A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXPERIÊNCIAS INSTITUCIONAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXPERIÊNCIAS INSTITUCIONAIS"— Transcrição da apresentação:

1 EXPERIÊNCIAS INSTITUCIONAIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SEMANA ACADEMICA EXPERIÊNCIAS INSTITUCIONAIS DE ACESSO LIVRE À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA AMAZÔNIA Elisangela Silva da Costa Belém 2013

2 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A informação científica é uma condição sine qua non ao desenvolvimento científico e tecnológico de uma nação. Configurando-se em um ciclo no qual a informação científica contribui para o desenvolvimento científico, e este, por conseguinte, gera novos conteúdos realimentando todo o processo.

3 Entrementes, a comunidade científica por vezes encontra óbices ao acesso à informação científica, dos quais podemos elencar: Barreiras linguísticas; Falta de familiaridade com as fontes de pesquisa; Materiais bibliográficos que não foram assinados pela instituição ao qual o pesquisador está vinculado; Pouca divulgação dos produtos informacionais, etc. Para suplantar estas adversidades é que foi criado o movimento de acesso livre à informação.

4 O QUE É ACESSO LIVRE À INFORMAÇÃO ?
O Acesso livre ou aberto (open access - OA) à informação científica é um movimento, que define estratégias para proporcionar maior acesso e visibilidade à produção científica de uma coletividade, seja uma instituição, uma área do conhecimento, ou de um País. Essas estratégias utilizam um modelo de interoperabilidade que é definido pelo Open Archives Iniciative (OAI = Iniciativa de Arquivos Abertos). Já OAI não é um movimento, e sim um conjunto de padrões para o estabelecimento da interoperabilidade entre dois sistemas de informação. OAI visa implementar padrões, normas ou mecanismos em prol da interoperabilidade entre dois sistemas de informação. Nesse sentido, o OAI desenvolveu e estabeleceu o OAI-PMH, Open Archives Initiatives Protocol for Metadata Harvesting. E, nos últimos quatro anos, esta iniciativa vem desenvolvendo o OAI-ORE – Open Archives Initiative Object Reuse and Exchange, um conjunto de padrões para a agregação de recursos da WEB (KURAMOTO, 2010).

5 HISTÓRICO

6 Objetivos: Promover o registro da produção científica brasileira em consonância com o paradigma do acesso livre à informação; Disseminar a produção científica brasileira em consonância com o paradigma do acesso livre à informação; Estabelecer uma política nacional de acesso livre à informação científica; Buscar apoio da comunidade científica em prol do acesso livre à informação científica. 

7 PARADIGMA DO ACESSO LIVRE À INFORMAÇÃO
O modelo que se preconiza para o acesso livre à informação e que nesse documento é denominado de Paradigma do Acesso Livre à Informação, baseia- se nos termos da Declaração de Berlim, na parte relativa à “Definição de uma contribuição em acesso livre...”  

8 Contribuições em acesso livre incluem resultados de pesquisas científicas originais, dados não processados, metadados, fontes originais, representações digitais de materiais pictóricos, gráficos e material acadêmico multimídia.  

9 direito gratuito, irrevogável e irrestrito de acessá-las;
As contribuições em acesso livre devem atender a duas condições: os(s) autor(es) e o(s) detentores dos direitos de tais contribuições concede(m) a todos os usuários: direito gratuito, irrevogável e irrestrito de acessá-las; licença para copiá-las, usá-las, distribuí-las, transmiti-las e exibi-las publicamente; licença para realizar e distribuir obras derivadas, em qualquer suporte digital para qualquer propósito responsável, em obediência à correta atribuição da autoria (as regras da comunidade continuarão a fornecer mecanismos para impor a atribuição e uso responsável dos trabalhos publicados, como acontece no presente) e com a garantia de fazer cópias;  

10 Uma versão completa da obra e todos os materiais suplementares, incluindo uma cópia da licença, como acima definida, é depositada e, portanto, publicada em um formato eletrônico normalizado e apropriado em pelo menos um repositório que utilize normas técnicas adequadas (como as definições estabelecidas pelo modelo Open Archives) e que seja mantido por uma instituição acadêmica, sociedade científica, organismo governamental, ou outra organização estabelecida que pretenda promover o acesso livre, a distribuição irrestrita, a interoperabilidade e o arquivamento a longo prazo.

