioridades do SUS) Prestador - É a unidade que presta o serviço de saúde à população. Também é chamado “Unidade” e pode ser pública (federal, estadual ou municipal) ou privada (são os particulares ou contratados).

18 PSF - Programa de Saúde da Família (outra prioridade do SUS)
PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde POP – Procedimento Operacional Padrão PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PPI – Programação Pactuada e Integrada

19  R   Referência de pacientes - É a indicação de outra unidade para atendimento do paciente, a fim de realizar determinado procedimento para o qual a unidade em questão não esteja preparada ou equipada. Repasse de Verbas do SUS - É o pagamento às unidades vinculadas ao SUS pelos serviços ou atendimentos prestados à população, com os respectivos recursos do Sistema Único de Saúde. RSS – Resíduo de Serviços de Saúde RNIS – Rede Nacional de Informações para a Saúde

20 S SAS – Secretaria de Assistência a Saúde
SADT - Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Terapia – São diversos procedimentos como exames e terapias realizadas por unidades vinculadas ao SUS. Serviço do SUS -É o serviço individualizado, ou melhor, o próprio atendimento ao cidadão que o procura. Está ligado diretamente à assistência ao indivíduo, como por exemplo, consultas, exames de laboratório ou de raios X, feito individualmente em cada paciente. SES - Secretaria de Estado de Saúde – Órgão de esfera estadual que é responsável pelas ações e serviços de saúde, bem como promover a saúde em todo o Estado. É subordinado ao governo do Estado.

21 SAI/SUS - Sistema de Informações Ambulatoriais – é o sistema onde os dados sobre o atendimento ambulatorial são enviados para os órgãos responsáveis pelo SUS no governo, seja ele municipal, estadual ou federal, e que vai implicar no pagamento pelo referido atendimento. SIH/SUS - Sistema de Informações Hospitalares – é o sistema onde os dados sobre a assistência hospitalar (internações) são enviados para os órgãos responsáveis pelo SUS no governo, seja ele municipal, estadual ou federal, que também implica no pagamento pelo respectivo atendimento, neste caso a internação do paciente.

22 SIGAB – Sistema de Gerenciamento de Unidades Básicas de Saúde
SUDS - Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde SUS - Sistema Único de Saúde – Conjunto de ações e serviços de saúde que devem ser prestados à população e que são pagos com recursos públicos e contribuições sociais. SIM – Sistema de Informações sobre Mortalidade SINAN – Sistema de Informação Nacional de Agravos de Notificação SINASC – Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos

23 T Teto Financeiro - Montante de recursos destinados à prestação de serviços de saúde e ao atendimento de saúde da população de cada município. Este montante de recursos varia de município para município. TFA – Teto Financeiro da Assistência (TFAE)Estado e (TFAM) Município. TFD - Tratamento Fora de Domicílio TFECD – Teto Financeiro da Epidemiologia e Controle de Doenças Transplante - É o ato médico que implica na retirada e substituição de tecidos, órgãos e partes do corpo humano com fins terapêuticos humanitários e científicos.

24 U   Unidade Privada / Hospital Privado - É a unidade ou o hospital que é administrado por particulares. Unidade Privada / Hospital Privado vinculados ao SUS - É a unidade ou o hospital que é administrado por particulares, mas que recebe verba do SUS para atendimento à população. Isto depende de quantos leitos ou consultórios, dentre os existentes, a unidade em questão tem cadastrados no Sistema Único de Saúde. Unidade Pública / Hospital Público - É a unidade ou hospital que é administrada pelo governo, seja ele da esfera municipal, estadual ou federal. Todas as unidades públicas são, por natureza, vinculadas ao SUS. UPS – Unidade Prestadora de Serviços.

25


Carregar ppt "SIGLAS E ABREVIATURAS UTILIOZADAS NA SAUDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google