A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA – PUC – RIO Water Deprivation.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA – PUC – RIO Water Deprivation."— Transcrição da apresentação:

1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA – PUC – RIO Water Deprivation Enhances Fear Conditioning to Contextual, but not Discrete, Conditional Stimuli in Rats Bruno De Oliveira Galvão Rio de Janeiro Abril de 2008

2 1.0 Introdução: -O hipocampo, além de exercer funções essenciais nos processos de memória, também participa do controle da alimentação, (Cambraia, 2004; Davidson & Jarrard, 1993) motivação para consumo de alimentos e aprendizagem contextual (Kim & Fanzelow, 1992; Phillips & Ledoux, 1992) -O controle da ingestão de alimento depende da habilidade dos animais em codificar e representar na memória, uma variedade de informações sobre suas experiências com os alimentos (Cambraia RP, 2004; Tracy AL, Leonard EJ, Davidson TL).

3 2.0 Sujeitos: - 32 ratos adultos machos (300-350g) do biotério da Universidade da Califórnia, LA. Todo o procedimento foi feito durante o ciclo de luz. - Os ratos normalmente são mantidos em condições de temperatura, luz, umidade controlada, água e comida ad libitum. 3.0 Aparato: - Uma primeira caixa de skinner utilizada tanto para condicionamento de medo ao som, quanto para condicionado de medo ao contexto e seu teste. - Uma segunda caixa de skinner utilizada para testar o medo condicionado ao som.

4 4.0 Hipótese: - Os autores propõem que a privação de água acelera o condicionamento contextual de medo modulando o ritmo teta e o potencial de longa duração, fazendo com que ratos privados tenham um processamento superior e uma codificação melhor do estímulo. -Caso a privação resulte no aumento seletivo do condicionamento de medo ao contexto, sugere-se que o efeito da privação possa estar mediado pelo hipocampo, através de um processo dependente. -Caso a privação de água resultar num efeito em ambos os modelos isto seria um indicativo de um efeito mais amplo, geral desta privação no aprendizado e memória.

5 5.1 Procedimento: - Antes do condicionamento, um grupo de ratos (privados n=16) foi posto numa dieta restrita consistindo de 1h de acesso/água por dia num período de 3 dias. -Um segundo grupo (não privados n=16) permaneceu com água ad libitum. -Os dois grupos foram manipulados diariamente durante o período da dieta.

6 5.2 Procedimento: -3 min após serem postos na primeira caixa de skinner um primeiro grupo de animais (privados e não privados) foi submetido a 1 choque (1s, 0.5mA) + 1 som (64s, 76dB, 2KHz) pareados. -3 min após serem postos na primeira caixa de skinner um segundo grupo de animais (privados e não privados) foi submetido a 3 choques (1s, 0.5mA) + 3 sons (64s, 76dB, 2KHz pareados, com intervalos de 94s entre choques. -30s após o choque final os dois grupos de ratos retornaram para suas gaiolas habitat e receberam água e comida ad libitum.

7 5.3 Procedimento: -24hs após o condicionamento ao som, os dois grupos de ratos foram postos na segunda caixa de skinner. 3 min após serem postos na caixa receberam um som idêntico ao utilizado durante o condicionamento. -24hs após o teste de medo condicionado ao som, os ratos retornaram a primeira caixa para testar o medo condicionado ao contexto. -Os comportamentos de congelamento ao som foram quantificado durante a manifestação de cada som (64s), enquanto ao contexto foram quantificados por 8 min.

8 Porcentagem de congelamento dos ratos privados e não privados com medo condicionado ao som Porcentagem de congelamento dos ratos privados e não privados com medo condicionado ao contexto 6.1 Resultados:

9 Porcentagem de congelamento ao contexto de ratos privados e não privados recebendo 3 choques no dia do condicionamento Porcentagem de congelamento ao som de ratos privados e não privados recebendo 3 choques no dia do condicionamento 6.2 Resultados:

10 7.1 Conclusão: -Os dados apresentados revelam que a privação aumenta o condicionamento de medo ao contexto mas não ao som. -Verificou-se que a privação não modulou a força de associação dos estímulos (EC, contexto e som;EI, choque) presumivelmente formados na amígdala. -Os resultados mostraram evidências do papel direto do hipocampo no aumento do medo ao contexto via privação de água.

11 Obrigado


Carregar ppt "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA – PUC – RIO Water Deprivation."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google