11 PREMISSAS DO OA Auto publicação;
Sistema de armazenamento a longo prazo Política de gestão observando normas de preservação de objetos digitais Uso de padrões e protocolos com vista a solução de interoperabilidade entre as bibliotecas digitais Uso de software open source

12

13 PRINCIPAIS EXPOENTES DE OA
Portal de Periódicos Bibliotecas Digitais Repositórios Institucionais Sistemas de Publicações Eletrônicas

14 PORTAL DE PERIÓDICOS

15

16 American Economic Association’s electronic bibliography (EconLit)
BASES DE DADOS EXISTENTES NO DE INTERESSE PARA A SCIÊNCIAS SOCIAIAS APLIACADAS American Economic Association’s electronic bibliography (EconLit) Applied Social Sciences Index and Abstracts (ASSIA) arXiv.org Asian Pacific Economic Literature (APEL) Base de Pedidos de Patentes (BRASPAT) CrossRef Search Derwent Innovations Index (DII)

17 Emerald Base de dados em texto completo como foco na área de Administração e Ciência da Informação. Handbook of Latin American Studies (HLAS Online) O HLAS Online é uma bibliografia sobre a América Latina consistindo de trabalhos selecionados e comentados por estudiosos. Information Science and Technology Abstracts (ISTA)Disponível desde Base de dados de referências na área de Ciência da Informação. Informs Base de dados de texto completo na área de Ciências Sociais Aplicadas com ênfase em Administração e Contabilidade. Intellectual Property Digital Library (IPDL) Oferece acesso a patentes, marcas internacionais, desenhos industriais e outros. Library and Information Science Abstracts (LISA) Base de dados referencial com resumo na área de Ciência da Informação.

18 Library, Information Science and Technology Abstracts (LISTA) Base de referências e texto completo na área da Ciência da Informação. Materials Business File Base de dados referencial com resumo nas áreas de Engenharia de Materiais, Energia, Segurança do Trabalho e Economia. Now Publishers Base de dados de completo nas áreas de Economia, Negócios e Tecnologia. Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) Biblioteca online de livros eletrônicos, periódicos eletrônicos e bases estatísticas interativas Research Papers in Economics (RePEc) Arquivos abertos e redes de e-print gratuitos em Economia. Sage Oferece acesso a coleção de periódicos com concentração nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.

19 Social Services Abstracts
Base de dados referencial com resumos sobre serviço social e áreas afins. SocINDEX with Full Text Base de dados de referências e textos completos na área da Sociologia Sociological Abstracts Base de dados referencial com resumo na área de Sociologia e Ciência Humanas, além de aspectos sociais e comportamentais. The Financial Times Historical Archive, (Gale) Disponível para acesso gratuito arquivos históricos do jornal de negócios The Financial Times The Making of the Modern World (Gale) Acesse gratuitamente livros raros e fontes primárias sobre o mundo moderno ocidental com foco em comércio

20 The Times Digital Archive, (Gale) Disponível para acesso gratuito edições retrospectivas em microfilme do The Times The Economist Historical Archive, (Gale) Acesse gratuitamente edições históricas facsimile do The Economist Web of Science Base de dados referencial com resumos em todas as áreas do conhecimento. Wiley Online Library Oferece acesso a periodicos nas áreas Biológicas, Saúde, Exatas e da Terra, Agrárias, Sociais Aplicadas, Humanas, Linguística, Letras e Artes. World Scholar: Latin America & The Caribbean (Gale) Acesse gratuitamente documentos sobre a América Latina e Caribe Scientific Electronic Library Online (SciELO) Oferece metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.

