A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Influência das Políticas Monetária e Fiscal Sobre a Demanda Agregada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Influência das Políticas Monetária e Fiscal Sobre a Demanda Agregada"— Transcrição da apresentação:

1 A Influência das Políticas Monetária e Fiscal Sobre a Demanda Agregada
34 A Influência das Políticas Monetária e Fiscal Sobre a Demanda Agregada

2 Demanda Agregada Muitos fatores influenciam a demanda agregada, tanto do lado das políticas monetárias como fiscais. Em particular, a despesa desejada das famílias e empresas determinam a demanda total por bens e serviços.

3 Demanda Agregada Quando a despesa desejada varia, a demanda agregada se desloca, causando flutuações de curto prazo no emprego e na produção. Política monetária e fiscal são, às vezes, usadas para anular essas flutuações e estabilizar a economia.

4 Como a Política Monetária Influencia a Demanda Agregada
A curva de demanda agregada é negativamente inclinada por três razões: O efeito riqueza de Pigou O efeito da taxa de juros de Keynes O efeito da taxa de câmbio de Mundell- Fleming

5 A Teoria da Preferência pela Liquidez
Keynes desenvolveu a teoria da preferência pela liquidez para explicar o que determina a taxa de juros da economia. De acordo com a teoria, a taxa de juros se ajusta para equilibrar a oferta e demanda por moeda.

6 A Teoria da Preferência pela Liquidez
Oferta monetária A oferta monetária é controlada pelo BC por meio de: Operações de mercado aberto Exigências de reservas (depósitos compulsórios) Mudanças na taxa de redesconto Por ser fixada pelo BC, a quantidade de moeda ofertada não depende da taxa de juros. Por ser fixa, a oferta monetária é representada por uma curva vertical.

7 A Teoria da Preferência pela Liquidez
Demanda por moeda A demanda por moeda é determinada por vários fatores: De acordo com a teoria pela demanda uma dos mais importantes fatores é a taxa de juros. As pessoas escolhem reter moeda, ao invés de ativos que ofereçam maiores taxas de retorno, porque dinheiro pode ser usado para comprar bens e serviços. O custo de oportunidade de reter moeda pode ser medido pelas taxas de retorno dos ativos menos líquidos. Um aumento nas taxas de juros eleva o custo de oportunidade de reter moeda. Como resultado, a quantidade de dinheiro demandada é reduzida.

8 A Teoria da Preferência pela Liquidez
Equilíbrio no mercado monetário De acordo com a teoria da preferência pela liquidez: A taxa de juros equilibra a oferta e demanda por moeda. Há uma taxa de juros, chamada taxa de juros de equilíbrio, na qual a quantidade de moeda demandada é igual a oferta monetária.

9 A Teoria da Preferência pela Liquidez
Equilíbrio no mercado monetário, assumindo as seguintes hipóteses sobre a economia: O nível de preço é fixo a dado nível. Para qualquer nível de preço dado, a taxa de juros se ajusta de modo a equilibrar a oferta e demanda por moeda. O nível de produção responde ao nível de demanda.

10 Figura 1 Equilíbrio no Mercado Monetário
Taxa de Juros Oferta de moeda Demanda por moeda M d r1 Taxa de juros de equilíbrio r2 M2 d Quantidade fixada pelo BC Quantidade De Moeda Copyright © South-Western

11 A Curva de Demanda Agregada Negativamente Inclinada
O nível de preços é determinado pela quantidade de moeda demandada. Um nível de preços mais alto aumenta a quantidade de moeda demandada para qualquer taxa de juros. Demandas mais elevadas levam a aumentos na taxa de juros. A quantidade de bens e serviços demandada se reduz.

12 A Curva de Demanda Agregada Negativamente Inclinada
O resultado final dessa análise é que a relação entre o nível de preços e a quantidade demandada de bens e serviços é negativa.

13 Figura 2. O Mercado Monetário e Declividade da Curva de Oferta e Demanda Agregada
(a) Mercado de Moeda (b) Curva de Demanda Agregada Taxa de Juros Oferta de moeda Nível de Preços Demanda por moeda ao nível de preços P2, DM2 , Aumenta a Demanda por moeda.. r2 Demanda por moeda ao nível de preços P1, DM1 P2 Y2 3. . .O que aumenta a taxa de juros de equilíbrio. 1... Um aumento no nível de preços r Y P Demanda agregada Quantidade fixada pelo BC Quantidade De Moeda Quantidade Produzida o que, por sua vez, reduz a quantidade de bens e serviços Copyright © South-Western

14 Mudanças na Oferta Monetária
O BC pode alterar a curva de demanda agregada quando muda suas políticas monetárias. Um aumento na oferta monetária altera a oferta monetária para a direita. Sem mudanças na demanda por moeda, a taxa de juros se reduz. A queda da taxa de juros leva a um aumento da quantidade de bens e serviços demandados.

