Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRaphael Paula Alterado mais de 11 anos atrás
1
Planejando e Gerenciando Estoques em uma Cadeia de Suprimentos
Flávio Botana Mar/Abr 2007
2
Ter estoques aumenta o custo, mas melhora o atendimento
Gestão de Estoques Dinheiro “empatado” Custo Alto Cliente não abastecido Máquina Parada Ter estoques aumenta o custo, mas melhora o atendimento (V ou F ?)
3
Conceito Anos 80 Zero Estoque Sim ou Não ? ESTOQUE ESTRATÉGICO
4
Exemplos para Análise Hospital Cia. Aérea Restaurante
Concessionária Veículos Gráfica ( Indústrias )
5
Definição Estoques são acúmulos de recursos materiais entre fases específicas de processos de transformação (física, de estado, ou de local) com o objetivo de criar independência entre elas.
6
Exemplo Represa Consumo de Chuva Água
Equalizar no total e no específico
7
Tipos de Estoque Matérias Primas / Materiais Material em processo
Regula Taxa de suprimento (fornecedor) e de demanda (produção) Material em processo Produtos Regula taxa de produção e de demanda para o mercado Materiais para manutenção, reparo e operação
8
Porque surgem os estoques?
Incerteza de Previsões Suprimento Demanda
9
Porque surgem os estoques?
Impossibilidade / Incapacidade de coordenar suprimento e demanda Capacidade (chuva) Tecnologia (set up) Informação Obtenção (lote econômico)
10
Porque surgem os estoques?
Especulação Escassez Oportunidade
11
Porque surgem os estoques?
Necessidade de preencher os canais de distribuição (“pipeline”)
12
Modelo Básico de Gestão de Estoques
13
Lote Econômico
14
Estoque de Segurança
15
Curva ABC
16
Gestão Inovadora Terceirização Just in Time
17
Terceirização Os estoques das matérias primas são do fornecedor
Pedidos sob demanda Consignação 1 estoque para vários clientes
18
Terceirização Exemplo Fabrica de tintas “in house” Manutenção
19
Just in Time Filosofia Produção sem estoques
Produção enxuta (lean production) Eliminação de desperdícios Manufatura em fluxo contínuo Esforço contínuo na solução de problemas
20
Just in Time Objetivos operacionais Qualidade Flexibilidade
21
Just in Time Os estoques reduzem os “sintomas” e escondem os problemas, que nunca são resolvidos Quanto mais problemas mais estoques A idéia é reduzir os estoques para tornar os problemas visíveis e soluciona-los
22
Just in Time Abordagem tradicional: Abordagem Just in Time
“Empurrar” a produção Abordagem Just in Time “Puxar” a produção
23
Just in Time Fornecimento de Materiais Lotes reduzidos
Recebimentos freqüentes e confiáveis Lead times de fornecimento reduzidos Altos níveis de Qualidade
24
Just in Time “tupiniquim”
25
Just in Time Aplicações na indústria gráfica Exemplos Discussões
27
Tecnologia de Informação
Flávio Botana Abr 2007
28
Você já ouviu isso? “Minha empresa tem problemas de comunicação!”
“Eu entendi que....” “Mas ninguém me avisou que.....”
29
Informação Se a nossa empresa é a máquina...
... A informação é o combustível que a faz movimentar
30
Interpretação da TI Processo de Evolução Processo de Inovação
31
Revolução Industrial x Revolução da Informação
Texto Peter Drucker HSM Management Ano 4 no. 18 Jan/Fev 2000
32
A Era da Informação Os efeitos da Revolução da Informação na indústria ( e portanto na sociedade industrial de hoje ) se assemelham aos efeitos da Revolução Industrial na agricultura (e por conseguinte na sociedade agrícola da época).
33
Informação “em abundância”
Hoje a informação é muito acessível. É possível ter “muita” informação sobre qualquer coisa rapidamente No meio desta “muita” informação, você tem informação “certa” e “errada”; “útil” e “inútil”; “adequada” e “inadequada”
34
Informação x Conhecimento
O Conhecimento é a informação aplicada. O Conhecimento filtra, analisa e transforma a informação gerando um resultado melhor do que se tinha.
35
A Empresa do Conhecimento
Não ao uso “tradicional” da tecnologia de informação: automatizar os processos com a mesma visão do século XIX.
36
A Empresa do Conhecimento
Sim ao novo uso da tecnologia de informação: usar as informações obtidas com a TI para criar novos domínios de atividade. Busca de detalhes valiosos - CRM Realização de simulações Geração de novos negócios -Consultoria
37
Tecnologia de Informação
A informação em uso
38
Tecnologia de Informação
Uso tradicional Gestão Softwares “de prateleira” Softwares “especialistas” Melhoria do fluxo de trabalho
39
Informação Aplicada Quem faz a comunicação é quem “recebe” a informação Simplicidade Adequação Correção
40
Melhoria do fluxo de trabalho
Análise das Tarefas: Eliminação: a tarefa pode ser eliminada? Combinação: a tarefa pode ser combinada com outra tarefa? Mudança de seqüência, locais ou pessoas:algo pode ser melhorado nisso? Melhoramentos: o método de execução pode ser melhorado?
41
Software x Necessidade
Definir “quem é o dono de quem” Software é ferramenta. Não faça nada que o software ofereça e que você não precisa Não deixe de fazer o que você precisa mas o software não oferece.
42
Conceito de Informação
Informação única, certa e acessível Informação é inserida na origem Quem precisa da informação é responsável por acessá-la “Cuidado com papel” Linguagem adequada
43
Projeto de Gerenciamento Estratégico da Informação
Classificação e armazenamento da informação Identificação de necessidades e requisitos de informação Coleta / Entrada de Informação Desenvolvimento de produtos e serviços de informação Distribuição e disseminação de informação Tratamento e apresentação da informação Análise e Uso da informação
44
O novo profissional Profissional tradicional
Profissional da informação Profissional de TI
45
Tecnologia de Informação
O novo uso Redução de distâncias O cliente no comando Novos produtos e serviços Personalizações Integração de mídias
46
Tecnologia de Informação
O novo uso Exemplos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.