21 RESSALTA-SE QUE A INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL PELA USABILIDADE DO PORTAL PERIÓDICOS CAPES É A BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPA, A QUAL OCUPA O STATUS DE SER O HELP DESK DA CAPES NA REGIÃO NORTE. CONTATOS: COORDENADORIA DE GESTÃO DE PRODUTOS INFORMACIONAIS ALBIRENE DE SOUSA AIRES - (91) OU

22

23 Quanto mais você acessar o Portal, mais estará contribuindo para sua Instituição subir no ranking nacional. Não é permitido baixar todos os artigos de um mesmo periódico a desobediência a esta determinação implicara na suspensão do acesso aos periódicos em toda a instituição em que foi detectada a infração. É permitido a todo membro da comunidade universitária da UFPA acessar ao Portal de periódicos Capes desde que este baixe o software VPN (disponível em o login é o institucional e a senha é a mesma do .

24 SCIELO

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37 Lista Alfabética – 330 periódicos listados Títulos Correntes - 279 periódicos listados
Acta Amazonica - 42  issues Ambiente & Sociedade - 29  issues Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material - 26  issues BAR - Brazilian Administration Review - 33  issues Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas - 23  issues Bragantia - 213  issues Cadernos CEDES - 49  issues Dados - Revista de Ciências Sociais - 67  issues Economia Aplicada - 32  issues Economia e Sociedade - 22  issues Estudos Econômicos (São Paulo) - 41  issues Gestão & Produção - 64  issues Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação - 5  issues Lua Nova: Revista de Cultura e Política - 84  issues

38 Lista Alfabética – 330 periódicos listados Títulos Correntes - 279 periódicos listados
Revista de Administração (São Paulo) - 8  issues Revista de Administração Contemporânea - 80  issues Revista de Administração de Empresas - 180  issues Revista de Administração Pública - 47  issues Revista de Economia Contemporânea - 25  issues Revista de Economia e Sociologia Rural - 45  issues Revista de Economia Política - 33  issues Revista de Sociologia e Política - 38  issues Revista Estudos Feministas - 35  issues Serviço Social & Sociedade - 15  issues Sociedade & Natureza - 16  issues Sociedade e Estado - 33  issues Sociologias - 30  issues Tempo Social - 33  issues Trans/Form/Ação - Revista de Filosofia - 51  issues Transinformação - 6  issues urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - 3  issues

39 Títulos Não-Correntes - 51  periódicos listados
Caderno de Estudos - 24  issues - Aug  2011: Deceased ; Continued as Revista Contabilidade & Finanças Ciência da Informação - 43  issues - June  2012: Indexing interrupted by committee  Sur. Revista Internacional de Direitos Humanos - 11  issues - Feb  2011: Indexing interrupted by committee 

40 BIBLIOTECAS DIGITAIS

41

42 “Bibliotecas digitais são organizações que disponibilizam os recursos, incluindo pessoal especializado, para selecionar, estruturar, oferecer acesso intelectual, interpretar, distribuir, preservar a integridade e assegurar a persistência ao longo do tempo que eles estejam prontos e economicamente disponíveis para o uso de uma comunidade definida ou um conjunto de comunidades” (DIGITAL LIBRARY FEDERATION apud SAYÃO, 2009, p. 209).

43

44 AS BIBLIOTECAS DIGITAIS NO BRASIL
1995 Implantação de um sistema cooperativo integrando, em uma única base, referências bibliográficas de teses e dissertações provenientes de 17 IES. 2001 Reunião com especialistas do BIREME, CNPq, IBICT, USP, PUC-Rio e UFSC para analisar experiências existentes e discutir a viabilidade da criação de uma biblioteca brasileira de teses e dissertações. 2002 foi implantado o Consórcio Brasileiro de Teses e Dissertações, que, em linhas gerais, definiu o modelo da BDTD. +2002 A partir de dezembro de 2002, foram criadas diversas bibliotecas digitais, ligadas principalmente às universidades públicas, tais como: UFMG (2002), UFRGS (2002), UFBA (2003), UFPA (2006)