15 Figura 3 Alterações na Oferta Monetária
(a) Mercado de Moeda (b) Curva de Demanda Agregada Taxa de Juros Nível de Preços Oferta de moeda OM1 OM2 DA2 Demanda por Moeda ao nível De preços P 1..Quando o BC aumenta a oferta de moeda… r Y P A taxa de juros de equilíbrio cai… r2 Demanda agregada DA1 Quantidade De Moeda Y Quantidade Produzida O que aumenta a quantidade demandada de bens e serviços a um nível de preços dado. Copyright © South-Western

16 Alterações na Oferta Monetária
Quando o BC aumenta a oferta monetária, ele abaixa a taxa de juros e aumenta a quantidade de bens e serviços demandados, a qualquer nível de preços dado, alterando a demanda agregada para a direita. Quando o BC diminui a oferta monetária, ele aumenta a taxa de juros e reduz a quantidade de bens e serviços demandados a qualquer nível de preços, deslocando a demanda agregada para a esquerda.

17 A Regra de Metas de Taxa de Juros na Política do BC
Políticas monetárias podem ser descritas tanto em termos de oferta monetária ou em termos de taxa de juros. Mudanças na política monetária podem ser vistas em termos de mudanças tanto em termos de mudanças na taxa de juros como na oferta monetária. Uma meta para a taxa de juros do tesouro afetam o equilíbrio no mercado monetário, o que influencia a demanda.

18 Como a Política Fiscal Influencia a Demanda Agregada
A política fiscal compreende as escolhas do governo em relação ao nível geral dos seus gastos ou aos impostos. Política fiscal influencia a poupança, investimento e o crescimento no longo prazo. No curto prazo, a política fiscal afeta primeiramente a demanda agregada.

19 Alterações nas Compras do Governo
Quando o governo altera a oferta monetária ou os impostos, o efeito na demanda é indireto – por meio das decisões de gastos das empresas e das famílias. Quando o governo altera seu nível de compras de bens e serviços, ele altera a curva de demanda agregada diretamente.

20 Alterações nas Compras do Governo
Existem dois efeitos macroeconômicos advindos das alterações nos gastos do governo: O efeito multiplicador O efeito deslocamento

21 O Efeito Multiplicador
As compras do governo possuem um efeito multiplicador na demanda agregada. Cada dólar gasto pelo governo pode aumentar a demanda por bens e serviços em mais de 1.

22 O Efeito Multiplicador
Deslocamento adicional da demanda agregada que ocorre quando uma política fiscal expansionista aumenta a renda e, por conseguinte, as despesas de consumo.

23 Figura- 4 Efeito Multiplicador
Nível de Preços DA3 DA2 mas o efeito multiplicador pode ampliar o deslocamento na demanda agregada Demanda agregada, DA1 $20 bilhões 1…Um aumento de $ 20 bilhões nas compras do governo inicialmente eleva a demanda agregada em $ 20 bilhões… Quantidade Produzida Copyright © South-Western

24 A Fórmula do Multiplicador dos Gastos
Multiplicador = 1/(1 - PMgC) Um número importante na formula é a propensão marginal a consumir (PMgC). Esse número representa a fração extra da renda que os consumidores usam para consumir.

25 A Fórmula do Multiplicador dos Gastos
Se a PMgC é 3/4, então o multiplicador será: Multiplicador = 1/(1 - 3/4) = 4 Nesse caso, um acréscimo de 20 bilhões nos gastos do governo gera cerca de 80 bilhões de aumento na demanda por bens e serviços.

26 O Efeito Deslocamento (Crowding-Out)
A política fiscal pode não afetar a economia tão fortemente como previsto pelo multiplicador. Um aumento nos gastos do governo causa um aumento nas taxas de juros. Uma alta da taxa de juros reduz os gastos com investimento. Essa redução na demanda, que é resultante de uma política fiscal que aumenta a taxa de juros, é chamada de efeito deslocamento (crowding-out). O efeito deslocamento tende a compensar os impactos que ocorrem na demanda agregada.

