A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor."— Transcrição da apresentação:

1 A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor.
LIVROS POÉTICOS A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor. Salmos A excelência do Louvor Unidade II

2 Introdução Nesta unidade estudaremos o Livro dos louvores do povo de Deus no Velho Testamento. Estudaremos o Paralelismo, diversas classificações dos salmos, Teologia do Louvor, importância do saltério e diversos ensinos de Salmos.

3 Capítulo 1 – A estrutura Poética do Livro de Salmos
Salmos é um livro de louvores e orações, que sintetiza a História da Salvação de Deus para com Israel. Nele encontramos a mais alta expressão da poesia hebraica: o Paralelismo. 1.1- Espécies de Paralelismos São elas: Sinonímico, Antitético, Progressivo e Climático. 1.2- Procedimentos Poéticos Na poesia hebraica, há estrofe e estribilho (coro), que estão situados no interior da composição , e, por serem mais perceptíveis, ajudando-nos na identificação das estrofes das canções.

4 Capítulo 2 – Os Salmos do Rei
O Livro de Salmos, na Bíblia hebraica, recebe o nome de Sefer Tehilim, palavra que significa “O livro dos Louvores”. 2.1 – A influência de Davi no louvor dos Hebreus. Davi era pastor de ovelhas e sabia tocar muito bem a harpa, e era inventor de instrumentos. 2.2- Título dos Salmos Nos 150 salmos, há diversos títulos que mostram o caráter do Salmo a que esse título se refere. Alguns títulos: Mizmor, shir, Maskil, Tephillah, Miktan e Shiggayon .

5 Capítulo 2 – Os Salmos do Rei
2.3 – Gênero dos Salmos Este tema é o ponto central no estudo de Salmos. 2.3.1 – Os Salmos de Confiança. 2.3.2 – Os Salmos Sapienciais. 2.3.3 – Os Salmos Imprecatórios. 2.3.4 – Os Salmos de Agradecimento e de Súplica. 2.3.5 – Os Salmos Litúrgicos e de Procissão. 2.3.6 – Os Cânticos de Realeza e os Salmos Messiânicos. 2.3.7 – Os Salmos Circunstanciais.

6 Capítulo 3- O Louvor em Salmos
Esse livro pode ser considerado como um compêndio de Teologia do Louvor, pois nele encontramos os fundamentos e os objetivos da adoração . 3.1 – Os fundamentos, Objetivos e as Razões do Louvor O verdadeiro louvor deve exaltar as ações de Deus. Por isso, o salmista cantou ”Contarei todas as tuas maravilhas.”

7 Capítulo 3- O Louvor em Salmos
3.2 – A comunhão e a Fé no louvor Aprendemos que o louvor deve expressar nossa comunhão com Deus e nosso desejo em tê-lo mais perto de nós. 3.3 – A maneira de Louvar Maneira de louvar: com a própria vida, de todo o coração, com instrumentos e com danças.

8 Capítulo 3- O Louvor em Salmos
3.4 – A Geografia e o Tempo do Louvor Encontramos lugares onde o povo de Deus pode adorá-lo. Um desses lugares é o Templo. 3.5 – A Teologia do Louvor Salmos nos ensina que a adoração deve ter conteúdo teológico para que possa fortalecer a Fé e ensinar sobre Deus.

9 Capítulo 4 – O Divã para a alma
Este livro tem auxiliado milhões de cristãos, em todo o mundo, a superarem suas crises, pois ele apresenta como Deus ajudou os salmistas a superarem seus problemas espirituais, psicológicos,familiares e políticos. 4.1 – As Crises dos Salmistas A fé não anulará as crises, mas nos ajudará a aprender com as adversidades e nos fortalecerá no vale da angústia.

10 Capítulo 4 – O Divã para a alma
4.2 – A superação das crises O livro de Salmos também apresenta, a maneira como os salmistas superaram seus problemas e o aprendizado que eles obtiveram nos momentos de dificuldades. 4.2.1 – A Reedição da Memória 4.3 – O Artesão da Psique Deus tem seus métodos de tratar seus servos. Uma delas é o silêncio e a outra é a quietude. 4.4 – O bálsamo para os enfermos O salmista apresenta conselhos que auxiliarão os crentes a vencer as crises com a ajuda do artesão das emoções.

11 Capítulo 5 – O Ensino dos Salmos
Esse livro tem muito a nos ensinar sobre louvor, fé, Palavra, comunhão com Deus, cuidado divino e muitos outros temas . 5.1 – O Poder da Palavra O salmista desejava contagiar todos os servos de Deus com a Influência da Palavra. 5.2 – As riquezas da Comunhão com Deus Em sua angústia mais profunda, Asafe reagiu e assumiu seu mal diante de Deus.

12 Capítulo 5 – O Ensino dos Salmos
5.3 – A Ascensão da Vida Espiritual Os salmos denominados cânticos dos degraus eram cantados no templo, daí eles serem chamados, também, de salmos litúrgicos. 5.4 – O Valor do Arrependimento O livro dos salmos exalta o arrependimento e a confissão.

13 Capítulo 5 – O Ensino dos Salmos
5.5 – A exaltação da Inteligência Nos caminhos de Salmos encontramos a valorização que Deus dá à razão humana numa instrução que Ele deu a Davi em Sl 5.6 – A proclamação e o registro dos Milagres O salmista convida o povo de Deus a se lembrar das realizações do Todo-Poderoso.


Carregar ppt "A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google