A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Yandra Mello. Se você precisa realizar um trabalho, de qual matéria for, lembre-se que você não deve realizá-lo de qualquer maneira, entrar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Yandra Mello. Se você precisa realizar um trabalho, de qual matéria for, lembre-se que você não deve realizá-lo de qualquer maneira, entrar."— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Yandra Mello

2 Se você precisa realizar um trabalho, de qual matéria for, lembre-se que você não deve realizá-lo de qualquer maneira, entrar em qualquer site, colocar o texto no Word, e sem ler o assunto apertar imprimir. Isso é um erro que muitas pessoas cometem. O primeiro passo é delimitar o tema. Definindo o tema, você deve procurar diferentes fontes que expressem as abordagens variadas e opiniões dos autores. Isto fará a diferença no seu trabalho, pois você terá diversas fontes e opiniões antes de fazer o texto.

3 Ao pesquisar em sites, livros ou revistas, vá fazendo um resumo com as principais idéias do texto. Ao final da pesquisa você terá todo o material necessário para escrever um texto de sua total autoria, ou seja, sem cópia. A ortografia é algo que você deve levar muito a sério. Com a popularização do computador, é comum deixar que os editores de texto – Word por exemplo – faça as correções automaticamente, no entanto com o novo acordo da Língua Portuguesa, muitos computadores não estão atualizados e continuam usando tremas, hífens e acentos nos lugares antigos. Para ter a certeza de que o seu texto está claro, peça para que alguém o leia e pergunte se as idéias estão concisas e objetivas.(Mariza Alvares)

4

5 A organização visual de um trabalho é extremamente importante. Por isso, nada de desenhos, figuras e cores em excesso. Se for realmente importante dar destaque a algo, use o negrito, itálico ou sublinhado, nunca deixa a letra maior no que as demais no meio do texto, pois isso altera a altura da linha. Na capa deve constar o nome da escola, o título do trabalho, o nome do aluno, número e ano. Lembre-se que existem várias pessoas com o mesmo nome e que muitas vezes o professor trabalha em mais de uma escola, portanto, identifique-se.

6 No caso de muitas folhas, o trabalho pode ser encadernado ou colocado em pastas com canaletas nas laterais ou ainda em pastas com grampos laterais, quando forem poucas folhas. Pastas de cartolina Pastas com canaletas Encadernado

7 O que um bom trabalho deve conter? 1. Capa 2. Índice 3. Introdução 4. Desenvolvimento (textos) 5. Anexo (opcional) 6. Conclusão 7. Bibliografia.

8 Capa Na capa deve constar o nome da escola, o título do trabalho, o nome do aluno, nº e seu ano. Como você ainda não está na universidade, a capa pode ser menos formal, contendo imagens e fontes diferentes.

9 Índice Produzir um índice contendo os subtítulos e as páginas em que eles se encontram. Você cria um índice analítico escolhendo os estilos de título, por exemplo, Título 1, Título 2 e Título 3, que deseja incluir no índice analítico. O Microsoft Office Word procura títulos que correspondam ao estilo que escolheu, formata e recua o texto da entrada de acordo com o estilo do título e insere o índice analítico no documento (site MS Office). Mas como fazer isso?

10 PASSO 1 – CRIAÇÃO DO ESTILO Veja abaixo como criar um estilo. 1. Menu Formatar / Estilos e formatação...

11 2. Será aberta uma área na lateral direita da janela do Word E clique no botão Novo Estilo….

12 3. Defina o nome do estilo. Coloque o nome que achar conveniente. Use nomes simples, os mesmos serão utilizados mais a frente na definição do índice.

13 PASSO 2 – APLICAÇÃO DO ESTILO Após a criação do estilo você deve aplicá-lo no parágrafo. 1. Posicione o cursor no parágrafo que deseja aplicar o estilo. 2. Clique no botão estilo (barra de ferramenta formatação) e selecione o estilo na lista apresentada.

14 PASSO 3 – CRIAÇÃO DO ÍNDICE Um índice é baseado em um estilo. Após a criação do estilo devemos vinculá-lo a um nível de índice. 1. Posicione o cursor no local do texto onde o índice será criado. 2. Menu Inserir / Referência / Índices…

15 3. Clique na aba Índice analítico. 4. Clique no botão Opções…

16 5. Por padrão o Word define para sua sequência de índice os estilos Título 1, Título 2 e Título 3. O que você deve fazer é redefinir a sequência. 6. Apague a numeração que o Word forneceu. 7. Procure os estilos que você criou e numere apenas aqueles que você quer que faça parte do índice, digitando 1 para o primeiro nível, 2 para o segundo nível, … 8. Clique ok.

17 PASSO 4 – ATUALIZANDO O ÍNDICE A medida que novos conteúdos vão sendo inseridos no texto eles devem ser incluídos no índice. Para atualizar siga os passos abaixo. 1. Clicar com o botão direito do mouse no índice criado. 2. Clicar na opção Atualizar campo.