27 Figura 5 Efeito Deslocamento
(a) Mercado de Moeda (b) Deslocamento na Demanda Agregada Taxa de Juros Nível de Preços 4. . .o que, por sua vez, contrabalança o aumento inicial na demanda agregada . Oferta de moeda DA2 DA3 o aumento nas despesas eleva a demanda por moeda.. $20 bilhões M D2 1…Quando um aumento nas compras do governo eleva a demanda agregada… r2 o que aumenta a taxa de juros de equilíbrio . r Demanda agregada, AD1 Demanda de moeda DM1 Quantidade fixada pelo BC Quantidade de Moeda Quantidade Produzida Copyright © South-Western

28 O Efeito Deslocamento Quando o governo aumenta seus gastos em 20 bilhões, a demanda agregada por bens e serviços poderia aumentar mais ou menos do que 20 bilhões, dependendo do tamanho do multiplicador ou da magnitude do efeito deslocamento.

29 Mudanças nos Impostos Quando o governo reduz o imposto de renda, isso aumenta o poder de compra dos consumidores. Os consumidores poupam parte deste aumento de renda. Os consumidores gastam parte disto em bens de consumo. Aumentos nos gastos de consumo levam a demanda agregada se deslocar para a direita.

30 Mudanças nos Impostos A magnitude do deslocamento da demanda agregada que decorre de uma variação nos impostos também é afetada pelos efeito multiplicador e deslocamento. O deslocamento também é determinado pela percepção das famílias sobre a duração da alteração nos impostos.

31 Em Favor de uma Política Ativa de Estabilização
O governo deveria evitar de ser a causa das flutuações econômicas. O governo deve reagir às alterações na economia privada de forma a estabilizar a demanda agregada.

32 Contra uma Política Ativa de Estabilização
Alguns economistas argumentam que políticas monetárias e fiscais podem desestabilizar a economia. Políticas monetárias e fiscais podem ocorrer com uma substancial defasagem. A economia pode lidar com suas flutuações de curto prazo por ela mesma.

33 Estabilizadores Automáticos
Estabilizadores automáticos são alterações da política fiscal que estimulam a demanda agregada quando a economia entra em recessão sem que os formuladores de políticas públicas tenham qualquer ação deliberada. São estabilizadores automáticos o sistema tributário e alguns programas de gastos do governo, tais como o seguro-desemprego.

34 Resumo Keynes propôs a teoria da preferência pela liquidez para explicar os determinantes da taxa de juros. De acordo com essa teoria, a taxa de juros se ajusta para equilibrar a oferta e demanda por moeda.

35 Resumo Um aumento no nível de preços aumenta a demanda por moeda e eleva a taxa de juros. Uma taxa de juros mais elevada reduz o investimento e, portanto, a quantidade demandada de bens e serviços. A curva com inclinação negativa expressa essa relação inversa entre nível de preços e quantidade demandada.

36 Resumo Formuladores de políticas podem influenciar sobre a demanda agregada recorrendo à política monetária. Um aumento na oferta de moeda desloca a curva de demanda agregada para a direita. Uma diminuição na oferta de moeda provoca um deslocamento da curva de demanda agregada para a esquerda.

37 Resumo Formuladores de políticas podem influenciar a demanda agregada por meio de políticas fiscais. Um aumento nas compras do governo ou um corte nos impostos desloca a curva de demanda agregada para a direita. Uma diminuição nas compras do governo ou um aumento nos impostos desloca a curva de demanda agregada para a esquerda.

38 Resumo Quando os governantes alteram os gastos ou impostos, o efeito resultante pode ser maior ou menor que a alteração nos impostos. O efeito multiplicador tende a ampliar os impactos de uma política fiscal na demanda agregada. O efeito deslocamento (crowding-out) tende a amortecer os efeitos da política fiscal na demanda agregada.

39 Resumo Como as políticas monetária e fiscal podem influir sobre a demanda agregada, o governo às vezes recorre a estes instrumentos na tentativa de estabilizar a economia. Os economistas discordam sobre o papel ativo do governo nesse sentido. Os defensores afirmam que, se o governo não responde as flutuações, elas podem ter efeitos indesejáveis. Críticos argumentam que as tentativas de estabilização podem acabar por desestabilizar a economia.


Carregar ppt "A Influência das Políticas Monetária e Fiscal Sobre a Demanda Agregada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google