A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Perfil do Cristão Santificação José Adelson de Noronha Baseado em Estudo Bíblico do Pr. Marco Antônio de Sousa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Perfil do Cristão Santificação José Adelson de Noronha Baseado em Estudo Bíblico do Pr. Marco Antônio de Sousa."— Transcrição da apresentação:

1 O Perfil do Cristão Santificação José Adelson de Noronha Baseado em Estudo Bíblico do Pr. Marco Antônio de Sousa

2 Santo Segundo o dicionário: Que vive na lei divina; bem aventurado; puro; imaculado; inocente; de bondade extraordinária; inteireza de caráter. Segundo a teologia: Separado; Consagrado a Deus

3 I - Ordenança de Deus Eu sou o Senhor, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus: Portanto vós sereis santos, porque eu sou santo (Lv 11:45) Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus. (Lv 20:7)

4 Pois outrora éreis trevas, porém agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz. Porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e jus- tiça e verdade (Ef 5:8,9) Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, san- tos e amados, de ternos afetos de misericór- dia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade (Cl 3:12)

5 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional (Rm 12:1)

6 II – O caráter de Deus é o padrão de santidade Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhe: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo (Lv 19:2) Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados (Ef 5:1)

7 ....segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, - porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo (I Pe 1:15,16)

8 III – Cristo é o exemplo de santidade para o povo de Deus Com efeito nos convinha um sumo sacerdote, assim como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores, e feito mais alto do que os céus (Hb 7:26)

9 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conforme à imagem de seu filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos (Rm 8:29) aquele que diz que permanece nele, esse de- ve também andar assim como Ele andou (I Jo 2:6)

10 IV – Por que Deus exige santidade? A – Ele criou o homem para a santidade e pureza Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus, e não se envergonhavam (Gn 1:25); porque Deus não nos chamou para a impureza, e sim em santificação (I Ts 4:7); Porém o corpo não é para a impureza, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo (I Co 6:13b)

11 B – É a maneira de permanecermos unidos a Deus Sabei, pois, isto; Nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus (Ef 5:5); Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12:14)

12 C – Ele deseja ter amizade conosco Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, escon-deram-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus ao homem, e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e porque estava nu, tive medo e me escondi (Gn 3:8-10)

13 C – Ele deseja ter amizade conosco Andou Enoque com Deus, e já não era, porque Deus o tomou para sí (Gn 5:24)

14 V – O que não é santificação A - Mudança física (aparência) Uma vida de santidade sempre estará dentro dos padrões da modéstia e, normalmente, não estará chocando a ninguém. Esse padrão não é criado por qualquer cultura e não será im-posto sobre qualquer outra cultura também. Assim, não se pode julgar a santidade de qual-quer pessoa baseando-se na aparência externa.

15 V – O que não é santificação B - Deixar os pecados aos poucos - 1ª Jo. 2: 3-6; 1ª Jo. 3: 7-10 C – Isolar-se do mundo e dos que estão no mundo

16 Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e nele não está a verdade. Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou (1 Jo 2:3-6)

17 VI – O que é santificação DEFINIÇÃO: É a obra da graça de Deus pela qual somos separados do ego e da natureza pecaminosa (o egoísmo) pela concessão do Espírito Santo. Separados para santidade e serviço a Deus.

18 A – Andar na luz que possui (1ª Co. 7: 17) Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos (Fl 3:16) LUZ É IGUAL RESPONSABILIDADE!!! Essa luz é desenvolvida à medida em que nos expomos a ela.

19 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12:2)

20 Não é nosso papel julgar nossos irmãos, pois só o Senhor sabe qual a quantidade de luz cada um tem. O padrão de Deus para o seu povo é o de semelhança a ele: Perfeito serás para com o Senhor teu Deus (Dt 18:13); Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso pai celeste (Mt 5:48)

21 A semelhança com Deus está em viver uma vida cheia de amor, para a qual fomos chamados. Quem não está em Cristo, está vivendo uma vida de egoísmo.

22 A ninguém fiqueis devendo cousa alguma, exce- to o amor com que vos ameis uns aos outros: pois quem ama ao próximo, tem cumprido a lei. Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não fur- tarás, não cobiçarás, e se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não pratica o mal contra o próximo; de sor- te que o cumprimento da lei é o amor (Rm 13:8-10)

23 VI – O que é santificação B – É ter domínio sobre o pecado (Gn 4: 1-7) Se estivermos em Cristo, somos libertos do poder do pecado. Jesus veio para nos salvar do pecado. Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça (Rm 6:14)

24 O propósito da Lei de Deus não é santificar, mas mostrar o padrão dos seus caminhos. Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel, e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar (I Co 10:13)

25 Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus (I Jo 3:9); Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado (Pv 19:2)

26 VI – O que é santificação C – Ter vida dependente da graça de Deus - IPe 1:13-16; Tg 1:14-15; Gl 5:22-26;

27 Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos da obediência, nos vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância, pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento (I Pe 1:13- 15)

28 VII – A SANTIFICAÇÃO VEM ATRAVÉS DE: A – Vida de leitura da Palavra de Deus (Sl. 119:130); B – Vida de oração (Am 5:4); C – Vida de comunhão com os irmãos (I Jo 1:7) D – Busca constante de um espírito quebran- tado (II Cr 7:14); E – Liderança do Espírito Santo (Ef 5:18-21); E – Prática do amor (1 Jo).

29 Conclusão A santificação vem pelo amor ( I Jo): 1 – Amor a Deus (Mt 22:37-38) 2 – Amor a si mesmo (I Co 6:19; I Co 3:16-17; Mt 22:39) 3 – Amor ao próximo (I Jo 3:14-18; 4:20-21)


Carregar ppt "O Perfil do Cristão Santificação José Adelson de Noronha Baseado em Estudo Bíblico do Pr. Marco Antônio de Sousa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google