18 3. Caso a janela acima apareça, selecione a opção Atualizar o índice inteiro. 4. Seu índice será atualizado automaticamente.

19 Introdução A introdução de um trabalho acadêmico é como um cartão de visita, que dever ser claro, objetivo, limpo, direcionado ao tema. E por mais que pareça estranho, é aconselhável que a introdução seja feita após toda a confecção do trabalho, quando efetivamente o aluno estará sintonizado com tudo que abordou, podendo assim, descrever de forma clara e dominante os pontos relevantes, a importância de sua pesquisa, o tipo de abordagem que efetuou Ou seja, a introdução deve funcionar como um cardápio, que incentiva e motiva a leitura do trabalho de forma a torná-lo interessante e eficiente aos olhos do professor que fará sua avaliação.

20 Desenvolvimento ou o Corpo do Trabalho Explique de forma organizada, o caminho percorrido, as reflexões sobre os problemas levantados e as justificativas. Pode ser dividido em subtemas ou em capítulos com títulos e subtítulos.

21 Conclusão No final, uma conclusão deve ser escrita explicando os novos conhecimentos adquiridos por você ao fazer o trabalho.

22 Anexos Uma reportagem, um gráfico ou pesquisa extra devem ser inserida nos anexos.

23 Bibliografia A bibliografia deve vir por último e deve nela constar todo o material consultado por você. Bibliografia com um autor: ÚLTIMO NOME,Primeiro nome. Título. Edição. Local: Editora, Ano. Página. Quando houver mais de um autor, usa-se ponto e vírgula para separar os nomes, sempre antes do título. Exemplo: SÓDERSTEN, Bo; GEOFREY, Reed. International economics. 3. ed. London: MacMillan, p.

24 As revistas têm quase sempre o nome dos autores, no princípio ou no fim do artigo. Se não tiver o autor, deverá usar o título do artigo em primeiro lugar. Bibliografia de jornais "Título do Artigo". Título do Jornal. Ano, Mês, Dia: Número da Secção, Número das páginas usadas. Se o artigo tiver um autor, deverá colocá-lo antes do nome do artigo. Bibliografia de CDs "Nome do Artigo". Nome do CD. CD-ROM. Local: Editor, Ano.

25 Bibliografia de filmes Nome do Filme. Realizador. Editor. Ano. O título do vídeo deverá aparecer em primeiro lugar, seguido da pessoa a quem forem atribuídos os créditos, normalmente o realizador, mas poderá também ser o narrador ou apresentador. Bibliografia da Internet Último Nome, Primeiro Nome. Título da Página, Data em que encontrou o website,. Se o site não tiver um autor (o que é responsável pelos conteúdos), comece com o nome do título da página sublinhado, seguido da data. O endereço do site deverá estar dentro dos caracteres <>.

26 Bibliografia de entrevistas ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome (da pessoa entrevistada). Entrevistado por (o nome do entrevistador, Primeiro e Último Nome). Cidade, País (da entrevista). Data da entrevista. Bibliografia de revistas ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome. "Título do Artigo". Nome da Revista. Local: Editor, Ano, Mês, Dia: Número das páginas.

27

28 Tamanho da fonte: Tamanho da fonte: 10 ou 12 para o texto e 14 para o título. Espaçamento entre linhas: Espaçamento entre linhas: 1,5 Tipos de fontes (letras)

29 Fontes: As fontes mais usadas são a Times New Roman, Arial ou Calibri. Exemplos: Texto Texto Texto Times New Roman Arial Calibri.

30 Margens 3,0 a esquerda e superior 2,0 a direita e inferior Exemplo:

31 Como personalizar as margens no MS Word 2007: 1º Clique no menu Arquivo, depois em configurar página. Ao abrir a tela abaixo, digite os valores desejados.

32 2º Verifique a orientação do papel: 3º Clique na guia Papel no topo da janela e altere também o tipo de papel. O padrão usado é o A4. Pronto, agora só clicar em OK no final da janela e pronto, seu documento já esta configurado. Folha na vertical Folha na horizontal

33 Páginas Para numerar todas as páginas é simples, clique em INSERIR, depois em NÚMERO DE PÁGINA. Escolha o local e pronto.

34 Cabeçalho e rodapé 1º Clique na guia exibir e escolha o menu Cabeçalho e rodapé. No slide seguinte, note que na guia de menus, aparecerá um menu Design especifico para Cabeçalho e Rodapé:

35

36 Fontes para pesquisa: bom-trabalho bom-trabalho no-word-2003/ no-word-2003/


Carregar ppt "Professora: Yandra Mello. Se você precisa realizar um trabalho, de qual matéria for, lembre-se que você não deve realizá-lo de qualquer maneira, entrar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google