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Gestão escolar: a construção de círculos virtuosos de ação a importância da reflexão ética e política para relações interpessoais no ambiente escolar,

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Apresentação em tema: "Gestão escolar: a construção de círculos virtuosos de ação a importância da reflexão ética e política para relações interpessoais no ambiente escolar,"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão escolar: a construção de círculos virtuosos de ação a importância da reflexão ética e política para relações interpessoais no ambiente escolar, ressaltando o aspecto afirmativo de uma gestão pautada na solidariedade, na participação e no diálogo entre os envolvidos nos processos de construção e execução das ações na escola.

2 aforismo do médico grego Hipócrates, século V a.c.: “A vida é breve; a arte, extensa; a ocasião, fugaz; a experiência, insegura; o juízo, difícil.”

3 Montaigne, filósofo renascentista do século XVI “O mais proveitoso e natural exercício de nosso espírito é, em minha opinião, a conversação.”

4 O que é específico da escola e não pode ser esquecido: - a sua finalidade - a formação, - a sua maneira de fazer- procedimentos pedagógicos, - as políticas educacionais que lhe dão suporte e o tratamento elas recebem no interior da escola; - os valores de seus agentes/seus autores.

5 educação hoje O que queremos dizer com globalização? O que queremos dizer com tendências pós- modernas? E com multiculturalismo? Com gestão democrática? Com participação cidadã? E com participação colegiada? Com autonomia da escola?

6 Motivos e motivação gestão escolar numa sociedade caracterizada pela globalização, pela burocracia (o sistema...), pelo individualismo, por problemas ambientais gravíssimos, pela lógica do dinheiro, pelas mais variadas formas violência mas também por anseios democráticos, por sonhos de uma vida digna, pela crença no desenvolvimento humano através de ações pautadas pela autonomia, solidariedade, liberdade e igualdade.

7 Delimitação do tema como gerir/administrar uma escola sem perder de vista os valores éticos e políticos exigidos numa sociedade republicano-democrática/cidadã?

8 I) Nossos ideais hoje e o que fazemos com eles Heranças iluministas: representação, indivíduo, racionalidade moderna, solidariedade, emancipação. Heranças do humanismo cívico: virtude cívica apoiada na noção de comunidade e participação dos cidadãos.

9 As deturpações contemporâneas desses ideais no esvaziamento do espaço público, das formas de participação coletivas. hiper valorização do individualismo redução de todas as nuanças sociais a problemas técnicos e burocráticos

10 Sociedade contemporânea Racionalidade instrumental Cidadão ‘sistêmico’ Juridificação Verticalização dependência

11 As escolhas da escola aos alunos basta que assimilem conhecimentos necessários para a eficiência no trabalho e para o convívio social protocolar. Ou não... aos professores basta que se comportem como transmissores de conhecimento e executores da burocracia educacional. Ou não... aos diretores basta que se comportem como gerenciadores da burocracia estabelecida pelos órgãos superiores. Ou não...

12 II) Horizontes éticos e políticos da escola Eixos para entender uma educação voltada para a cidadania Vida cívica virtude cívica Comunidade Cívica

13 Comunidade cívica Relações igualitárias Relações associativas Interesse comum x interesse pessoal Confiança Colaboração Participação reciprocidade

14 Virtudes cívicas honestidade, confiança, observância às regras estabelecidas coletivamente Solidariedade tolerância

15 confiança Elo que uni a sociedade Constância nos acordos e na palavra empenhada Fazer o que foi dito

16 Reflexão ética e práticas democráticas (deliberações coletivas) legitimam os objetivos e distribuem as responsabilidades.

17 A formação é decorrentes de nossas práticas!!!! Formação X instrução

18 III) A atuação do dirigente de escola Mediação entre todas as atividades do espaço escolar: - liderança, - ordenamento entre escola e poder público, - convencimento e engajamento, - tratamento dos aspectos pedagógicos, - articulação das demandas da comunidade escolar e da comunidade ampla.

19 Rotinas protocolares X Gestão pedagógica

20 Direção protocolar e círculos viciosos Nos círculos viciosos cada um tende - a explorar e a se sentir explorado, - a alienar e se sentir alienado, - a perseguir e se sentir perseguido, - a impedir a ação do outro e a se sentir impotente, - a frustrar e se sentir frustrado, - a desconfiar mais do outro e a agir por conta própria, - a contar com o controle externo (alguém que coloque ordem) e romper com o controle quando lhe parecer vantajoso.

21 Gestão cívica e círculos virtuosos A ação da direção é decisiva nesse processo. Através dela, via procedimentos que colaborem na mobilização da escola, é construída a rede de interação necessária para a ignição e manutenção dos processos participativos da comunidade cívica.

22 Procedimentos: DIÁLOGO, ESTRUTURAS FLEXÍVEIS E HORIZONTALIZADAS, AVALIAÇÃO CONSTANTE DOS RESULTADOS, CAPACIDADE DE INOVAÇÃO, REAPONSABILIZAÇÃO COLETIVA


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