45 HISTÓRICO DA BDTD/UFPA
A UFPA passou a integrar o Projeto Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT no final de 2005, após ter tido seu projeto aprovado em atendimento às exigências do Edital de Chamada FUNCATE/IBICT N° 001/2005, o qual tinha como objetivo: apoiar projetos de implantação de biblioteca digital de teses e dissertações nas Instituições de Ensino Superior - IES e sua Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD. Inicialmente foi estabelecido um período embrionário em que as instituições classificadas teriam como condição de permanência no projeto atingir a meta de incluir pelo menos trinta objetos digitais por cada repositório a fim de que o IBICT fizesse uma avaliação da qualidade e consistência de dados dos novos parceiros da BDTD Nacional. Para atingir esta meta foram executadas as seguintes ações: - Foi feita a divulgação da BDTD nos site do SIBI e da UFPA;

46 Notificação da comunidade acadêmica por meio do Divulga;
Participação da Coordenadora do projeto, Sra. Silvia Moreira durante o Fórum de Pós-Graduação da UFPA; Foram estabelecidos contatos telefônicos com os mestres e doutores recém-formados, informando-os sobre o projeto e convidando-os a participar; Visitas periódicas da Coordenadora Adjunta do projeto aos programas de pós-graduação. - Após a meta ter sido atingida, o repositório local foi migrado para o repositório da BDTD Nacional em Brasília para execução do Teste de Harvesting, este teste consiste em copiar ou como próprio nome diz coletar os metadados, verificando a sua integridade para alimentar o repositório OAI-PMH. O resultado positivo no Teste Harvesting foi obtido no início de junho de 2006 e a BDTD/UFPA foi oficialmente lançada em 07 de junho de 2006.

47 A BDTD/UFPA foi divulgada em forma palestra ocorrida em 31. 10
A BDTD/UFPA foi divulgada em forma palestra ocorrida em , por ocasião da IV Semana do Livro e da Biblioteca da BC/UFPA e em forma de pôster eletrônico durante o XV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, realizado no período de 10 a 14 de dezembro de Mais recentemente, foi proferida uma palestra em durante o Seminário "A biblioteca digital e o conceito de uma nova cultura da informação" evento promovido pela Casa de Estudos Germânicos da UFPA, visando à troca de experiências acerca do uso de bibliotecas digitais no Brasil e na Alemanha. Veiculo de comunicação interna da UFPA, que mantém seus servidores informados sobre os acontecimentos concernentes à Instituição por meio do envio diário de notícias via correio eletrônico. Harvesting é uma palavra inglesa que significa colheita. O protocolo OAI-PMH é um mecanismo para transferência de dados entre repositórios digitais. É uma interface que um servidor de rede pode empregar para que os metadados de objetos residentes no servidor estejam disponíveis para aplicações externas que desejem coletar esses dados (CLUBE OAI BRASIL, 2007).

48 BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UFPA – BDTD/UFPA
Coordenadora Silvia Maria Bitar de Lima Moreira Diretora Sistema de Bibliotecas – Biblioteca Central Coordenadora Adjunta Elisangela da Silva Costa out. 2008

49 Projeto Edital de Chamada FUNCATE/IBICT N. 1
Objetivo: apoiar projetos de implantação de bibliotecas digitais de teses e dissertações nas Instituições de Ensino Superior (IES) e sua integração ao repositório nacional – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).

50 Linha de Apoio O IBICT repassou um pacote contendo: 1 servidor;
Sistema TEDE; Documentação do sistema; Uma licença do software adobe; 1 CD-Rom (manuais operacionais e de usuário); Metodologia de implantação de uma BDTD local; Treinamento.

51 BDTD Nacional Objetivos
integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país; permitir a busca e recuperação de documentos de teses e dissertações produzidos no Brasil ou produzidos por brasileiros no exterior; atender as demandas de informação de gestores de C&T; gerar produtos tais como, indicadores de uso e produção de teses e dissertações (eletrônicas ou não) no Brasil .

