A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”? VOCÊ COSTUMA ORGANIZAR ATIVIDADES DIVERSIFICADAS EM SUA PRÁTICA DIÁRIA? COMO E QUANDO? ORGANIZAÇÃO DO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”? VOCÊ COSTUMA ORGANIZAR ATIVIDADES DIVERSIFICADAS EM SUA PRÁTICA DIÁRIA? COMO E QUANDO? ORGANIZAÇÃO DO."— Transcrição da apresentação:

1

2 O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”? VOCÊ COSTUMA ORGANIZAR ATIVIDADES DIVERSIFICADAS EM SUA PRÁTICA DIÁRIA? COMO E QUANDO? ORGANIZAÇÃO DO TEMPO DIDÁTICO Profª. Denise Tonello

3 Atividades Diversificadas

4 A escola é um espaço de ensino, aprendizagem e vivência de valores. Nela os indivíduos se socializam, brincam e experimentam a convivência com a diversidade humana.

5 Por meio de uma ação planejada e refletida do professor no dia-a-dia da sala de aula, a escola realiza seu maior objetivo: FAZER COM QUE OS ALUNOS APRENDAM E ADQUIRAM O DESEJO DE APRENDER CADA VEZ MAIS E COM AUTONOMIA. Atividades Diversificadas Profª. Denise Tonello

6 Para atingir esse objetivo, é preciso focar a prática pedagógica no desenvolvimento dos alunos, o que significa observá-los de perto, conhecê-los, compreender suas diferenças, demonstrar interesse genuíno por eles, conhecer suas dificuldades e incentivar suas potencialidades. Atividades Diversificadas Profª. Denise Tonello

7 Assim, você, educador, deve considerar que: O ambiente precisa ser organizado de acordo com o tipo de atividade realizada e com as necessidades que as crianças apresentam. Atividades Diversificadas Profª. Denise Tonello

8 Mais do que trecho de um relatório essa é uma ação educativa que visa à organização e a transmissão de atitudes e procedimentos. Além de a iniciativa servir para desenvolver uma competência essencial: a AUTONOMIA. Atividades Diversificadas Profª. Denise Tonello

9 Cantos de Atividades Diversificadas Objetivos Didáticos: (ou o que o professor espera que as crianças aprendam) Escolher com autonomia tendo suas decisões respeitadas e apoiadas pelos adultos. Realizar ações sozinhas ou com pouca ajuda do adulto e de outros parceiros. Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração, compartilhando suas vivências. Se relacionar com os outros, adultos e crianças, demonstrando suas necessidades, interesses, gostos e preferências. Atividades Diversificadas Profª. Denise Tonello

10 Atividades Diversificadas Cantos de Atividades Diversificadas Conteúdos: Participação em situações de brincadeiras e jogos nas quais pode escolher parceiros. Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço, quando isso for pertinente. Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo. FONTES DE PESQUISA: www.ibmcomunidade-kidsmart.com (para consultar RCNEI MEC, Parâmetros Curriculares, Manual da Formação KidSmart Brasil – 2002, Fórum de discussão e demais materiais de apoio a formação)www.ibmcomunidade-kidsmart.com www.institutoavisala.org.br (para consultar antigas edições da revista avisalá)www.institutoavisala.org.br

11 São várias as teorias, de educadores renomados, que embasam e justificam as vantagens da organização e realização de atividades diversificadas. Educadores, teorias e atividades diversificadas Para saber mais sobre a teoria de cada educador mencionado a seguir, consulte o Índice especial Grandes Pensadores da Revista Nova Escola http://antigo.revistaescola.abril.com.br/ed_anteriores_especiais/Esp_022.shtml

12 Henri Wallon Grupo social e a interção são indispensáveis para a aprendizagem da criança. Célestin Freinet Cantos diversificados e temáticos na sala de aula. Friedrich Froebel Criança aprende de acordo com seus interesses e por meio da atividade prática. Jean Piaget Conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz. Educadores, teorias e atividades diversificadas

13 Se planejadas e organizadas intencionalmente em consonância com todos estes objetivos, a organização de atividades diversificadas como parte da rotina diária, poderá possibilitar aos alunos: Atividades Diversificadas Profª. Denise Tonello

14 Atividades Diversificadas Prof. Denise Tonello

15 Atividades Diversificadas Prof. Denise Tonello

16 Atividades Diversificadas Profª. Denise Tonello

17 Atividades Diversificadas Prof. Denise Tonello

18 Atividades Diversificadas

19 Profª. Denise Tonello

20 Atividades Diversificadas

21

22 Uma proposta para organizar a sua sala de aula LEITURA ARTE JOGO MATEMÁTICA COM REGISTRO ESCRITA Profª. Denise Tonello

23 Atividades Diversificadas Profª. Denise Tonello

24 Prof. Denise Tonello Atividades Diversificadas

25 Prof. Denise Tonello Atividades Diversificadas Jogos – que garantam a autonomia, o respeito às regras, além de conhecimentos relacionados à determinada área do conhecimento (Matemática, Escrita ou Leitura, Arte, etc.).

26 Prof. Denise Tonello Atividades Diversificadas

27 Prof. Denise Tonello Atividades Diversificadas

28 Prof. Denise Tonello Atividades Diversificadas Estas realmente são apenas algumas sugestões! Não há uma rigidez na organização das atividades! Você pode ter duas atividades relacionadas à Matemática, ou escrita, ou duas de jogos – uma relacionada ao jogo e a outra, por exemplo, relacionada à soma dos pontos do jogo vivenciado no dia anterior. Mas o mais importante de tudo: lembre-se que este será um momento “especial” em você poderá dar uma atenção mais individualizada a um grupo bem menor de alunos, realizar interferências mais pontuais e acompanhar o que sabem e o que não sabem, atuando de maneira mais pontual e conhecendo de maneira mais consistente a cada um de seus alunos.


Carregar ppt "O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”? VOCÊ COSTUMA ORGANIZAR ATIVIDADES DIVERSIFICADAS EM SUA PRÁTICA DIÁRIA? COMO E QUANDO? ORGANIZAÇÃO DO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google