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Prof. Ana Clara Ciências 7º ano

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Apresentação em tema: "Prof. Ana Clara Ciências 7º ano"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Ana Clara Ciências 7º ano
O passado terrestre Prof. Ana Clara Ciências 7º ano

2 Por que estudar o passado?
Quem estuda o passado? Como estudar o passado? Por que os seres vivos mudaram tanto? Como os seres vivos mudaram tanto?

3 Por que estudar o passado???!
Compreender as formações do planeta há milhões de anos; Identificar os seres vivos que viveram aqui; Reconhecer as transformações que estes seres vivos fizeram no planeta; Reconhecer formas de conservação da biodiversidade, para que as extinções ocorridas no passado não se repitam (na medida do possível...)

4 Quem estuda o passado? Geologia: do grego: Geo – Terra; Logia – estudo: estudo da Terra! Geólogos estudam as transformações ocorridas nas Terra (rochas, placas tectônicas, deriva continental) ocorridas há 4,5 bi de anos). Biologia: do grego: Bio – vida; Logia – estudo: estudo da vida! Biólogos estudam os seres vivos do planeta Terra, com suas diferentes formas e as relações entre eles. Paleontologia: do grego: Paleo – antigo; Logia – estudo: estudo do passado Paleontólogos estudam a Terra os seres vivos e do passado. Arqueologia: do grego: Arqué- princípio de tudo; Logia – estudo Arqueólogos estudam os seres humanos e seus ancestrais do passado.

5 Eras geológicas e os seres vivos existentes em cada uma delas!

6 Como estudar o passado???! Vestígios geológicos: transformações nas rochas, formação das placas tectônicas, nas geleiras, composição da Terra, etc.

7 Vestígios de seres vivos: restos de seres vivos ou evidências (marcas) de suas atividades biológicas deixados em diferentes tipos de rochas e locais do planeta, também chamados de fósseis!

8 Tipos de Fósseis Restos de seres vivos: restos dos seres que ficaram preservados em rochas; partes mais comuns: ossos, pelos, dentes, conchas, ovos, troncos, folhas.

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10 Às vezes são encontrados animais inteiros!

11 Vestígios: evidências indiretas de suas atividades; por exemplo, pegadas, túneis, urinas e fezes!

12 “O processo de fossilização”
Fossilização: o processo de formação dos fósseis! A

13 Por que os seres vivos mudaram tanto?
Transformações geológicas: mudança nas condições terrestres – solo, atmosfera, continentes, etc: alterações nos seres vivos que viviam nestes ambientes! Ex: preguiça – gigante (Eremotherium laurillardi) e preguiça atual (Bradypus variegatus)

14 “Tatus”: Gliptodonte e tatus atuais (bola, peba, canastra,...)

15 Ninguém estava lá para contar a história...
Dificuldade de encontrar fósseis bem conservados... Imaginar como o fóssil se formou, quais são as partes que faltam, como aquele organismo vivia...

16 Ficção, imaginação e emoção!

17 Como os seres vivos mudaram tanto?
Teorias que explicam: Jean – Baptiste Lamarck (lamarckismo): para sobreviverem os seres vivos vão mudando seus corpos; essas alterações são passadas de pai para filho; existe intencionalidade; lei do uso e desuso e lei dos caracteres adquiridos!

18 Charles Darwin e Alfred Russel Wallace (seleção natural): em uma população de determinado ser vivo existem seres com características diferentes; de acordo com as condições ambientais determinada característica vai sendo selecionada e os seres que sobrevivem pode chegar a se reproduzir e passar essa característica para as futuras gerações – SELEÇÃO NATURAL; não existe intencionalidade; ex: borboletas em Londres

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20 Será que estes desenhos estão corretos?

21 “árvores da vida”

22 Trabalhos – em grupo Grupo 1: Eras geológicas:
O que são; como estão divididas; imagens Grupo 2: Jean Baptiste Lamarck: Quem foi; qual sua principal teoria; imagens Grupo 3: Chales Darwin: Grupo 4: Alfred Russel Wallace: Na forma de cartaz: com título, referências bibliográficas (texto e imagens) e nome dos integrantes!


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