52 BDTD Local A BDTD/UFPA visa
a disponibilizar os conteúdos das teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFPA, bem como integrá-la à BDTD nacional.

53 Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações
TEDE Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações

54 Sistema TEDE Desenvolvido para proporcionar a implantação de bibliotecas digitais nas instituições de ensino e pesquisa, e sua integração com a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT e com a Networked Digital Library of Theses and Dissertation (NDLTD).

55 Sistema TEDE TEDE Simplificado
Possibilita a publicação da TDE, diretamente pela Biblioteca Central, com a autorização do autor

56 TEDE Simplificado Publicação da TDE Início Autor Biblioteca

57 Interface de Busca Publicação da TDE Início

58 Interface de Busca Publicação da TDE Início Busca simples

59 Interface de Busca Publicação da TDE Início

60 Interface de Busca Publicação da TDE Início

61 Interface de Busca

62 Interface de Busca

63 Portaria da CAPES Este Projeto atende plenamente a Portaria n. 13, de 15 de fevereiro de 2006 da CAPES, onde exige a entrega de teses e dissertações em meios impresso e eletrônico e a disponibilização por meio da Internet.

64 A BDTD além de possibilitar o acesso integrado às teses e dissertações brasileiras está se tornando um valioso instrumento de acompanhamento, avaliação e geração de indicadores para o planejamento de C&T no país.

65 Público-Alvo  A BDTD/UFPA visa atender aos pesquisadores, docentes, discentes (graduação e pós-graduação) independente da área de conhecimento em que atuem, quer sejam vinculados ou não à UFPA.

66 NORMAS DE ADESÃO AO PROJETO
A inclusão de uma tese ou dissertação na BDTD/UFPA está sujeita às seguintes condições: Ser uma tese ou dissertação defendida em algum dos 52 programas de pós-graduação stricto sensu promovidos pela UFPA; Ter sido permitida sua disponibilização pelo autor do trabalho mediante a assinatura do termo de autorização (ver anexo B), documento que está disponível nas secretarias dos programas de pós- graduação da UFPA e no site do sistema de bibliotecas ( Enviar uma versão eletrônica (em formato doc. ou pdf.) da dissertação ou tese para a Secretaria da Biblioteca Central. Atualmente a UFPA possui 39 programas, aqui são mencionados 52, porque existem alguns cursos que foram paralisados, como é o caso do Mestrado em Enfermagem, bem como os Mestrados em Antropologia e Sociologia que se fundiram e se tornaram linhas de concentração do Programa de pós-graduação em Ciências Sociais (SIBI, 2008, p. 7).

67 Equipe Técnica Silvia Moreira – Coordenadora Técnica
Elisangela Costa – Bibliotecária Rejane Coelho Pimentel - Bibliotecária Yuzo Nakamura – Analista de Sistemas

68 ATUALMENTE OS OBJETOS DIGITAIS DA BDTD/UFPA ESTÃO DISPONÍVEIS NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFPA

69 REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS

70 “É UM ARQUIVO DIGITAL DA PRODUÇÃO INTELECTUAL CRIADA PELOS ACADÊMICOS, INVESTIGADORES E ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO, E ACESSÍVEIS A UTILIZADORES FINAIS, QUER INTERNOS, QUER EXTERNOS À INSTITUIÇÃO, COM POUCAS OU NENHUMAS BARREIRAS DE ACESSO” (CROW APUD ROSA; GOMES, 2010, P. 153)

71

72

73

74

75

76

77

78

79 Contatos RIUFPA Gestora Maria das Graças da Silva Pena
Administradoras Albirene de Sousa Aires e Irvana dos Santos Coutinho Catalogadoras Ana Rosa dos Santos Rodrigues da Silva, Edisângela Paixão Bastos e Samira Maria Rossy Prince Equipe de Informática Jefferson William Furtado Cordeiro, Leandro Henrique Santos Corrêa, Manoel Afonso Pereira de Lima Filho, Nelson Silva da Silva, Suelen Braga Brabo, Rafael Mesquita do Mar e Talvâne Glauber Lopes de Lima Colaboradores Antigos Derick Dias Rosa, Paulo Robson Campelo Malcher, Vitor Lima Coelho e William Christian Silva da Silva Universidade Federal do Pará Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann  Rua Augusto Corrêa, n. 1 – CEP  Belém – PA  Tel. +55 (91) / /  -  Fax: +55 (91)

80 SISTEMAS ELETRÔNICO DE EDITORAÇÃO DE REVISTAS (SEER)

81

82

83 APRESENTAÇÃO O Portal de Periódicos da Universidade Federal do Pará (Periódicos UFPA) é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da instituição. O projeto foi iniciado em 2008 com estudos que verificaram a viabilidade de se implantar um canal de apoio à publicação de revistas cientificas de boa qualidade, produzidas por diferentes atores que integram a comunidade acadêmica da instituição, com destaque para os Programas de Pós-Graduação que alcançaram um estágio de maturidade científica e liderança nacional em suas áreas de atuação. O Portal está alinhado com o esforço da comunidade científica nacional e internacional, organizada no movimento em favor da disseminação ampla e acesso irrestrito ao conhecimento, contribuindo desse modo para o cumprimento da missão da UFPA como instituição pública de educação superior, de gerar, difundir e aplicar o conhecimento nos diversos campos do saber, visando à melhoria da qualidade de vida.

84 OBJETIVOS .Objetivo Geral
Dotar a UFPA de um sistema de publicação eletrônica de revistas científicas de boa qualidade, visibilidade externa e reconhecimento da comunidade científica nacional. Objetivos Específicos a) Apoiar os grupos de pesquisa consolidados, responsáveis pela publicação de revistas científicas de boa qualidade, no processo de gestão editorial e suporte técnico para a publicação eletrônica das revistas; b) Garantir o armazenamento, sustentabilidade e segurança dos dados das revistas eletrônicas de boa qualidade publicadas por grupos acadêmicos da UFPA; c) Apoiar a inclusão das revistas em repositórios, portais, diretórios e bases de dados importantes para as respectivas áreas de conhecimento.

85 QUEM PODE PARTICIPAR . Poderão participar do portal revistas aprovadas que tenham solicitado participação ou que tenham participado de edital específico organizado pela PROPESP e que atendam aos critérios estabelecidos neste documento. Os periódicos devem estar vinculados aos programas de pós- graduação, graduação, núcleos de pesquisa e laboratórios reconhecidos oficialmente pela Universidade Federal do Pará. Os periódicos publicados pela UFPA em parceria com outras instituições do Brasil ou do Exterior poderão participar do Portal desde que apresentem documento de convênio vigente celebrado entre as partes. Neste documento deverão ser apresentados planos de trabalho e contrapartida de cada instituição envolvida na produção da revista.

86 Quanto aos requisitos a serem atendidos pelos periódicos
Ter como editor um professor do quadro da UFPA, salvo as situações nas quais a parceria interinstitucional prevê, no regimento da revista, o rodízio de editores. Cabe à revista manter atualizados os dados no Portal de Periódicos. Revistas que mantiverem os dados desatualizados por período superior a 5 (cinco) meses serão notificadas sobre o problema e caso a situação persista pelo sexto mês, serão excluídas do Portal.

87 Outros aspectos gerais a serem atendidos:
1. Periodicidade regular, sem atrasos nos números da publicação. 2. Publicação de artigos científicos de autores externos de outros Estados e Países. 3. Corpo de revisores, composto por membros externos de outros Estados e Países. 4. Conteúdo dos artigos publicados: acadêmicos, resultado de investigações científicas originais e/ou de reflexões significativas para a área temática da publicação. 5. Originalidade dos trabalhos submetidos ao periódico. Este aspecto deverá ser indicado nas instruções aos autores e/ou na página de apresentação da revista. 6. ISSN impresso e/ou eletrônico.

88 . Existência de um comitê editorial composto por membros de outros Estados e Países, indicando o nome de cada membro. 8. Objetivo(s) da publicação. 9. Indicação explícita da cobertura temática da revista. 10. Referências bibliográficas normalizadas. 11. Menção das condições que reservam os direitos de distribuição de conteúdos. 12. Resumo (Abstract) de cada artigo no idioma original de publicação e em inglês. 13. Palavras-chaves dos artigos.

89 QUANTO AOS TIPOS DE PUBLICAÇÕES APOIADAS
periódicos com até dois (2) anos de existência, em área ainda não contemplada, poderão receber apoio para o formato eletrônico com a disponibilização do SEER, além de suporte de utilização e orientação para adequação às diretrizes do portal. Revistas novas: periódicos com mais de dois (2) anos de existência poderão receber apoio para o formato eletrônico com a disponibilização do SEER, além de suporte quanto à utilização e orientação para adequação às diretrizes do portal. Revistas já existentes:

90

91 COMITÊ GESTOR Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e presidente do Comitê Gestor do Portal Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho Diretor de Pesquisa e Coordenador Geral do Portal de Periódicos da UFPA Prof. Dr. Antonio Carlos Rosário Vallinoto Representantes dos Programas de Pós-Graduação Profa. Dra. Ângela Burlamaqui Klautau (PPG Física) Prof. Dr. Emanuel Negrão Macedo (PPG-Engenharia Mecânica) Prof. Dr. Antonio Gomes Moreira Maués (PPG-Direito) Representante dos Editores Profa. Dra. Denise Pahl Schaan (Amazônica - Revista de Antropologia). Coordenador de Tecnologia da Informação Leonardo Corrêa Baima Contatos: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PORTAL DE PERIÓDICOS DA UFPA Rua Augusto Corrêa, 1, Cidade Universitária. Prédio da Reitoria, 2o. Andar. Campus Universitário do Guamá , Belém, Pará. Fones: (91)

92 PALAVRAS FINAIS A informação científica é um bem público e, portanto, deve estar disponível a todos, independente do tempo e do lugar. Ressalta-se que o Movimento do Acesso Livre Artigos publicados em repositórios de acesso aberto são citados entre 2.5 a 5.8 vezes mais do que aqueles em periódicos de acesso pago. Aumento no acesso > impacto da pesquisa científica Instituições Internacionais de fomento em C&T recomendam a disponibilização de trabalhos científicos em ambientes abertos através do autoarquivamento na Web. Efeitos colateraias, como plagiarismo, infoexclusão, dependência tecnológica acontecem; mas são ínfimos perante às grandes contribuições que o movimento de acesso livre a informação vem trazendo a sociedade.

93 BIBLIOGRAFIA BIBLIOTECA VIRTUAL DA CORRUPÇÃO (BVC). Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica. [2013]. Disponível em: Acesso em: COSTA, Elisangela Silva da. Estudo bibliométrico do acervo da biblioteca digital de teses e dissertações da UFPA (BDTD/UFPA) f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Especialização em Gestão da Informação em Bibliotecas Digitais, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará. KURAMOTO, Hélio. OA, OAI: o que são? Disponível em: Acesso em: ROSA, Flavia; GOMES, Maria João. Dos promotores aos utilizadores: estudos sobre o repositoriUM. In: ROSA, Flavia; GOMES, Maria João (org.). Repositórios institucionais: democratizando o acesso ao conhecimento. Salvador : UFBA, 2010.

94 “O conceito de que quem tem a informação tem o poder está ultrapassado
“O conceito de que quem tem a informação tem o poder está ultrapassado. O conceito novo é a gestão por resultados. Quem tem a informação precisa compartilhar, difundir, inovar” (BERALDO, 2007, p.1). Obrigada! Elisangela Silva da Costa Equipe SOS BC/UFPA CRB-2 n. 983 (Biblioteca IG/UFPA)


Carregar ppt "EXPERIÊNCIAS INSTITUCIONAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google